Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$

Colunistas / Repórter Diário

REPÓRTER DIÁRIO

Thiago Araújo, Cássio Andrade ou Celso Sabino? Afinal quem vai ser o apadrinhado de Zenaldo? leia o RD!

terça-feira, 25/08/2020, 09:51 - Atualizado em 25/08/2020, 09:51 - Autor: Repórter Diário


O que é notícia no Pará está no Repórter Diário
O que é notícia no Pará está no Repórter Diário | Reprodução

O RD antecipou o desfecho há nove dias. O presidente da Câmara Municipal, Mauro Freitas, jogou a toalha. Após anos de bajulação incondicional, ele deu por perdida a batalha para ser escolhido candidato à sucessão do pior prefeito de todos os tempos. Rendeu-se às evidências e anunciou oficialmente ontem a intenção de conformar-se em buscar uma dificílima reeleição pelo PSDB, para onde se bandeou há um ano. Freitas viu que Zenaldo vai priorizar Tiago Araújo, que também não tem votos, mas é herdeiro de um antigo cacique tucano.

CONSULTA

Bate-paus do prefeito especulam que Araújo será o escolhido mesmo tendo sido derrotado na consulta que Zenaldo fez junto a vereadores aliados. No escrutínio, o praiano Cássio Andrade venceu por 5 a 4. Entre os partidos deu empate, com abstenção do DEM, mas o prefeito insiste com o filho de Zeca Araújo. Bufando, Cássio avisou que vai disputar a eleição como candidato do PSB. Já Celso Sabino diz ter vaga garantida pelo Solidariedade, sigla que controla.

PRÉ-CANDIDATO

Em nota, após ser avisado da opção de Zenaldo por Tiago, Cássio Andrade comunicou formalmente que não vai desistir da eleição. “Sempre pratiquei a boa política, com coragem, absoluta retidão e lealdade, em todos os momentos da minha vida. Todos os projetos políticos que eu tive a iniciativa, ou participei como aliado de primeira hora, sempre foram construídos com muito diálogo, transparência e espírito democrático”. O deputado federal diz que sua pré-candidatura é para valer e que vai dialogar com outros partidos sobre projetos para a cidade. Já o deputado Vitor Dias também entrou na disputa e se lançou ontem pré-candidato à Prefeitura pelo partido de Zenaldo, o PSDB.

LANÇAMENTO

Outro partido do segmento de esquerda definiu pré-candidaturas no fim de semana. O PSTU confirmou que não integrará a frente ampla liderada pelo PSOL e decidiu lançar o ex-vereador Cleber Rabelo para concorrer à Prefeitura de Belém, pela terceira vez. Seu Alex foi anunciado como pré-candidato a vice. O partido definiu a professora Benedita do Amaral como pré-candidata à vereadora da legenda. Rabelo tem 47 anos, é operário da construção civil desde 1998 e diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil. Foi vereador de Belém de 2012 a 2015.

PUBLICIDADE

O Ministério Público Eleitoral enviou dois pareceres ao Tribunal Regional Eleitoral tratando das limitações da publicidade institucional e da participação de candidatos em eventos na internet no período eleitoral, em resposta a consultas feitas pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Nas manifestações, o procurador eleitoral Felipe Moura Palha se posicionou a favor da continuidade da publicidade institucional sobre a pandemia e também para permitir a divulgação de produtos audiovisuais com a participação de políticos exclusivamente pela internet.

LEILÃO

O Detran vai leiloar, no dia 31 de agosto, 406 veículos que se encontram no parque de retenção em Belém e nos municípios de Santarém, Marabá, Parauapebas e Itaituba. Os carros e motos que estarão disponíveis para lances foram apreendidos, recolhidos ou removidos em fiscalizações. Os veículos são divididos em lotes de sucatas e lotes de conservados. Os leilões serão todos realizados em Belém e na modalidade on-line, em áudio e vídeo. Os interessados podem participar através de login e senha obtidos por cadastramento prévio de até 48 horas do horário do leilão.

LINHA DIRETA

O Governo do Pará, por meio da Secult, deu mais um passo importante para a recuperação do Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari. O projeto arquitetônico foi mostrado para a comunidade, na sexta-feira (21), junto com o cronograma de obras, orçamento, termo de referência e prazo de entrega.

A deputada Renilce Nicodemos (MDB), presidente da Comissão de Obras da Alepa, participou da fiscalização das obras do Programa Asfalto Por Todo Pará, em Icoaraci, junto com o governador Helder Barbalho. Em Belém serão 100 km de asfalto, distribuídos pelos bairros e nos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro.

Após o sucesso das campanhas “Juntos Vamos Superar esse Desafio” e “Com Cuidado Se Constrói”, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado (Sinduscon-PA) lançou a ação Juntos por mais Empregos. O projeto tem a parceria do IEL, Senai e Sesi, com o apoio da Fiepa.

A campanha será realizada em 25 canteiros de obras, atendendo diretamente 900 trabalhadores, podendo alcançar 1.500. O objetivo é garantir mais oportunidades ao trabalhador, gerando melhoria no ambiente de trabalho e apoio às associadas na admissão de novos colaboradores.

O Parque Zoobotânico Vale pode ter seus recintos, áreas de animais e botânica visitados virtualmente. O tour virtual está disponível no vale.com/pzv. O parque segue fechado para visitas presenciais, contribuindo com as medidas preventivas para conter a covid-19.

Por iniciativa da Câmara de Belém e sanção do prefeito de Belém, a antiga rua da Yamada, no bairro do Bengui, passa a se chamar oficialmente rua Padre Bruno Sechi, em homenagem ao saudoso fundador da República do Pequeno Vendedor (Emaús).

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS