plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Governo e Defensoria assinam PL para ampliar validade de concursos do Pará

Causou surpresa a absolvição de Zenaldo Coutinho (PSDB), pelo pleno do TRE, mesmo depois de duas condenações e provas contundentes reunidas na campanha de 2016. Aliado a isso, há a gestão desastrosa em mais de sete anos de mandato, como o desamor pela cid

Imagem ilustrativa da notícia Governo e Defensoria assinam PL para ampliar validade de concursos do Pará camera Divulgação

Causou surpresa a absolvição de Zenaldo Coutinho (PSDB), pelo pleno do TRE, mesmo depois de duas condenações e provas contundentes reunidas na campanha de 2016. Aliado a isso, há a gestão desastrosa em mais de sete anos de mandato, como o desamor pela cidade e a má aplicação de recursos públicos – principalmente durante a pandemia do novo coronavírus. O quadro é tão grave que as pessoas já esperam que o próximo prefeito assuma logo, a fim de libertar a cidade de tamanho abandono, com falta de saneamento e ruas emporcalhadas.

QUARENTENA

Por tudo isso, a decisão da corte eleitoral causou espanto e críticas, inclusive no meio político, pois soa como a aprovação tácita a um dos piores prefeitos da história de Belém. Segundo a deputada Marinor Brito (PSOL), a absolvição do TRE avaliza um gestor que está no fim do segundo mandato sem prestar contas de absolutamente nada. Na prática, são quase oito anos em quarentena. “Nosso consolo é que sua gestão trágica para o povo de Belém está no fim. Zenaldo vai sair pela porta dos fundos como pior prefeito que Belém já teve”, afirmou.

DEFENSORIA

O defensor público geral João Paulo Lédo assinou, em conjunto com o governador do estado, Helder Barbalho, o projeto de lei que visa ampliar o prazo de validade até 2022 dos concursos públicos no âmbito estadual – homologados até março de 2020. Com a prorrogação do prazo será possível o chamamento de 11 aprovados no concurso público da Defensoria Pública do Estado, realizado em 2015. João Paulo Lédo tem previsão de nomear cinco ainda neste ano e o restante em 2021, caso o projeto de lei seja aprovado pela Alepa.

LANÇAMENTO

O diretório do PSL em Belém realizou encontro para elaboração do programa de governo da pré-candidata à Prefeitura Rose Costa e tratar dos preparativos para o lançamento da candidatura própria do partido, concorrendo pela primeira vez em eleições municipais. Segundo a pré-candidata, o objetivo é dar uma opção de voto justo para a população. Durante o encontro, que contou com várias lideranças municipais do partido, foram apresentados projetos que se baseiam na defesa que o PSL faz de valores como família e combate à corrupção.

ANEURISMAS

O Hospital Ophir Loyola participa de um estudo multicêntrico brasileiro que pretende viabilizar a inserção de tecnologia alemã no tratamento dos aneurismas cerebrais no país. O estudo, coordenado pelo Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, visa comprovar os benefícios dos Stents moduladores de fluxo P64 e P48, já aprovados para uso em países europeus e nos Estados Unidos, por equipes de neurorradiologia intervencionista. Um aneurisma cerebral é caracterizado pela dilatação da parede de uma artéria que irriga o cérebro.

PRESTÍGIO

Durante a pesquisa, prevista para um ano e seis meses de duração, 200 pacientes diagnosticados com aneurismas cerebrais em oitos instituições brasileiras serão operados e farão uso do P64 e P48, ainda não disponíveis no mercado brasileiro. O estudo selecionou o Ophir Loyola por representar o maior serviço de neurorradiologia do Pará e também por ser o único credenciado pelo SUS, além de ter participado de outros estudos na área do Acidente Vascular Cerebral.

LINHA DIRETA

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), entrega hoje, às 10h, a segunda etapa das obras de revitalização do Memorial da Cabanagem, localizado no Complexo Viário do Entroncamento. Na ocasião será lançada a exposição “Memória Cabana”.

Haverá também o lançamento de uma intervenção artística sobre as criptas do Memorial, com os nomes de 1.953 cabanos participantes do levante popular. Desde que passou a ser responsabilidade do Estado, em 2019, o Memorial já recebeu limpeza, paisagismo e novo projeto de iluminação.

Em encontro promovido na terça-feira, 18, as executivas estadual e municipal do Partido Progressista (PP) bateram martelo e lançaram o nome de Jefferson Lima como pré-candidato a prefeito de Belém nas eleições municipais deste ano.

A renúncia em caráter irrevogável do vereador Nivan Noronha do cargo de líder do governo Pedro Coelho na Câmara de Castanhal foi o gesto que faltava para o DEM desembarcar da base aliada. Falta sacramentar a saída com a entrega dos cargos que o partido ocupa na administração, da cota do deputado federal Hélio Leite.

Segundo se comenta nos bastidores políticos de Castanhal, Hélio Leite pretendia impor que a vaga de candidato a vice na chapa de Pedro Coelho à reeleição pertencesse aos democratas. Após confabulações, essa ideia não prosperou. E, com a renúncia de Noronha, o fim da parceria de três anos parece sacramentado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias