plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Parcelamento de impostos, cancelamento de círio e homenagens a advogado; leia o RD!

Um requerimento do vereador tucano Moa Moraes foi aprovado por unanimidade, ontem, na reabertura das sessões presenciais da Câmara Municipal. Moa solicita ao prefeito de Belém um estudo que permita parcelamento diferenciado de IPTU para escolas, arenas

Imagem ilustrativa da notícia Parcelamento de impostos, cancelamento de círio e homenagens
a advogado; leia o RD! camera A coluna de todos os dias do Diário do Pará | Reprodução

Um requerimento do vereador tucano Moa Moraes foi aprovado por unanimidade, ontem, na reabertura das sessões presenciais da Câmara Municipal. Moa solicita ao prefeito de Belém um estudo que permita parcelamento diferenciado de IPTU para escolas, arenas esportivas e casas de shows. Aproveita e pede que o Estado abra uma linha de crédito, a fim de reerguer financeiramente os empresários desses segmentos. Segundo o parlamentar, “se isso não for feito, a classe empresarial vai entrar em crise profunda e será muito mais complicado se recuperar”.

COMÉRCIO

Nada a opor em relação ao pedido de ajuda a setores que foram muito impactados pela crise decorrente da pandemia, mas deveria partir da Câmara de Vereadores um esforço para ajudar a população mais carente e colaborar com os empreendedores mais modestos, como lojistas de bairros e pequenos comerciantes, que respondem por boa parte da oferta de empregos. Pior ainda é a participação, endossando o requerimento, de vereadores que também são donos de escolas, o que configura o ato sempre reprovável de legislar em causa própria.

CANCELAMENTO

A Paróquia de Vigia de Nazaré, após reunir com as autoridades municipais, decidiu cancelar o tradicional Círio de Nossa Senhora das Neves (previsto para 5 de agosto) e o Círio 323. De início, havia a proposta de fazer a procissão em formato de carreata, mas as comissões que atuam no combate à covid-19 no município entenderam que com o aumento de casos da doença no município seria inviável a realização das festividades. A proposta aceita foi aumentar o número de missas. Serão cinco celebrações na igreja de Nossa Senhora das Neves e seis no dia do Círio 323.

HOMENAGEM

O advogado Egídio Machado Salles Filho, que morreu no domingo (2), receberá homenagem da OAB-PA e da Escola Superior de Advocacia. O “Mês da Advocacia” levará o nome dele, que foi um mestre de várias gerações de advogadas e advogados paraenses. A programação iniciará com uma temática bem conhecida e cultivada pelo homenageado. Hoje, a partir de 16h, diretores seccionais e autoridades debaterão a necessidade de a advocacia continuar a defender os direitos humanos, assim como Egidinho fez ao longo de sua trajetória como jurista e professor.

EDUCAÇÃO

O governo do Estado entrega hoje as obras de reforma e ampliação da escola de ensino fundamental e médio Instituto Bom Pastor, em Ananindeua. A unidade foi reestruturada para melhor atender os 1.014 mil alunos e profissionais da educação que ali atuam. Fundada em março de 1953 pela Irmã Aldery Damasceno, a escola passa a contar com quadra coberta, 18 salas de aula, almoxarifado, sala de leitura, área para guardar material de educação física, sala dos professores e de informática, depósito e um bem equipado laboratório de química e biologia.

PARTILHA

A Vale está lançando o Programa Partilhar, que vai fomentar o desenvolvimento social das comunidades onde atua em parceria com sua cadeia de suprimentos. Com metodologia inovadora, o programa vai identificar os fornecedores com maior contribuição socioeconômica para cada região, dando prioridade nos processos de contratação. Além disso, oferecerá um cardápio de incentivos voltado à capacitação e aumento da competitividade dessas empresas. O Partilhar conta com a participação de diferentes áreas da empresa e será implantado de forma gradativa.

LINHA DIRETA

A Justiça Federal julgou até o último sábado (1) 84.669 processos, dos quais 80.112 em 72 dias úteis, desde que iniciou o plantão extraordinário decretado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região como parte das medidas de prevenção à covid-19.

As movimentações feitas por serventuários chegam a 907.093 no período, referentes tanto à sede em Belém como nas subseções judiciárias que funcionam nos municípios de Santarém e Marabá, além das varas únicas de Altamira, Castanhal, Redenção, Paragominas, Tucuruí e Itaituba.

O presidente da Associação Comercial do Pará, Clóvis Carneiro, foi empossado ontem, às 18h, como novo cônsul honorário da Bélgica no Estado. A solenidade foi conduzida pelo embaixador da Bélgica, Patrick Herman, durante reunião virtual do conselho diretor da ACP.

Mais 200 pessoas estão aptas a receber o auxílio financeiro concedido pelo Programa Recomeçar, para que reconstruam casas que foram atingidas por alagamentos em Belém. A lista pode ser acessada no site do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria de Defesa Civil.

Comunicador muito popular no rádio paraense dos anos 60 e 70, morreu ontem o ex-deputado José Guilherme. Ele trabalhou na Rádio Clube do Pará e em outras emissoras de Belém. Nos últimos anos, produzia um programa sobre a filosofia espírita.

O Fundo de Assistência Social da PM tem contribuído para ajudar os membros da corporação durante a pandemia. Nos primeiros meses da gestão do coronel Moisés Costa, foram entregues 366 kits de fraldas, 1.215 atendimentos de farmácia, 1.102 cadeiras de rodas e 2.158 hospedagens.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias