plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Parecer do TSE vai esclarecer se Úrsula Vida será candidata; leia no RD de hoje!

A dúvida sobre a viabilidade ou não da candidatura de Úrsula Vidal será esclarecida por parecer oficial do TSE, após consulta feita ontem. Pré-candidata à Prefeitura de Belém, entre os favoritos na disputa, a secretária de Cultura aguardou no cargo a apro

Imagem ilustrativa da notícia Parecer do TSE vai esclarecer se Úrsula Vida será candidata; leia no RD de hoje! camera Mais detalhes no Repórter Diário | Reprodução

A dúvida sobre a viabilidade ou não da candidatura de Úrsula Vidal será esclarecida por parecer oficial do TSE, após consulta feita ontem. Pré-candidata à Prefeitura de Belém, entre os favoritos na disputa, a secretária de Cultura aguardou no cargo a aprovação da Emenda Constitucional 107/2020, que adiou o pleito para 15 e 29 de novembro (1º e 2º turno). Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura, Úrsula optou por não se desincompatibilizar do cargo para trabalhar pela aprovação da Lei Aldir Blanc, que garante renda emergencial para profissionais de arte e cultura.

IMPEDIMENTO

O vereador Dr. Chiquinho (PSOL) tem sido sistematicamente impedido de falar sobre o desgoverno imposto a Belém pelo prefeito tucano durante as sessões da Câmara de Belém. Autor de representações contra Zenaldo Coutinho no Ministério Público de Contas e também no Ministério Público do Estado devido à compra superfaturada de respiradores, o psolista denuncia que, ontem, a situação chegou às raias do absurdo e do desrespeito ao regimento do Legislativo municipal: ele teve a conexão de internet derrubada de propósito pelo presidente da Casa, Mauro Freitas, quando abordava os escândalos da gestão municipal tucana.

EXCLUSÃO

Dr. Chiquinho tentava falar sobre o assunto, de interesse geral para a população da capital, quando a conexão caiu. Antes, porém, ouviu alguém repetir a ordem “tira ele da sessão!”. O vereador tentou retornar ao ambiente virtual, mas o acesso não foi autorizado pelo “anfitrião” e autointitulado “dono” da Câmara, o conhecido Mauro Gasolina, acólito juramentado do pior prefeito de todos os tempos. A participação on-line nas sessões foi permitida aos vereadores com mais de 60 anos, caso de Chiquinho. O vereador estuda medidas jurídicas para garantir o pleno exercício do mandato para o qual foi eleito.

ITAITUBA

O governador Helder Barbalho entrega hoje o Hospital Regional do Tapajós (HRT) Teófilo Olegário Furtado à população de Itaituba. Projetado para ofertar atendimento de alta complexidade, a unidade funcionará inicialmente como referência para pacientes confirmados ou com suspeita de covid-19. O hospital oferecerá serviços de urgência e emergência de natureza clínica e cirúrgica nas áreas pediátrica e obstétrica. Com área construída de 16.290 metros quadrados, a unidade conta com 164 leitos e tem capacidade para atender 250 mil pessoas de Itaituba e região.

BARRACAS

Depois de analisar (a sério) uma proposta de lei seca, o prefeito tucano irrompeu ontem em outra live sem pé nem cabeça para anunciar a reabertura de barracas em todas as praias e ilhas da capital paraense. Um decreto com a liberação ficou de ser publicado ainda ontem. De acordo com o gestor, a decisão foi tomada após uma reunião com profissionais da Saúde, e definiu que as barracas de Outeiro, Cotijuba e Combu serão reabertas, bem como a de Mosqueiro, que já havia sido liberada.

AULAS

Para completar o showzinho na internet, Zenaldo informou que as aulas presenciais na rede de ensino municipal reiniciam no dia 1º de setembro. Tipo da promessa que, como tantas outras, ele não pode cumprir. Os sindicatos e associações de professores são contrários à retomada das aulas sem que as escolas estejam devidamente estruturadas e seguras para receber os 70 mil alunos da rede municipal. Citou “estudos” aleatoriamente, sem mencionar fonte ou origem para justificar a ideia de reabrir as salas de aula.

LINHA DIRETA

O PDT, em reunião do Diretório Municipal de Belém, decidiu ontem apoiar a pré-candidatura de Edmilson Rodrigues (PSOL) a prefeito de Belém. A legenda se soma ao PT, Rede, UP e PCB que já formalizaram apoio ao psolista. Segundo Edmilson, há um diálogo em marcha com o PCdoB.

O Movimento Enactus Brasil, evento virtual que será realizado entre 14 e 16 de julho, terá a presença de CEOs de grandes empresas e acadêmicos de todo o país. O estudante de Jornalismo Orlando Haber está entre os 10 destaques no Prêmio Universitário e é o único representante da UFPA e do Norte na competição.

O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação ao Incra para que a superintendência do instituto no oeste do Pará retifique o Cadastro Ambiental Rural (CAR) coletivo do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Paraíso, em Alenquer, no Baixo Amazonas.

Criado em 2005, o PDS Paraíso teve área retificada em 2018, mas sem a alteração correspondente no CAR. Inquérito civil e criminal identificou a emissão de CAR individual no assentamento por pessoas que não integram a relação de beneficiários do Incra, fazendo ocupações indevidas e danos ambientais graves.

Foi aprovado ontem, por unanimidade de votos, na Câmara Municipal de Belém, o projeto de lei do vereador Pablo Farah, do PL, que homenageia o poeta Ruy Paranatinga Barata em seu centenário de nascimento. O projeto segue agora para a sanção do prefeito.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias