plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Tucanos sem nome para eleição e reunião com Mourão em Belém; leia o RD!

Movimentações, ensaios e meneios próprios da insegurança que reina nos arraiais tucanos agitam os bastidores da sucessão municipal. Até Márcio Miranda, derrotado nas urnas em 2018, foi especulado como opção do DEM para encarar a eleição, embora se mantenh

Imagem ilustrativa da notícia Tucanos sem nome para eleição e reunião com Mourão em Belém; leia o RD! camera Veja mais no Repórter Diário de hoje | Reprodução

Movimentações, ensaios e meneios próprios da insegurança que reina nos arraiais tucanos agitam os bastidores da sucessão municipal. Até Márcio Miranda, derrotado nas urnas em 2018, foi especulado como opção do DEM para encarar a eleição, embora se mantenha em silêncio. Outro que se lançou foi Cássio Andrade (PSB). Ontem, veio à tona um nome que já circulava anteriormente: Thiago Araújo (Cidadania), cuja carreira depende dos poderes nada republicanos do pai, lançou o nome de Simão Jatene. Como o ex-governador está fora da disputa, oferece-se como alternativa.

DESAGREGADOR

O trio vai se engalfinhar com o infatigável Mauro Gasolina Freitas, presidente da Câmara Municipal e cúmplice do prefeito na montoeira de medidas impopulares aprovadas na Casa. Aos mais próximos, Zenaldo tem externado dúvidas crescentes, reclamando da falta de densidade eleitoral do naipe de pré-candidatos disponíveis. Não admite, porém, nem por sonho, considerar a hipótese de cacifar Simão Jatene, a quem detona abertamente como preguiçoso e desagregador. O fato é que as indefinições refletem o esgarçamento do PSDB após a vitória de Helder em 2018.

BALANÇO

Será entregue oficialmente amanhã, às 09h, ao TCE, o Balanço Geral do Estado de 2019, com os resultados alcançados no exercício. O documento será analisado e receberá parecer prévio para ser encaminhado, depois, à Assembleia Legislativa. O governador Helder Barbalho entregará o documento ao conselheiro Odilon Teixeira, presidente do TCE. As informações são extraídas do Sistema Integrado de Administração Financeira para os Estados e Municípios (Siafem) e contemplam dados contábeis consolidados de todos os poderes e órgãos da administração estadual.

DESEMBARGO

Em solenidade realizada ontem pela manhã, tomou posse no desembargo do TJPA a magistrada Eva do Amaral Coelho. A cerimônia ocorreu no plenário do tribunal, com a presença dos integrantes do Conselho da Magistratura, presidido pelo desembargador Leonardo de Noronha Tavares. Autoridades, como o governador Helder Barbalho, acompanharam a solenidade via on-line. A magistrada chega ao desembargo após quase 35 anos de carreira. Na posse, ela foi saudada pela desembargadora Rosi Gomes de Farias e recebeu a comenda da Ordem do Mérito Judiciário.

TELESAÚDE

Um trabalho científico conduzido por grupos de pesquisadores do Centro de Telemedicina e Telesaúde da Ufam, Faculdade de Odontologia da UFPA e Serviço de Telesaúde da Itália definiu um protocolo para doenças de pele e de mucosa oral em populações isoladas da Amazônia, demonstrando a grande importância da utilização da telesaúde na medicina moderna. O trabalho foi publicado na Diversity and Equality in Health and Care. Na UFPA, o trabalho teve a coordenação da equipe do professor Erick Nelo Pedreira, da Faculdade de Odontologia.

IMUNIDADE

A taxa de imunidade da população de Santarém ao novo coronavírus aumentou de 10,8% para 17,9% em duas semanas. Este é o resultado da terceira fase do estudo coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas – Epicovid19-BR. Em relação ao total de habitantes, o número de pessoas imunes pulou de 32.832 para 54.416 habitantes, entre a segunda e a terceira fases da pesquisa. A terceira fase foi realizada em 133 cidades do país, de 21 a 24 de junho. Em Santarém, foram feitas 250 entrevistas.

LINHA DIRETA

Para cumprir agenda relacionada ao Conselho Nacional da Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão desembarcou ontem à noite em Belém. Ele foi recebido, em Val-de-Cans, pelo governador Helder Barbalho. A reunião de hoje discutirá pautas relacionadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia

Maior produtor de cacau do país, o Pará tem previsão de produzir neste ano 145 mil toneladas, com área cultivada de 149.918 hectares. Em 2019, a área cultivada foi de 146.918 hectares e a produção de 133.489 mil toneladas de amêndoas, o que representa 52% da produção nacional.

A cadeia produtiva do cacau tem forte importância social gerando 60.980 empregos diretos e 243.920 indiretos. O Pará tem hoje, segundo a Ceplac, sete plantas industriais e a primeira Escola-Indústria Senar “Chocolate da Amêndoa à Barra” do Brasil.

O Hospital Ophir Loyola abriu processo seletivo simplificado (PSS) para contratação temporária de profissionais, com previsão de 112 vagas, nos níveis superior, médio, técnico e fundamental. Regido pelo edital n° 05/2020 - HOL, o PSS será dividido por fases para todos os níveis.

No Brasil, negros e mulheres pobres pagam mais impostos. Hoje, às 19h, o canal “Você acha Justo?”, no YouTube, vai promover live para discutir o tema com a participação do presidente do Sindifisco/Pará e da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Charles Alcantara.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias