Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$

Colunistas / Repórter Diário

REPÓRTER DIÁRIO

Vai ter Círio! Presencial ou virtual, mas vai; veja os destaques do RD de hoje 

quarta-feira, 24/06/2020, 10:28 - Atualizado em 24/06/2020, 10:28 - Autor: Repórter Diário


Leia mais na coluna do Diário do Pará
Leia mais na coluna do Diário do Pará | DOL

Pessoas ligadas à Diretoria da Festa de Nazaré divulgam a informação de que o Círio vai acontecer neste ano, de qualquer maneira. Seja presencialmente, com o povo na rua e a corda em torno da berlinda, tese improvável no atual cenário de risco de contaminação pela covid-19, ou num formato inédito, com as pessoas em suas casas e a celebração sendo transmitida pela internet e TV. A simples hipótese de que a procissão possa ocorrer como reza a tradição, sem que exista uma vacina para deter a pandemia, já assusta. É improvável que a cúpula da Igreja em Belém aprove tal ideia.

VIRTUAL

Resta a alternativa da transmissão virtual, com imagens de uma carreata com a imagem da padroeira percorrendo o trajeto do Círio. Discussões têm sido feitas para ver a melhor forma de romper a tradição histórica e permitir que a devoção seja cumprida, com as pessoas em casa, a salvo do novo coronavírus. Apesar da resistência ao cancelamento da romaria de rua, evolui a tese de um evento transmitido pelas plataformas digitais. O problema é a ansiedade da população católica, que aguarda uma definição quanto ao maior evento de fé religiosa do país.

INDIFERENÇA

Chama a atenção de muitos o total desinteresse da TV Liberal em noticiar as seguidas alterações que a Prefeitura de Belém, leia-se Zenaldo Coutinho, tem feito nas publicações de contratos no Portal da Transparência do município, após graves denúncias de mau uso do dinheiro e de superfaturamento em compras de materiais e equipamentos com as verbas destinadas ao combate à covid-19 em Belém. Não precisa nem se falar do tratamento dado aos adversários políticos do prefeito.

TREMEDEIRA

A operação realizada anteontem pela Auditoria Geral do Estado na Sejudh deixou bastante incomodado o estafe da Polícia Militar que serviu na Susipe ao longo do governo de Simão Jatene. Temem que o auditor geral Giusepp Mendes descubra ilegalidade nos contratos de fornecimento de quentinhas no período que vai de 2015 a 2018 quando coronéis da corporação se revezavam na gestão do órgão. O temor maior é que as possíveis irregularidades sejam encaminhadas à Promotoria Militar. Haja Lexotan!

RESTAURANTES

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado realizou ontem à noite mais uma reunião sobre a liberação dos estabelecimentos de alimentação fora do lar. Conforme ficou definido, a PMB anunciará hoje a data de reabertura. A partir do que foi acordado, os estabelecimentos de alimentação deverão funcionar somente com cardápio à la carte, sendo proibidos, por ora, os sistemas de rodízio e self-service. Também haverá redução da capacidade e distanciamento mínimo entre as mesas. O SHRBS-PA vai aguardar o anúncio para se manifestar a respeito.

ÁGUA

Mais de 30% da nova rede de água de Belém já foi implantada pela Cosanpa. Isso representa 65 quilômetros de nova tubulação em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), que irá substituir a rede de cimento amianto. A obra, que tem 18 frentes de trabalho, é realizada pelo método não-destrutivo, com máquinas perfuratrizes, georadar e equipamentos de navegação de última geração. Após a conclusão, as áreas escavadas serão devidamente refeitas com asfalto. A atualização do cadastro de consumidores e análise de perfil de consumo completam o serviço.

LINHA DIRETA

Um novo artigo de autores brasileiros, publicado na revista “Land Use Policy”, mapeia a grilagem em florestas públicas não-destinadas na Amazônia. Dos 49,8 milhões de hectares sob responsabilidade do governo, 11,6 milhões de hectares foram declarados irregularmente como imóveis rurais, de uso particular.

O impacto da grilagem se traduz facilmente em desmatamento. Nessas áreas, os pesquisadores identificaram 2,6 milhões de hectares derrubados até 2018, uma área do tamanho de Sergipe. Tal destruição gerou a emissão de 1,2 bilhão de toneladas de CO2, o principal gás do efeito estufa.

Alunos da Uepa estão nas ruas para a realização de testes rápidos da covid-19. Ao todo, serão feitos, a partir desta semana, 27 mil testes em oito regiões do Estado, cujo objetivo é fornecer informações sobre quem já foi infectado, quem está imunizado, quem tem sintomas ou é assintomático.

As pessoas abordadas pelos universitários devem conferir a identificação dos alunos da Uepa, que estarão usando os equipamentos de segurança necessários à realização dos testes. O resultado do trabalho será base para decisões das autoridades estaduais de saúde no combate à doença.

Após três meses de quarentena, o Conselho Regional de Odontologia do Pará volta a funcionar presencialmente a partir de 1 de julho. O órgão conta com nova diretoria, instituída pelo Conselho Federal, formada por Carla Hermes (presidente), Marcelo Folha (secretário) e Sonia Mendonça (tesoureira).

A Organização Social BioTec-Amazônia faz reuniões para atrair planos e projetos de investidores e empresas do sudeste no Estado. Em dezembro, em S. Paulo, foi apresentado a Rubens Naves Jr., presidente do Conselho de Apoiadores da OS, projeto para o uso sustentável da biodiversidade amazônica.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS