plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

A pirotecnia da operação da PF no Pará é destaque do RD; acompanhe!

A suspeita de uma operação com fins políticos, levantada por especialistas em gestão pública e analistas, cercou a pirotécnica ação da Polícia Federal para apuração de suposta fraude na compra pelo Estado de respiradores pulmonares, dominou as redes socia

Imagem ilustrativa da notícia A pirotecnia da operação da PF no Pará é destaque do RD; acompanhe! camera Coluna desta quinta-feira do Diário do Pará traz tudo o que acontece Estado | Reprodução

A suspeita de uma operação com fins políticos, levantada por especialistas em gestão pública e analistas, cercou a pirotécnica ação da Polícia Federal para apuração de suposta fraude na compra pelo Estado de respiradores pulmonares, dominou as redes sociais ao longo do dia. O entendimento de que os fatos já tinham sido esclarecidos, inclusive com ressarcimento dos valores aos cofres públicos, foi o ponto mais levantado pelos críticos da operação. A comemoração, em tom debochado, da deputada bolsonarista Carla Zambelli, reforçou ainda mais a sensação.

TRANSPARÊNCIA

Na entrevista coletiva para esclarecer o assunto, o governador Helder Barbalho acentuou a transparência e a responsabilidade com os recursos públicos por parte de seu governo. Esclareceu que os valores foram ressarcidos e que inexiste prejuízo ao erário após o cancelamento da compra dos respiradores. O Jornal Nacional, da Rede Globo, cedeu espaço a Helder e mencionou a possibilidade de vazamento da operação por parte de Carla Zambelli, que antecipou há semanas ações da PF contra governadores que defenderam o isolamento social contra a covid-19.

INQUIETAÇÃO

O presidente do Sindifisco Pará, Charles Alcantara, se manifestou ontem sobre a operação da Polícia Federal realizada em Belém, revelando sua “inquietação e angústia profundas diante dos fortes indícios e até mesmo das evidências de que está em curso uma disputa sobre os rumos da gloriosa Polícia Federal”. Alcantara observa que “de um lado, os que querem afirmar a PF como uma Instituição de Estado; do outro, os que a querem como aparelho político para proteger amigos e familiares e perseguir críticos e desafetos”.

FACEPA

A Suzano esclarece que, diferente do que foi noticiado recentemente, não existem planos ou intenções para fechar a unidade de Belém. Desde a sua aquisição em 2018, a empresa investe na reestruturação do parque industrial da antiga fábrica da Facepa, com a compra de novos equipamentos, modernização da infraestrutura, produção de novas marcas e a capacitação de seus colaboradores diretos e indiretos. A Suzano afirma ainda que segue com o planejamento integrado de investimentos e projetos para a unidade de Belém.

CELEBRAÇÃO

A Igreja Católica realiza hoje a celebração de Corpus Christi, único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento, que representa corpo e sangue de Jesus Cristo, é levado em procissão pelas ruas do mundo inteiro. Sem a tradicional procissão devido à pandemia, haverá missa, às 7h, na Catedral Metropolitana. Para participar da missa presencial, os paroquianos da Sé precisam retirar senha até hoje, na secretaria da Catedral, devido a lotação máxima permitida por medidas de saúde. Haverá transmissão pelas redes sociais da Arquidiocese e ao vivo pela TV Nazaré, canal 30.

PROTEÇÃO

Medidas de proteção aos direitos de crianças e adolescentes foram aprovadas na terça-feira (09) pelo governo do Estado, com destaque para a instituição do grupo de trabalho destinado a atualizar o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Foram sancionadas leis que instituem os dias estaduais de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho) e de Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes (30 de agosto). “Essa é uma iniciativa importante para garantir direitos e combater todo e qualquer crime e violência sexual contra crianças e adolescentes”, pontuou o governador Helder Barbalho.

LINHA DIRETA

Pesquisa da plataforma “Farol Covid”, divulgada ontem, mostra a influência do novo coronavírus em 124 cidades brasileiras. Segundo a plataforma, sete das dez cidades com maior ritmo de transmissão estão localizadas no Pará. Atualmente, Barcarena é líder do ranking nacional.

A medida do lockdown adotada durante o mês de maio não foi suficiente para conter o ritmo de transmissão nos municípios paraenses. Barcarena, Tucuruí, Curuçá, Marituba, Paragominas, Benevides e Abaetetuba apresentaram ritmos de contágio que variam entre 1,81 e 2,36.

O deputado Raimundo Santos (Patriota) requereu na sessão remota da Alepa de ontem votos de aplausos à comunidade portuguesa e luso-descendente do Pará pelo “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”. O Estado tem cerca de 22 mil portugueses e luso-descendentes.

A Solved Soluções em Geoinformação, empresa residente no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, integra o Portal Geocovid-19, uma iniciativa em rede interinstitucional que une recursos de geotecnologias com inteligência artificial para monitorar a evolução da covid em território brasileiro.

O portal é alimentado pela base de dados do projeto Brasil.lo, a partir dos boletins divulgados diariamente pelas secretarias estaduais de saúde. A plataforma possibilita a visualização simultânea de dados em forma de tabelas, gráficos e mapas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias