plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Cidades paraenses em projeto de iluminação e racismo em debate em Belém; leia o RD de hoje!

Quarenta e seis cidades brasileiras foram habilitadas para a estruturação de projetos de concessão de serviços de iluminação pública nos moldes estipulados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, a Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Inves

Imagem ilustrativa da notícia Cidades paraenses em projeto de iluminação e racismo em debate em Belém; leia o RD de hoje! camera Coluna diária com informações sobre o que acontece no Pará | Reprodução

Quarenta e seis cidades brasileiras foram habilitadas para a estruturação de projetos de concessão de serviços de iluminação pública nos moldes estipulados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, a Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (SPPI) e a Caixa Econômica. No Pará, as cidades habilitadas são Santarém, Barcarena, São Félix do Xingu e Paragominas. Os recursos para o custeio dos estudos serão disponibilizados pelo Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP), administrado pela Caixa.

BENEFÍCIO

A expectativa é de que mais de 10,6 milhões de pessoas possam usufruir dos serviços. Atualmente, há 16 projetos de iluminação pública no País recebendo apoio do MDR e da SPPI. Essas iniciativas deverão beneficiar cerca de 6 milhões de pessoas, com investimentos de R$ 1 bilhão. Há a previsão de que seis projetos possam ser licitados ainda este ano. Os parques de iluminação pública em todo o Brasil contam com mais de 18 milhões de pontos de luz e representam, segundo estimativas, 4% do consumo total da energia elétrica consumida no país.

JOGOS

Através de mensagem assinada pelo presidente do clube, Ricardo Gluck Paul, o Paysandu encaminhou à Rede Globo a solicitação de reexibição nos próximos fins de semana de jogos importantes do time transmitidos pela emissora nos últimos anos. A diretoria explica que o pedido tem por base a programação de reprises de partidas marcantes, adotada pela emissora durante a quarentena. A lista de jogos sugeridos pelo Paysandu inclui partidas da Série A do Campeonato Brasileiro, Copa dos Campeões 2002, Libertadores e Copa do Brasil. A produção da TV avalia o pedido.

ATENDIMENTO

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) retornará os atendimentos presenciais aos usuários a partir da próxima segunda-feira (8), conforme determina o decreto nº 800/ 2020, do Governo do Estado. Serão seguidos os protocolos de segurança recomendados pela OMS. Das 9h às 10h, o atendimento será exclusivo para idosos, pessoas com deficiência, gestantes e demais pessoas do grupo de risco. O atendimento ao público priorizará as demandas já protocoladas por e-mail e acontecerá por ordem de chegada, das 10h às 14h.

VIOLÊNCIA

Um grupo de 50 magistrados de todo o país com competência na área de violência doméstica e familiar contra a mulher participaram de reunião por videoconferência para reforçar a importância da aplicação do formulário unificado de avaliação de risco pelas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM’s). Na ocasião, os juízes salientaram a recomendação feita aos profissionais que realizam o primeiro atendimento à mulher agredida nas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher quanto à obrigatoriedade do formulário específico.

DIAGNÓSTICO

O documento permite avaliar o grau de periculosidade do agressor e identificar o risco de reincidência da violência contra a mulher agredida, auxiliando os magistrados a fazerem um diagnóstico individualizado da situação da vítima e a embasar a concessão de medidas protetivas. Com 27 perguntas, o questionário deve ser preferencialmente preenchido pela Polícia Civil no ato de registro da ocorrência policial, ou pela equipe do Ministério Público ou do Poder Judiciário no primeiro atendimento ou, na ausência desses profissionais, respondido pela própria vítima.

LINHA DIRETA

A presidente do PSOL Belém, Lívia Duarte, debate o racismo e as estratégias de combate à violência racial. Ela receberá em sua página do Instagram, às 16h, a ativista negra Juliana Damasceno, do Coletivo Sapato Preto. Será um diálogo sobre as especificidades do movimento negro nos EUA e suas intersecções com grupos brasileiros.

As obras de conservação e manutenção da rodovia PA-151, que liga a região nordeste até o Baixo-Tocantins, chegaram ao trecho dos municípios de Igarapé-Miri e Mocajuba. O trabalho, iniciado em maio, deve beneficiar cerca de 177 quilômetros da rodovia, que tem pavimento asfáltico.

A revista Brasil Mineral vai realizar o seminário virtual Mineração &X Comunidades na Pandemia na próxima quarta-feira, dia 9, a partir das 10h. Juliana Carvalho, gerente de Comunicação & Relações com a Comunidade da Imerys, representa o Pará. Inscrições gratuitas pelo site brasilmineral.com.br e transmissão no Facebook.

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Águas de São Francisco inaugura amanhã, às 10h, a primeira Estação de Tratamento de Esgoto de Barcarena. A cada hora, 18 mil litros de dejetos serão tratados, retornando em condições adequadas ao meio ambiente.

Além da preservação ambiental, o saneamento básico impacta positivamente na saúde preventiva e valorização imobiliária. Mais de 4,4 mil moradores serão diretamente beneficiados com a operação da ETE no município.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias