plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Retomada das atividades no Pará e coronavírus em comunidades indígenas estão no RD de hoje

O governador Helder Barbalho convocou uma reunião para hoje, às 10h, cuja pauta é discutir a retomada das atividades econômicas suspensas no Estado do Pará em função da quarentena pelo novo coronavírus. Estarão presentes representantes de diversos segment

Imagem ilustrativa da notícia Retomada das atividades no Pará e coronavírus em comunidades indígenas estão no RD de hoje camera As notícias do Pará estão no Repórter Diário | Reprodução

O governador Helder Barbalho convocou uma reunião para hoje, às 10h, cuja pauta é discutir a retomada das atividades econômicas suspensas no Estado do Pará em função da quarentena pelo novo coronavírus. Estarão presentes representantes de diversos segmentos econômicos do Estado, como a Federação das Indústrias, Fecomércio, Sinduscon, Associação Comercial do Pará, ADVB, Sindilojas, Faciapa, Abrasel, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino, Associação dos Shoppings Centers, além da Procuradoria Geral do Estado e Conselho Estadual de Educação.

MÉDICOS

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União (DPU) entraram na Justiça na segunda-feira (18) com pedido para figurarem como coautores de ação ajuizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems) para que seja autorizada a contratação de médicos formados no exterior para atuação no combate à covid-19. O MPF e a DPU também solicitaram à Justiça Federal a ampliação das demandas da ação do Cosems. O conselho quer que todos os municípios possam contratar médicos formados no exterior e que a autorização também seja concedida ao Estado.

REVALIDA

MPF e DPU pediram, ainda, que a União seja obrigada a priorizar a alocação de médicos para locais carentes de profissionais e que estejam com altos índices de contágio, como o Pará. Há mais de 15 mil médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior, residentes no Brasil que não tiveram o diploma revalidado para exercício da profissão, embora estejam habilitados no exterior. Para o MPF e DPU, a não realização do Revalida – prova para reconhecer diplomas de medicina do exterior – é uma omissão inconstitucional da União. A prova não é aplicada há três anos.

ÍNDIOS

A pandemia do novo coronavírus foi anunciada há 69 dias no país. Desde então, a doença já atingiu 44 povos indígenas, segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Já foram contabilizados 610 casos de infecção e 103 mortes. O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), no entanto, indica que foram 402 casos confirmados e 23 óbitos. O Estado que concentra mais óbitos de indígenas é o Amazonas, que soma 78 casos. Empatados com sete casos cada, Pará e Pernambuco aparecem a seguir.

FECHAMENTO

A‌ prefeitura do município de Tomé-Açu deverá decretar até o dia 31 de maio o isolamento total de pessoas e o fechamento das atividades não essenciais (lockdown). A decisão, proferida pelo juiz José Ronaldo Sales, atende a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado com pedido de tutela de urgência. O MPPA aponta a necessidade de implementar o isolamento social como forma de prevenir a propagação da covid-19. Em até 48 horas o município deve comprovar a revisão dos decretos e apresentar um plano de ação para aplicar o bloqueio.

AMPLIAÇÃO

Após a implantação na sede do TRE e nos cartórios da capital, o Diário de Justiça Eletrônico (DJe) agora chega às zonas eleitorais do interior. O DJe é o meio para publicação de atos judiciais e administrativos. A extensão da publicação para os municípios vai proporcionar mais celeridade, eficiência e economia na tramitação dos processos, além de ampliar a publicidade dos atos processuais. A resolução foi publicada no DJe e estará disponível para as zonas eleitorais a partir do dia 21. A ampliação regulamenta a utilização do DJe no 1º e 2º graus da Justiça Eleitoral.

LINHA DIRETA

Para evitar a intubação em pacientes críticos acometidos pela Covid-19, a Fundação Santa Casa de Misericórdia está utilizando máscaras de mergulho para realização da ventilação não invasiva. As nove máscaras foram doadas à instituição pelo grupo Solidários da Saúde.

Será hoje, às 16h, a formatura por videoconferência dos concluintes de Direito da UFPA. Aderiram à modalidade 64 novos bacharéis. O evento será realizado pelo Instituto de Ciências Jurídicas, com transmissão na fanpage da faculdade no Facebook. Cada formando receberá o anel do paraninfo em sua própria casa.

O Hospital Metropolitano e o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo promovem, desde ontem, uma campanha de doação de sangue para abastecer o estoque do Hemopa. Com a pandemia, houve uma redução drástica nas doações de sangue, impactando diretamente nos hospitais.

Em tempos de isolamento social, o Judiciário paraense contabilizou, em 60 dias, 105 mil despachos. Nos 1º e 2º graus, nos Juizados Especiais e nas Turmas Recursais, foram 67.394 decisões interlocutórias e 39.397 sentenças e decisões terminativas. Nesse período, foram 27.564 processos e procedimentos novos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias