plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Erro de Zenaldo e problemas para vacinar idosos estão no RD de hoje

Seria cômico se não fosse trágico. A Prefeitura de Belém iniciou na segunda-feira (11) a distribuição de autotestes para HIV/Aids, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A Sesma não admite que tenha comprado o teste errado e seguiu divulgando como

Imagem ilustrativa da notícia Erro de Zenaldo e problemas para vacinar idosos estão no RD de hoje camera Reprodução

Seria cômico se não fosse trágico. A Prefeitura de Belém iniciou na segunda-feira (11) a distribuição de autotestes para HIV/Aids, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A Sesma não admite que tenha comprado o teste errado e seguiu divulgando como se tudo fosse normal. São quatro mil testes para diagnóstico precoce do HIV. Na verdade, o esforço de todas as prefeituras do país é pela aquisição de testes para detecção de covid-19. Dez usuários haviam procurado o CTA até ontem, mas muita gente deu meia volta ao descobrir que o autoteste nada tem a ver com a pandemia.

IDOSOS

Quem tem procurado atendimento da Sesma pelo telefone 3184-6127, exclusivo para pessoas idosas e do grupo de risco, não conseguem agendar a vacinação para gripe. O número só dá ocupado e, apesar da insistência em vários horários do dia, as pessoas não conseguem falar com a secretaria. Na única vez que a chamada foi atendida, um senhor de 76 anos ficou por 20 minutos esperando para falar com um funcionário. O fato é que apenas atendem e deixam o telefone fora do gancho, para não serem incomodados. Negligência profissional e desrespeito para com as pessoas.

FOTOGRAFIA

A pandemia do novo coronavírus teve impacto em todos os segmentos, incluindo o da cultura, que mostra agora a sua capacidade de reinvenção e adaptação. Como medida preventiva e visando resguardar a saúde de todos, a organização do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia decidiu estender as inscrições à sua 11ª edição. O prazo final para o envio de dossiês é o dia 25 de maio de 2020. A ficha e as informações sobre a edição estão disponíveis no site do projeto.

LUTO

A ciência perdeu ontem a pesquisadora do Instituto Evandro Chagas, Gilberta Bensabath, aos 96 anos, vítima da covid-19. Pioneira, a médica foi diretora do IEC e autora de diversos estudos sobre hepatite. Descobriu a Febre Negra de Lábrea, participou do estudo sobre a vacina da hepatite B, montou o serviço de Epidemiologia e Hepatologia do instituto, além de ter sido responsável pela compra do terreno onde fica a sede de Ananindeua, entre outros feitos. Recebeu o título de Doutora Honoris Causa concedido pela Uepa e teve sua trajetória reconhecida internacionalmente.

APLICATIVO

Um sistema informatizado para orientar a população e monitorar viajantes intermunicipais e interestaduais foi a estratégia adotada pela prefeitura de Tucuruí para reduzir os riscos de proliferação da covid-19. Pelo aplicativo TUC x Covid 19 é possível obter informações do Ministério da Saúde sobre a pandemia, informações de ações da Prefeitura, bem como informar a procedência (no caso de paciente e/ou visitante) de pessoas que chegam à cidade e conseguir acompanhamento on-line adequado para a doença.

AMEAÇA

A intervenção humana em matas nativas pode gerar desequilíbrio ecológico e exportar doenças do coração da floresta. Com a devastação da Amazônia, a próxima grande pandemia pode surgir no Brasil, alerta o cientista David Lapola. “A Amazônia é um potão de vírus”, diz. A maior floresta tropical do mundo tem extensas áreas preservadas, mas “cada vez há mais degradação e desmatamento”, adverte Lapola. “O desequilíbrio ecológico altera essas cadeias e nessa hora pode acontecer esse pulo do vírus [dos animais para os humanos]”, explicou, em entrevista à AFP.

LINHA DIRETA

O Hospital de Campanha de Marabá recebeu na tarde de ontem quatro novos respiradores para atender pacientes de covid-19. Segundo o secretário regional de Governo do Sul e Sudeste, João Chamon, os respiradores substituirão os equipamentos enviados no último dia 4 e que apresentaram problemas.

Estão proibidas manifestações na entrada oeste de Uruará durante a quarentena no Estado. Cerca de 300 manifestantes que protestavam contra a fiscalização do Ibama na Terra Indígena Cachoeira Seca, localizada na região, haviam bloqueado a rodovia Transamazônica (BR-230).

A decisão, da juíza Caroline Bartolomeu Silva, se refere a uma ação civil pública com pedido de liminar de tutela de urgência ajuizada pelo Ministério Público, que solicitou a intervenção do Judiciário. O descumprimento acarretará multa diária de R$ 10 mil.

O Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia reunirá hoje, às 10h, com as frentes parlamentares indígena, quilombola e ambientalista, para mobilizar parlamentares, segmentos e entidades da sociedade. A transmissão será através da página da Mídia Ninja na internet.

O Foto Cine Clube Grão Pará organiza a ação “120 fotos para Belém”, para arrecadar recursos destinados a populações em situação de vulnerabilidade. A partir de amanhã, o coletivo iniciará campanha virtual com imagens doadas ao site oficial do projeto www.120fotosparabelem.com.br.

O projeto “120 fotos para Belém” reúne, entre os participantes, obras de Paula Sampaio, Adan Costa, Guy Veloso, Wagner Almeida, Ana Mokarzel, Bob Menezes e Iza Girard, que mostram a diversidade de olhares sobre a realidade urbana, ribeirinha e natural da capital paraense.

O professor Luís Fernando Machado Pires, especialista em educação legislativa, falará hoje em live no Instagram, às 20h, sobre os efeitos da pandemia na atuação dos vereadores. O painel faz parte do curso "O papel do vereador", que registrou recorde de inscrições nas últimas semanas.

Será lançada amanhã, às 16h, a TV PT-Pará com participação da presidente nacional do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann e do presidente estadual, deputado federal Beto Faro. O tema do evento de lançamento será "Ameaças à democracia e a luta do PT contra a Covid-19".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias