plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Belém pode usar câmaras ou caminhões frigoríficos para guardar corpos de vítimas de Covid-19

O município de Ananindeua deverá fechar todos os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais, em especial os situados na Arterial 18, na rua do Formosa e na estrada do Maguari, além de suspender a realização de eventos e atividades com a prese

Imagem ilustrativa da notícia Belém pode usar câmaras ou caminhões frigoríficos para guardar corpos de vítimas de Covid-19 camera Reprodução

O município de Ananindeua deverá fechar todos os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais, em especial os situados na Arterial 18, na rua do Formosa e na estrada do Maguari, além de suspender a realização de eventos e atividades com a presença de público. Estas determinações foram estabelecidas em duas decisões proferidas pela juíza Alessandra Isadora Vieira Marques, no último final de semana. As decisões se referem a duas ações civis públicas com pedidos de tutela de urgência, ajuizadas pelo Ministério Público do Estado do Pará.

RESPONSABILIDADE

As decisões buscam fazer com que a Prefeitura de Ananindeua se responsabilize por ações preventivas referentes à Covid-19. O município terá que intensificar a fiscalização de normas sanitárias em estabelecimentos considerados essenciais, devendo formar equipes que devem controlar o fornecimento de álcool em gel, o uso obrigatório e correto de máscaras caseiras pelos clientes e o respeito ao distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.

CURIÓ

O presidente Jair Bolsonaro recebeu ontem, em audiência fora da agenda oficial, o tenente-coronel reformado do Exército Sebastião Curió Rodrigues de Moura. Aos 85 anos, reapareceu usando cadeira de rodas. Ele virou um ícone das ações militares na região do Araguaia, durante a ditadura, no período entre 1964 e 1985. Denunciado seis vezes pelo Ministério Público Federal por participação em assassinatos e sequestros de guerrilheiros nos anos 70, o tenente responde por um dos capítulos mais sangrentos da história recente do país. É um dos militares mais elogiados por Bolsonaro.

CULTURA

O Governo do Pará segue protagonizando a luta em favor da classe artística. A presidente do Fórum de Secretários Estaduais, Úrsula Vidal, reuniu com a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o deputado José Guimarães (PT-CE) e outras lideranças para discutir uma proposta de projeto de lei que atenda emergencialmente a classe artística. A secretária Úrsula Vidal também tratou sobre o fortalecimento de editais estaduais, por meio de repasses do Fundo Nacional de Cultura, que tem quase R$ 900 milhões de reais garantidos no orçamento de 2020.

CREMAÇÃO

A Defensoria Pública do Pará, por meio do grupo criado para acompanhar sepultamentos e cremações de vítimas da Covid-19, ajuizou ação judicial para que o município de Belém instale, como medida emergencial, câmaras ou caminhões frigoríficos próximos a estabelecimentos de saúde ou em locais centralizados, para acomodar provisoriamente corpos de falecidos em hospitais. Outro pedido é para que, havendo utilização destas câmaras frigoríficas, a Prefeitura de Belém chame planos de saúde e hospitais a participarem dos custos e da logística de funcionamento das câmaras.

AGRICULTURA

Em função da pandemia em todo o mundo, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar elaboraram e entregaram uma pauta ao governo, ao Congresso Nacional e ao Judiciário com medidas emergenciais para diminuir prejuízos para a agricultura familiar. Em resposta, foram publicadas duas Resoluções pelo Banco Central do Brasil – Nº 4.801 e Nº 4.802 – atendendo à pauta da covid-19 e às demandas enviadas em consequência da seca ou estiagem.

LINHA DIRETA

- A Fundação Hemopa teve baixo movimento em todas as unidades de coleta de sangue neste fim de semana. A situação é de alerta e, como forma de facilitar o acesso para doadores voluntários, o Hemopa oferece a oportunidade de buscar e levar grupos de até 15 voluntários para fazer a doação na sede do hemocentro.

- A iniciativa é parte do projeto “Caravana Solidária”. As caravanas se cadastram por telefone com a Gerência de Captação de Doadores (Gecad). Será marcado dia e horário para enviar um micro-ônibus para buscar o grupo. Após a doação, todos são levados de volta para o local de origem.

- Através das redes sociais, a deputada federal Elcione Barbalho (MDB) informou ontem que testou positivo para o novo coronavírus. “Já estou seguindo o tratamento e minha fé é: vamos superar mais esse desafio. Só peço oração e energia positiva”, diz a postagem.

- O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado (Ideflor-bio), em parceria com o Instituto Ambiental Xambioá do Tocantins, realizou pelo terceiro ano consecutivo a soltura de 3 mil filhotes de tartarugas e tracajás, na Área de Proteção Ambiental Araguaia, em São Geraldo do Araguaia.

- A ação é parte do projeto de Manejo e Monitoramento dos Quelônios da APA Araguaia, realizado pelo Ideflor-bio. Após a coleta, os ovos são transportados até o IAX onde permanecem durante o período de incubação até a eclosão. A APA Araguaia é uma unidade de conservação da natureza estadual.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias