plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Orientações do governo sobre a pandemia no Pará é um dos assuntos do RD de hoje

Em razão do aumento de casos de Covid-19 no Estado e da procura pelos hospitais públicos, agravada pelo colapso de PSM’s e UPA’s, o governador Helder Barbalho fez ontem um novo apelo aos paraenses para que fiquem em casa para não se expor ao contágio. Ape

Imagem ilustrativa da notícia Orientações do governo sobre a pandemia no Pará é um dos assuntos do RD de hoje camera As notícias do Estado na coluna do Diário do Pará | Reprodução

Em razão do aumento de casos de Covid-19 no Estado e da procura pelos hospitais públicos, agravada pelo colapso de PSM’s e UPA’s, o governador Helder Barbalho fez ontem um novo apelo aos paraenses para que fiquem em casa para não se expor ao contágio. Apelou às prefeituras para que as UPA’s e hospitais funcionem com eficiência. Reservou uma orientação especial sobre a Policlínica da Uepa, que passa a funcionar de “portas abertas” para casos graves de limitação respiratória, por determinação do governo do Estado. Helder disse que é necessário entender que tem limitações de atendimento, não é um pronto-socorro.

PESAR

A morte do diretor administrativo-financeiro do grupo RBA, Francisco Melo, ocorrida na madrugada de ontem após crise de fibrose pulmonar, foi muito lamentada por amigos e colegas de trabalho. Chico era pessoa muito querida, de temperamento descontraído e simples. Em nota de pesar nas redes sociais, o senador Jader Barbalho (MDB) pranteou a morte do amigo. “Chico foi mais que um irmão. E não fui somente eu que tive tal privilégio, mas todos os que com ele conviveram. Na conta corrente de nossas amizades, minha e de tantos outros, o saldo dele era e foi imenso”.

RECUPERAÇÃO

Uma boa notícia para todos os que lutam contra a Covid-19 veio de Marituba, onde a família de Rogério Simão volta à vida normal, depois de ficar várias semanas em quarentena. Além dele, a esposa e uma das filhas do casal também testaram positivo para a doença. A informação de que estão todos recuperados veio na segunda-feira, 20. Rogério foi contaminado em Icoaraci, onde trabalha. Sentiu tontura, passou mal e foi diagnosticado. Atendendo a orientação dos médicos do hospital municipal, ficou em casa em isolamento e tomando a medicação adequada.

DISCIPLINA

Sobrevivente da Covid-19, Rogério revela que o mais importante é cumprir todas as orientações médicas, mantendo cuidados básicos com a higiene pessoal. Ele contou, durante a etapa mais difícil da quarentena, a solidariedade de amigos e vizinhos, que compravam gêneros alimentícios e remédios. Aos que ainda duvidam das medidas protetivas, ele é bem direto: “Vamos ficar em casa, pessoal. Eu sei o que passei e não desejo isso pra ninguém”. Segundo o secretário de Saúde de Marituba, Josué Pompeu, a disciplina de Rogério e da família foi determinante para a cura.

AVANÇO

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revela que o Pará é o 3º Estado do país com maior índice de crescimento no número de casos do novo coronavírus. Os dados foram disponibilizados pela plataforma MonitoraCovid-19, que se baseia em informações do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais. Entre os dias 12 e 16 de abril, houve um crescimento de 18% nos casos da doença no Estado. Quando comparados aos demais Estados no mesmo período, o Pará só fica atrás de Rondônia (20%) e do Piauí (18%).

HOSPITAL

Será entregue hoje, em Santarém, o terceiro hospital de campanha do Estado. O governador Helder Barbalho participará do ato por videoconferência. Localizado no Espaço Pérola do Tapajós, a unidade terá 120 leitos, distribuídos em área de 3,6 mil metros quadrados. O hospital vai atender as regiões oeste, Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós. O primeiro hospital de campanha entregue e já em funcionamento é o do Hangar, na capital paraense. O segundo já em funcionamento é o de Marabá. Nos próximos dias, será entregue ainda o de Breves, no Marajó.

LINHA DIRETA

O Governo do Pará lamentou em nota ontem a morte do ex-governador do Estado, Gerson dos Santos Peres, e decretou três dias de luto oficial. Ele tinha 88 anos e era natural de Cametá. Era advogado, jornalista e, além de ex-governador, foi deputado federal e estadual, tendo sido por muitos anos presidente do Senai.

Para garantir mais transparência aos dados sobre a covid-19, o governo do Pará lançou nova versão do Portal da Transparência, com uma novidade integrada à plataforma: o mapa de calor, que mostra casos confirmados por município, realçando as regiões mais afetadas.

A desembargadora Maria Filomena de Almeida Buarque, da 1ª Turma de Direito Privado do TJPA, concedeu o prazo de cinco dias para que o município de Belém cumpra a obrigação imposta de fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários ao desempenho das funções dos servidores lotados nas unidades de saúde municipais.

Em carta aberta aos deputados e senadores, a Confederação Nacional de Municípios manifestou apoio ao Congresso Nacional e parabenizou os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, pelo trabalho em meio à maior crise sanitária já vivida pelo mundo.

O documento da entidade destaca que “o movimento municipalista não concorda com ações que coloquem em risco a democracia e parabeniza as Casas pela capacidade de criar consensos, viabilizando resposta rápida e em escala necessária para o enfrentamento da calamidade.”

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias