plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Medidas de combate a covid-19 no Pará e vagas na PGE; leia o RD de hoje

O momento exige posições firmes e decisões drásticas. Em comunicado feito ontem à tarde, o governador Helder Barbalho anunciou as novas medidas de combate ao novo coronavírus no Estado. Entre todas as precauções adotadas, o governo proibiu a realização ev

Imagem ilustrativa da notícia Medidas de combate a covid-19 no Pará e vagas na PGE; leia o RD de hoje camera Coluna traz as principais notícias do Estado | Reprodução

O momento exige posições firmes e decisões drásticas. Em comunicado feito ontem à tarde, o governador Helder Barbalho anunciou as novas medidas de combate ao novo coronavírus no Estado. Entre todas as precauções adotadas, o governo proibiu a realização eventos, reuniões, manifestações e passeatas que tenham mais de 10 pessoas. Até sexta-feira, 3, a ideia era proibir eventos com até 100 pessoas, mas, devido ao aumento do número de mortes (cinco) e de pacientes confirmados com a Covid-19, o Estado resolveu ser mais rigoroso com o isolamento social.

RESTRIÇÕES

Fotos e imagens de aglomerações no Ver-o-Peso, Guamá, Pedreira, Jurunas, Cidade Nova (Ananindeua) e Mosqueiro levaram o governo a redobrar as medidas preventivas, com a proibição de cultos e eventos religiosos presenciais, cuidados especiais em bancos e lotéricas, além de distanciamento entre pessoas nas paradas de ônibus, supermercados e lojas. Outro ponto que visa evitar que os números da pandemia explodam no Estado é o fechamento de praias, igarapés, clubes e similares, a partir de restrições ao tráfego intermunicipal durante a Semana Santa.

CÂMARA

Depois de duras críticas por parte da bancada de oposição, a Câmara de Vereadores de Belém finalmente retoma hoje os trabalhos legislativos com sessões on-line. Com isso, a Casa terá todos os ritos regimentais, com sessões às terças e quartas-feiras. A medida respeita as normas estabelecidas pela OMS no combate à Covid-19. A presença dos vereadores será registrada a partir da conexão na plataforma digital e exibição da imagem dos mesmos na tela do aplicativo até o final da sessão. Os debates e votações serão transmitidos pelo www.cmb.pa.gov.br.

MORADIA

O déficit habitacional no país, mais grave nas áreas periféricas das grandes cidades, dificulta a aplicação do chamado “isolamento vertical”, defendido pelo próprio presidente da República como forma de combater o avanço do coronavírus. Com o alto percentual de pobreza e infraestrutura deficiente no Brasil, essa suposta opção torna-se ainda mais inadequada. Idosos e portadores de doenças crônicas convivem com outros membros da família e até com outras famílias, em espaços apertados, muitas vezes dormindo no mesmo quarto, segundo estudos da Fundação João Pinheiro (MG).

DÉFICIT

Adensamento excessivo (definido como o compartilhamento do mesmo dormitório por mais de três pessoas) e coabitação (compartilhamento da mesma moradia por mais de uma família) caracterizam parte do déficit habitacional que inviabiliza qualquer proposta de “isolamento vertical”. Dados atualizados do IBGE apontam um déficit absoluto de 6.356.000 habitações no Brasil. O adensamento excessivo responde por 5,2% – ou seja, por 330.512 habitações. E a coabitação, por 29,9% do déficit – isto é, por 1.900.444 moradias.

MINERADORAS

Em meio à pandemia do novo coronavírus, as mineradoras que atuam no Estado têm tomado medidas estratégicas de enfrentamento à crise, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. O presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, assegura que o setor tem comprometimento e responsabilidade com a sociedade local e com os colaboradores. “Nesse sentido estamos trabalhando fortemente para manter a saúde e a segurança de todos e, nesse momento de crise, não vamos nos isentar, nem nos afastar de todas as nossas responsabilidades”, garantiu.

LINHA DIRETA

O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, coincide com o dia da criação da OMS, em 1948. O objetivo dessa celebração é despertar uma consciência mundial sobre a importância de diversos aspectos da saúde. Desta vez, a data cai no pico de uma das maiores pandemias da história da humanidade.

O novo coronavírus Sars-CoV-2 já infectou mais de 1 milhão de pessoas e matou mais de 60 mil em poucos meses. Como comparação, a última pandemia mundial, da gripe A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, matou 18 mil entre 2009 e 2010, segundo a OMS.

A Procuradoria-Geral do Estado seleciona currículos de profissionais das áreas de Ciências Contábeis, Economia, Matemática e Estatística para contratação de cargo comissionado disponível no setor de cálculo da instituição. A seleção segue até amanhã (08) e visa preencher vaga na sede da PGE.

A carga horária será de 40 horas semanais. Os interessados devem enviar currículo ao e-mail: [email protected]. Após a seleção de currículos, os candidatos passarão por entrevista e prova presencial, com data e horário ainda não definidos.

A Cosanpa informa que fará hoje o serviço de desobstrução e limpeza da rede de abastecimento do bairro Parque Verde, em Belém. Por esse motivo, o fornecimento de água será interrompido de 8h30 às 12h. O serviço é necessário para melhorar o abastecimento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias