plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Agilidade nas medidas foi fundamental para retardar a covid-19 no Pará, diz infectologista

Infectologista ouvido pela coluna atribui à agilidade de procedimentos do governo e secretaria estadual de Saúde a diferença de estágio da Covid-19 entre os dois maiores Estados da Região Norte. Enquanto no Pará a transmissão da doença acontece em ritmo b

Imagem ilustrativa da notícia Agilidade nas medidas foi fundamental para retardar a covid-19 no Pará, diz infectologista camera Reprodução

Infectologista ouvido pela coluna atribui à agilidade de procedimentos do governo e secretaria estadual de Saúde a diferença de estágio da Covid-19 entre os dois maiores Estados da Região Norte. Enquanto no Pará a transmissão da doença acontece em ritmo brando, no vizinho Amazonas os casos explodiram nos últimos dias, registrando cinco mortes e taxa de incidência acima da nacional – média de 4,3 casos por 100 mil habitantes. O Ministério da Saúde alertou ontem para o risco de “aceleração descontrolada” da pandemia, incluindo o Estado no grupo dos mais afetados, juntamente com São Paulo, Rio, Distrito Federal e Ceará.

EMPENHO

Para o especialista, foi fundamental para conter o avanço inicial da doença no Pará o envolvimento pessoal do governador Helder Barbalho empenhando-se em implantar o isolamento social, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde. O Estado foi o terceiro a adotar, via decreto, o confinamento e as restrições a aglomerações, providências que só foram adotadas no Amazonas nos últimos 10 dias e de maneira parcial. Lembra também que o vizinho Estado tem como fator agravante o intenso fluxo de visitantes e turistas estrangeiros.

ADOLESCENTE

Em ambiente de visível hostilidade por parte dos integrantes da Juventude do PSDB, Zenaldo levou seu afilhado Mauro Gasolina na noite de sexta-feira à sede do partido e o ritual foi constrangedor. Apesar da conhecida lábia, o presidente da Câmara se atrapalhou ao tentar vender a ideia de lealdade à nova sigla e piorou tudo ao dizer que virar tucano era um “sonho de adolescência”, como se alguém pudesse ter o PSDB como objetivo de vida. Fingindo forte emoção, Freitas teve a cara de pau de citar Mário Covas e do “grande” Simão Jatene, a quem apunhalou pelas costas.

AMARELÃO

Responsável pela imposição na marra do presidente da Câmara de Vereadores como pré-candidato à sua sucessão, depois de atropelar Jatene e outros nomes históricos do partido, Zenaldo avalizou a ficha de filiação de Freitas e teve dificuldades para conseguir arrancar umas poucas palmas ao neotucano. O clima de velório, acentuado pelos sorrisos forçados ou de cara amarrada por parte dos dirigentes mais jovens, combinava pelo menos com o amarelão tradicional do partido. Ao discursar, Zenaldo teve a coragem de falar em “projeto consolidado por Belém”.

DENÚNCIAS

Oficiais da Polícia Militar em conversas internas teriam manifestado receio de que chegue ao conhecimento do Ministério Público Militar os desvios de que culminam em fortes indícios de crimes praticados pelo efetivo dos quartéis do sul do Pará, pelos recebimentos de vantagens pecuniárias, contratação de aluguéis de caçambas, caminhonetes e até enriquecimento ilícito, provenientes da prestação de serviço para grandes empresas mineradoras da região.

SEGURANÇA

As denúncias indicam que policiais militares estariam trabalhando na segurança das linhas férreas de mineradoras, dentre outros serviços de natureza particular, a mando de oficiais de alta patente, irregularidades que vêm sendo praticadas desde o período do governo de Simão Jatene (PSDB). O comandante da PM, coronel Dilson Junior, segundo fontes da polícia, teria conhecimento do fato e até o momento não teria tomado providências com relação às denúncias.

CANDIDATAS

Pesquisa realizada pelo Instituto Alziras, organização que desenvolve ferramentas para contribuir para o aumento da participação das mulheres na vida pública, mostra que 45% das 649 das prefeitas eleitas em 2016 acumulam mais experiência e têm mais tempo de estudo do que os prefeitos homens. Entre as novas regras eleitorais está a de que os partidos devem ter pelo menos 30% de mulheres candidatas, sendo que elas terão direito a no mínimo 30% de montante do fundo partidário e do tempo de propaganda eleitoral gratuita.

EMPREGOS

Reunião mantida pelo governador Helder Barbalho e o presidente da Buritirama Mineração, João José de Araújo, através de videoconferência, decidiu pela manutenção de 3,5 mil empregos, diretos e indiretos, além de continuidade da produção de manganês no Estado. A mineradora e o Executivo estadual prosseguem no diálogo para identificar ações conjuntas para enfrentamento ao novo Coronavírus. O governo mobiliza todas as empresas de grande porte que atuam no Estado para fortalecer a luta contra a pandemia de Covid-19.

LINHA DIRETA

O ex-senador Fernando Ribeiro é o indicado do governador Helder Barbalho para a função de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em substituição a André Dias, que morreu na quinta-feira, 2. O nome de Ribeiro será submetido à apreciação da Assembleia Legislativa.

Além da passagem pelo Senado, ele foi deputado estadual e atua na área política há décadas. Conceituado e respeitado, Fernando é advogado e demonstra ter as qualidades necessárias para o cargo no TCE. Sua indicação foi muito bem recebida no meio político.

John Wayne e Blenda Quaresma foram os vereadores do MDB que permaneceram na legenda, ganhando a companhia dos cinco parlamentares que se filiaram ao partido na sexta-feira (3) – Paulo Queiroz, Wilson Araújo, Joaquim Campos, Nenê Albuquerque e Zeca Pirão.,

O vereador Igor Andrade filiou-se ao Solidariedade, convite do presidente municipal, Roger Aguilera. No evento de apresentação, ele agradeceu a Roger e ao vice-prefeito Orlando Reis, que prestigiou o ato. Citou também o aval do governador Helder Barbalho.

No interior, o MDB aumentou de tamanho a partir da filiação dos prefeitos de Curuçá, Jefferson Ferreira de Miranda, o Tarrafa, e de São Domingos do Capim, Paulo Elson da Silva e Silva (Elsinho), confirmadas neste sábado (4).

Tem causado estranheza a administradores de condomínios em Belém a onda de fiscalização por parte de supostos funcionários da Superintendência Regional do Trabalho. Enquanto todos os órgãos públicos flexibilizam prazos e até concedem benefícios, os fiscais notificam condomínios com rigor em plena pandemia.

A 4ª Vara Criminal Especializada da Seção Judiciária do Pará suspendeu pelo prazo de 45 dias o cumprimento das penas alternativas estabelecidas nos processos em tramitação no Juízo. Essa e outras medidas atendem a recomendações que possam reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus Covid-19.

O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) iniciou o trabalho de recuperação do sistema de iluminação pública do prolongamento da avenida João Paulo II. O serviço foi necessário devido a inúmeros furtos de fiação elétrica e luminárias em diversos pontos da via.

O Detran alerta a população sobre áudios que circulam em aplicativos de mensagens dizendo que servidores do Detran teriam reunido com representantes do transporte alternativo, emitindo certificado de higienização dos coletivos e fazendo cobrança por isso. O órgão avisa que a informação é falsa.

O governo federal concluiu a construção de 200 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Eldorado dos Carajás. A entrega começou na sexta-feira (3) e prosseguirá nos próximos dias. Os conjuntos Jardim Eldorado III e IV atendem à Faixa 1 do programa e receberam investimentos de R$ 13 milhões.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias