plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
LEIA MAIS!

Aprovação governadores x presidente e movimento na periferia estão no RD de hoje

Pesquisa do Datafolha divulgada ontem sobre a gestão da crise do Coronavírus mostra que apenas 35% da população aprova as ações tomadas pelo governo federal. Já os governadores tiveram a gestão aprovada por 54% dos entrevistados. A média de aprovação dos

Imagem ilustrativa da notícia Aprovação governadores x presidente e movimento na periferia estão no RD de hoje camera Para a maioria das pessoas pesquisadas ação dos governadores têm sido muito mais eficazes | Agência Brasil

Pesquisa do Datafolha divulgada ontem sobre a gestão da crise do Coronavírus mostra que apenas 35% da população aprova as ações tomadas pelo governo federal. Já os governadores tiveram a gestão aprovada por 54% dos entrevistados. A média de aprovação dos governadores dos Estados do Norte ficou em 56%, acima da média geral e na segunda colocação por região, ficando atrás apenas da região Sul (61%). Especialistas na área política e de saúde ouvidos pela coluna ontem avaliam que a aprovação alta dos Estados do Norte, tendo à frente o Pará, se deve principalmente ao destaque e reconhecimento local e nacional obtido pelo governador Helder Barbalho, que tem atuado diretamente, junto com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), na coordenação das ações de combate à pandemia de Coronavírus no Estado.

SELEÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde vem escolhendo quem vai usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas unidades de saúde do município, colocando em risco centenas de trabalhadores. Odete Barbosa, diretora da UPA Dasac, assinou ofício no último dia 18 intitulado “Distribuição Racional de Máscaras Cirúrgicas e N95/PFF2” onde alega um “possível desabastecimento de máscaras cirúrgicas quanto PFF2” em virtude do aumento da procura. Em razão disso, a gestora reorganiza o fluxo de distribuição dos EPIs e dispensa a utilização da máscara pelos servidores da unidade.

RISCO ALTO

Com a ordem, os trabalhadores da saúde realizarão procedimentos como aerossol, intubação, aspiração traqueal, ventilação não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, indução de escarro, coleta de amostras nasotraqueais e broncoscopias em pacientes possivelmente contaminados pela Covid-19 e outras doenças sem uma das principais proteções. Ainda de acordo com o ofício, o uso do equipamento fica obrigatório apenas para os profissionais de apoio (limpeza, manutenção, maqueiros, etc.). O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde já tem conhecimento do documento e promete entrar com uma representação no MP contra a falta de EPIs e outras medidas sanitárias no município.

SEM BUROCRACIA

Com o decreto do governo do Estado determinando o teletrabalho em razão dos riscos de contaminação pelo Covid-19, o Processo Administrativo Eletrônico (PAE), desenvolvido pela Prodepa, vem sendo uma importante ferramenta para os servidores públicos estaduais manterem suas rotinas e evitarem a descontinuidade do trabalho. A maioria dos órgãos disponibilizou sistemas corporativos para os servidores acessarem de casa e a tramitação completa dos processos é feita diretamente via sistema, sem papel e necessidade de assinaturas. A ideia é ampliar cada vez mais o PAE, integrando todos os órgãos da administração pública do Estado, reduzindo os custos e, principalmente, a burocracia.

APOIO

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) disponibilizou 2 espaços ao governo do Estado para utilizar como instalações hospitalares para atender a população em caso de necessidade: o Senai Getúlio Vargas e o Sesi Ananindeua. O Sistema Fiepa apoia ainda o decreto de Helder Barbalho assinado ontem que permite doações de empresas e entidades que queiram colaborar com o Estado e desburocratiza iniciativas, permitindo ações mais efetivas do Estado no combate à pandemia do Coronavírus. O setor pleiteou ao governador o não fechamento das barreiras do Estado para cargas que abastecem a população e de insumos para a indústria.

LINHA DIRETA

A redução drástica do movimento de pessoas nas ruas centrais de Belém contrasta com a realidade dos bairros mais periféricos, onde alguns bares, estabelecimentos comerciais, restaurantes e feiras insistem em permanecer abertos e incentivar a aglomeração de pessoas, como acontece no bairro da Pedreira, um dos maiores da cidade.

A Polícia Militar e órgãos como o Detran intensificaram as rondas e blitze nesses estabelecimentos. Num primeiro momento a orientação é fazer cumprir a portaria do governo do Estado com orientação e conversa. O governador Helder Barbalho afirmou que caso haja necessidade não hesitará em adotar medidas mais restritivas.

O deputado estadual Iran Lima (MDB), que reassumiu o mandato semana passada e presidia interinamente a Comissão de Constituição e Justiça da Alepa com a ida de Ozório Juvenil para a Cohab, será efetivado hoje no cargo em votação simbólica.

O Ministério Público Federal (MPF) enviou sexta-feira ofício a órgãos públicos de Santarém pedindo informações sobre medidas para prevenir a disseminação do novo Coronavírus entre os 150 indígenas venezuelanos da etnia Warao residentes no município. A situação é delicada dada a vulnerabilidade social e sanitária em que se encontram.

Na 2ª Região Fiscal que engloba os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima 411.270 contribuintes já haviam encaminhado suas declarações de Imposto de Renda para a Receita Federal. Até as 17h de ontem 178.351 declarações foram recebidas pelos sistemas da RF no Estado do Pará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias