plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Apoio às medidas do governo do estado contra o coronavírus é assunto do RD de hoje

A atuação firme e segura do governador Helder Barbalho no enfrentamento da crise de pandemia do Coronavírus em defesa do Pará e da população paraense rendeu apoio e muitos elogios de entidades empresariais e da sociedade civil organizada do Estado e pelo

Imagem ilustrativa da notícia Apoio às medidas do governo do estado contra o coronavírus é assunto do RD de hoje camera As principais notícias do Pará, no Repórter Diário | Agência Pará

A atuação firme e segura do governador Helder Barbalho no enfrentamento da crise de pandemia do Coronavírus em defesa do Pará e da população paraense rendeu apoio e muitos elogios de entidades empresariais e da sociedade civil organizada do Estado e pelo país afora. Mas a principal reação positiva veio da população através das redes sociais, que se intensificou no sábado quando o Helder deixou claro numa coletiva que não vai esperar o governo federal agir. “Vamos fazer aquilo que cabe ao governo do Estado e não vamos pedir licença ao presidente, para ministro, para ninguém, para proteger os paraenses... Não vou ficar esperando que decidam o que vão fazer... Preciso proteger o povo do Pará. A sociedade não pode ficar à mercê da falta de informação e de procedimento dos seus líderes!”, enfatizou o governador.

Ação

Entre as medidas adotadas e elogiadas estão a solicitação ao governo chinês para aquisição de materiais médicos, sanitários além de itens como respiradores, testes rápidos e leitos de UTI com seus insumos; a medida cautelar junto a justiça federal para obrigar que o Governo Federal possa dar as condições aos passageiros vindos do Suriname ao entrarem em quarentena ao pousar em Belém; abertura do Mangueirão para abrigar pessoas em situação de rua e o pedido de doação de insumos para os mais vulneráveis; antecipação da Campanha de Vacinação contra a gripe, que inicia hoje e vai até o dia 22 de maio; e o fornecimento de vídeo-aulas para os alunos do ensino médio nas plataformas digitais e através da TV Cultura.

Sem Comunicação

No sábado o Fórum das Entidades do Setor Produtivo do Estado do Pará, que reúne 12 das mais importantes entidades do Estado, manifestou seu apoio à medida cautelar proposta pelo Governo do Estado que pediu providências do Governo Federal sobre a chegada de brasileiros vindos do Suriname para Belém. “Não somos contra a atitude do Governo Federal em trazer esses cidadãos brasileiros de volta para seu país, repudiamos a falta de comunicação do Governo Federal ao Governo do Estado para as providências necessárias primordiais de quarentena a esses cidadãos, já que estamos vivendo um Estado de Calamidade Pública”, ressaltou o fórum. O voo acabou sendo cancelado.

Apoio

Entre as entidades que representam servidores estaduais o apoio também foi unânime. Ontem a Associação dos Procuradores Autárquicos e Fundacionais do Estado do Pará (Apafep) divulgou nota pública apoiando todas as medidas adotadas pelo governador Helder Barbalho nos últimos dias, segundo a entidade, “imprescindíveis para o momento atual, as quais demonstram sua preocupação, eficiência, respeito e responsabilidade com a saúde de toda população do Estado”. A entidade avalia que as decisões tomadas são “sérias e eficazes e as mais corretas e responsáveis para que o mal maior seja evitado de forma satisfatória a produzir o menor dano possível aos cidadãos nesse momento de calamidade pública”.

Medidas

A Guamá Tratamento de Resíduos, que opera o aterro sanitário de Marituba e recebe e trata os resíduos sólidos de Belém, Ananindeua e Marituba mandou ofício às prefeituras alertando sobre a necessidade de ações conjuntas para manutenção dos serviços de coleta e destinação de resíduos durante a crise do Coronavírus. A empresa afirma que a situação tende a se agravar nas próximas semanas, gerando consequências inevitáveis aos serviços de destinação final de resíduos prestados pela empresa aos municípios, “exigindo esforços conjuntos na adoção de medidas temporárias e emergenciais para viabilizar a manutenção dos serviços”.

LINHA DIRETA

A Vale encomendou junto ao governo da China 5 milhões de kits de testes rápidos para o novo coronavírus (Covid-19) para ajudar o Governo brasileiro no combate à disseminação da doença no país. Os testes permitem um resultado em apenas 15 minutos.

A primeira remessa, de 1 milhão de kits, deve ser entregue na próxima sexta-feira, chegando no Brasil no início da semana seguinte. Os 4 milhões restantes têm a entrega prevista em abril. A quantidade adquirida pela Vale representa metade das unidades que o Ministério da Saúde avalia necessitar neste momento.

Nas coletivas ao vivo transmitidas pela Internet várias autoridades e personalidades mandaram mensagens de apoio a Helder. Uma das mais inusitadas foi da cantora Gretchen, que namora um paraense, afirmando estar “orgulhosa” do trabalho do governador e que se sente “extremamente protegida neste Estado”.

A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), informou que o transatlântico Amera, que está ancorado às margens da orla do distrito, está parado para abastecimento. Ninguém irá descer do navio.

O Conselho Regional de Farmácia (CRF-PA) lançou um “Guia de Bolso” sobre o Coronavírus, voltado ao farmacêutico e profissionais da saúde para acesso rápido a todas as informações sobre o vírus e a doença. O guia está disponível na sede e seccionais e no site do CRF-PA para download.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias