plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Rixa e limação no PSDB para a disputa à PMB; acompanhe o RD de hoje

Depois de expor as entranhas do partido num áudio devastador viralizado nas redes sociais no início do mês, onde torna pública a rixa entre os grupos do atual prefeito e do ex-governador Simão Jatene e mostrar que a legenda está enfraquecida e sem lide

Imagem ilustrativa da notícia Rixa e limação no PSDB para a disputa à PMB; acompanhe o RD
de hoje camera Fogo no ninho tucano é destaque do seu Repórter Diário | Reprodução

Depois de expor as entranhas do partido num áudio devastador viralizado nas redes sociais no início do mês, onde torna pública a rixa entre os grupos do atual prefeito e do ex-governador Simão Jatene e mostrar que a legenda está enfraquecida e sem liderança, o vereador Mauro Freitas, preferido de Zenaldo Coutinho para a disputa, se filiará ao PSDB, com as bênçãos do alcaide. Segundo o pré-candidato no áudio divulgado início do mês, Jatene teria desistido da disputa e agora quer empurrar goela abaixo do partido o nome da filha, Izabela Jatene.

Limados

A ideia foi rechaçada por Coutinho que, segundo Freitas, vai decidir tudo sozinho, trazendo um nome de fora do ninho tucano, seguindo orientação do marqueteiro e guru Orly Bezerra que, de acordo com Mauro Freitas, não aceita o partido e tampouco Jatene ou Isabela para a disputa, o que seria derrota na certa. O presidente da Câmara de Belém deixou claro no áudio que Jatene e seu grupo “querem se apossar da prefeitura” e que já estariam “rifados” do processo. Resta saber como Mauro Freitas será recebido no novo partido depois de tudo que disse.

Mobilidade

Executivos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) estarão em Belém hoje para visitar as obras da BR-316. Será a quinta visita de representantes da agência japonesa desde o início das obras, em janeiro do ano passado. As obras executadas pelo governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), vão otimizar a mobilidade urbana na região com a implantação do Sistema Bus Rapid Transit (BRT). A Jica é uma empresa governamental independente, que financia projetos nas áreas ambientais, mobilidade, agricultura e segurança pública em países em desenvolvimento. No caso da BR-316, 78% dos recursos para as obras são aplicados pela agência.

Covid-19

Desde ontem, as notificações de casos suspeitos para o Ministério da Saúde já podiam feitas pelos estados. Antes as notificações desses casos passavam por uma análise prévia da pasta para saber se estavam enquadrados nos critérios clínicos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a nova forma de notificação será possível poupar tempo para os estados realizarem as ações de vigilância, além de dar transparência nas informações. Como já há transmissão comunitária em São Paulo e Rio de Janeiro o número de casos suspeitos tende a aumentar.

Segurança

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informou ontem que mais de 60 bairros da Região Metropolitana de Belém não apresentaram aumento de crimes violentos letais intencionais, que incluem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. A análise levou em consideração os casos registrados em 76 bairros da RMB, incluindo os distritos, no período de 1º de janeiro a 15 de março, relativos a 2019 e 2020, apontando uma redução de 55,28%.

LINHA DIRETA

Alegando razões político-partidárias, o deputado estadual Iran Lima (MDB) reassume hoje seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado após 1 ano e 3 meses à frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). Adler Silveira deixa a presidência da Cohab e assume a Sedeme.

Ontem foi a vez da Justiça Federal anunciar medidas que vão vigorar até o dia 2/04 para prevenir a transmissão do Covid-19. As providências deverão ser seguidas tanto na sede da Seção Judiciária, em Belém, como nas subseções que funcionam em oito municípios do Estado: Santarém, Marabá, Altamira, Castanhal, Redenção, Paragominas, Tucuruí e Itaituba.

As medidas incluem suspensão de audiências e prazos processuais até o dia 2/04, de acesso do público a audiências e dependências da Seção Judiciária, em Belém, e a realização de sessões e audiências de julgamento e mutirões, além da remessa de processos físicos para outros órgãos e entidades externos.

A preocupação com a chegada do novo Coronavírus ao Pará gerou debates acalorados na Alepa durante a sessão de ontem. Carlos Bordalo (PT) e Ângelo Ferrari (PTB) discutiram sobre os riscos de continuarem entrando estrangeiros no Estado. Enquanto o petista criticava, o segundo estava mais para o “deixa disso”.

Os professores da UFPA paralisam hoje as atividades na universidade em defesa da educação pública e contra as medidas do governo que ameaçam cortar os salários da categoria, como a PEC emergencial. Porém, por conta da pandemia do Coronavírus, o ato público previsto para a Praça da República, foi cancelado.

Os integrantes da Jica que vêm a Belém irão ver de perto as duas samaumeiras que foram transplantadas para o Km-3 da BR-316 e que já dão os primeiros sinais de sobrevivência. O transplante foi realizado há 45 dias, em uma ação inédita de preservação realizada pelo Governo, via NGTM.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias