plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Defesa Civil Estadual rebate Zenaldo e mostra que está engajada em tirar Belém do caos; leia no RD

O prefeito Zenaldo Coutinho e seus partidários estão sendo apelidados de adoradores de Pã, Deus da Natureza na mitologia grega, dada a capacidade inigualável de transferirem suas responsabilidades para os imprevistos do céu e da terra. Depois do alcaid

Imagem ilustrativa da notícia Defesa Civil Estadual rebate Zenaldo e mostra que está engajada
em tirar Belém do caos; leia no RD camera Leia essas e outras notícias no RD | Reprodução

O prefeito Zenaldo Coutinho e seus partidários estão sendo apelidados de adoradores de Pã, Deus da Natureza na mitologia grega, dada a capacidade inigualável de transferirem suas responsabilidades para os imprevistos do céu e da terra. Depois do alcaide mais uma vez afirmar que o caos e os prejuízos registrados na cidade serem de responsabilidade dos percalços da natureza impiedosa, ontem foi a vez de seu aliado e candidato preferido para a disputa municipal, vereador Mauro Freitas, ultrapassar todos os limites do deboche com a população da capital.

Pachorra

Enquanto a cidade mais uma vez afundava, o presidente da Câmara Municipal teve a pachorra de afirmar ontem, durante a sessão que discutiu os problemas causados pelas enchentes, que a solução para o problema seria convocar o São Pedro para explicar sobre os motivos do aumento das chuvas. Na falta de argumentos para justificar a gestão desastrosa do chefe, Freitas ainda criticou o perfil @belemtransito, de utilidade pública, que orienta seguidores e informa sobre problemas no trânsito na capital –a maioria causado pela má gestão da prefeitura -, afirmando que o perfil era político, vinculado ao Psol e teria apenas o objetivo de atacar opositores.

DESESPERO

Mas o prefeito “naturalista” não parou por aí... Ainda desesperado por não saber como tirar a cidade debaixo d’água, apareceu em suas redes sociais reclamando de uma suposta ausência da Defesa Civil Estadual no tal “Comitê de Crise” criado pela prefeitura na sede da Guarda Municipal para tentar conter o caos. Logo em seguida coronel Haymam, comandante Geral do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual da Defesa Civil, postou um vídeo do mesmo local mostrando que o Estado estava sim junto do município.

Certeiro

O coronel Haymam respondeu em cima da bucha: “A Defesa Civil Estadual jamais deixará a população de Belém desassistida... Jamais estaríamos ausentes do chamamento de qualquer município, seja do partido A ou B. Nosso dever é atender a toda a população do Estado. Prefeito de Belém, sinta-se abraçado e não use a nossa corporação para outras situações...”. Zenaldo poderia ter dormido ontem sem essa...

Medidas

O deputado Orlando Lobato (PMN) cobrou na sessão ordinária de ontem na Alepa resoluções da casa para os constantes alagamentos que atingem a capital. Ele solicitou uma reunião conjunta das comissões de Direitos Humanos, de Saúde, de Meio Ambiente e de Segurança Pública e outros órgãos da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado, a fim de encontrar soluções para o problema dos constantes alagamentos que afetam, sobretudo, a população das periferias, causados pelas fortes chuvas.

Compartilhada

O Termo de Referência para a primeira compra compartilhada de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para os 9 estados da Amazônia Legal foi aprovado ontem durante a Câmara Setorial de Saúde do Consórcio da Amazônia Legal, na programação do 20º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que acontece em Belém. De acordo com o secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame, a compra resultará em economia importante e pode ser revertida em recursos a mais para aplicar no aperfeiçoamento e na qualificação do sistema de saúde. “Há estados que terão 20% de economia, outros até 60%”, afirmou o secretário.

LINHA DIRETA

O governo do Estado encaminhou à Alepa, em caráter de urgência, o Projeto de Lei que altera a organização da Fundação Carlos Gomes. O documento foi analisado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e assinado pelo governador Helder Barbalho, na última semana.

O PL cria cargos de provimento efetivo e vincula a FCG à Secretaria de Educação (Seduc). Após sanção do projeto, a instituição deve chamar aprovados nas três etapas do último Concurso Público (C-180), realizado pela Fundação.

O Banco da Amazônia publica nesta edição um balanço apresentando o relatório da administração e as demonstrações financeiras da instituição referentes ao exercício de 2019.

Agora é Lei: O Diário Oficial de ontem publicou a nova Lei Estadual, que institui o dia 06 de Agosto como Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A Lei, sancionada pelo Governador, Helder Barbalho, é proveniente da Assembleia Legislativa e tem como autor o deputado estadual, Miro Sanova.

Durante o evento do 20º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, o Iterpa, por meio do presidente Bruno Kono, firmará Termo de Cooperação Técnica com os Institutos de Terras dos Estados do Maranhão e do Amapá.

Com o documento, o instituto transferirá a tecnologia desenvolvida pela autarquia paraense para processamento e análise digital de pedidos de regularização fundiária, bem como compartilhará conhecimentos que contribuirão para o desenvolvimento dos outros órgãos de terras estaduais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias