plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

A manobra de Jatene que o deixou fora da corrida à prefeitura; leia no RD de hoje

Na já famosa reunião em que Jatene desistiu do plano de concorrer à Prefeitura de Belém, alguns detalhes deixaram os participantes de cabelo em pé. Primeiro, Jatene avisou que estava saindo de cena, mas que indicava Joaquim Passarinho (PSD). A turma re

Imagem ilustrativa da notícia A manobra de Jatene que o deixou fora da corrida à prefeitura; leia no RD de hoje camera As principais notícias do Estado estão no Repórter Diário | Arquivo

Na já famosa reunião em que Jatene desistiu do plano de concorrer à Prefeitura de Belém, alguns detalhes deixaram os participantes de cabelo em pé. Primeiro, Jatene avisou que estava saindo de cena, mas que indicava Joaquim Passarinho (PSD). A turma rejeitou de bate-pronto. Jatene então mandou outra: caso nenhuma candidatura decole, ele aceita ser o escolhido, ideia apoiada apenas por Thiago Araújo. Na verdade, o ex-governador arquitetou uma dobradinha com Araújo, que seria seu vice. Caso a chapa fosse eleita, Jatene renunciaria para disputar o governo em 2022 e Thiago assumiria a PMB. A manobra foi percebida e a ideia não prosperou.

AUMENTO

O governador Helder Barbalho vai hoje ao Hangar para fazer um importante anúncio na área de segurança pública: o envio à Assembleia Legislativa do projeto de lei que reajusta o soldo de mais de 20 mil praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. O projeto de lei tem um ponto em comum com o projeto que reajustou os salários dos professores da rede estadual de ensino: foi elaborado de acordo com o equilíbrio financeiro que tem norteado as ações do governo. Após o ato de assinatura, o documento segue para análise e aprovação da Alepa.

ATERRO

Os vereadores Paulo Queiroz e Toré Lima criticaram ontem a forma como as prefeituras de Belém e Ananindeua vêm conduzindo a questão dos resíduos sólidos da Região Metropolitana. Aproveitaram para cobrar agilidade dos prefeitos Zenaldo Coutinho e Manoel Pioneiro na formação do consórcio que deve dar uma solução definitiva ao aterro sanitário de Marituba, em 2021. Queiroz destacou a falta de atitude das prefeituras e enfatizou que mesmo sendo menor, mais novo e com menos recursos, o município de Marituba tomou a iniciativa de buscar a solução.

RESPONSABILIDADE

O vereador disse ainda que foi a Portugal conhecer os projetos de biodiversidade, reciclagem e tratamento de resíduos. “Foi lá que aprendi a chamar os resíduos de lixo, pois tudo ou quase tudo pode ser aproveitado, e é nesse caminho que vai o projeto da prefeitura de Marituba”, disse. Para Toré Lima, o consórcio é a única solução para o aterro, a médio e longo prazo. Cobrou mais responsabilidade por parte de todas as prefeituras para viabilizar um processo que garanta a coleta seletiva e lamentou a situação da população de Marituba, que é quem mais sofre com o problema.

BOCUDO

Áudio vazado através das redes sociais revela algumas inconfidências do presidente da Câmara, Mauro Freitas, candidato à PMB e notório vassalo de Zenaldo. Na conversa, ele diz que o prefeito é muito “bocudo quando bebe umas” e que Orly Bezerra (marqueteiro dos tucanos) foi quem fulminou a natimorta candidatura Jatene. Mauro Gasolina afirma que Orly, grilo falante do prefeito, aconselhou Zenada a se livrar de Jatene, pois apoiá-lo seria “derrota certa nas urnas”. As declarações de Freitas caíram como bomba no ninho tucano e aborreceram o vaidoso alcaide.

NAVEGAÇÃO

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizará amanhã, em Belém, audiência pública para discutir a proposta de norma que estabelece procedimentos e critérios para outorga de autorização e para a prestação de serviço de transporte de passageiros e transporte misto na navegação interior interestadual e internacional, ou em faixa de fronteira. A audiência será a segunda oportunidade para o debate sobre a proposta, que busca a revisão da Resolução nº 912/2007. A audiência pública presencial em Belém será realizada no auditório da Fiepa.

LINHA DIRETA

Cinco horas de chuva provocaram um pandemônio em Paragominas, no domingo (01). Enxurradas nas ruas, inundações nas casas e pelo menos uma morte na cidade. A situação preocupa o Ministério Público Federal (MPF), já que a região ainda deve enfrentar várias semanas de chuva.

Em ofício encaminhado ontem, o procurador Sadi Machado cobrou providências urgentes à prefeitura do município. O documento lembra que, em abril de 2018, o rompimento de barragens irregulares em fazendas próximas causou o alagamento de boa parte da cidade e providências não foram adotadas desde então.

No lançamento do programa “Abrace o Marajó” de defesa às mulheres, crianças, idosos e minorias étnicas do arquipélago paraense, ontem, em Brasília, a apresentação de um grupo de carimbó ganhou a adesão da primeira dama Michelle Bolsonaro e da ministra Damares. Animadas, elas arriscaram alguns passos de dança, ganhando aplausos. A primeira dama Daniela Barbalho também entrou na roda de carimbó.

A Defensoria Pública promove, de 9 de março a 3 de abril, ações de cidadania no oeste do Estado. As cidades Porto de Moz, Almeirim, Monte Dourado (distrito de Almeirim), Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Oriximiná e Faro serão visitadas e receberão atendimento do Programa Pai Legal.

O programa faz o reconhecimento de paternidade por meio de exame de DNA, ações judiciais e atendimentos do programa Balcão de Direitos, com emissão, segunda via e retificação de registros civil, fotos 3x4, emissão de carteiras de identidade e de trabalho.

Na manhã de ontem, o Hospital Metropolitano inaugurou seu primeiro laboratório de Educação a Distância (EAD). O novo projeto visa ofertar cursos técnicos e de extensão aos colaboradores da unidade, de forma gratuita.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias