plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
LEIA MAIS!

Pressionado por Zenaldo, Jatene desiste de concorrer à Prefeitura; leia no Repórter Diário

Um hotel do centro da cidade foi palco ontem de reunião entre Zenaldo Coutinho e correligionários. Em pauta, as estratégias para a eleição de outubro. Na ocasião, foi informada oficialmente a desistência de Simão Jatene. Ele recuou da ideia de disputar

Imagem ilustrativa da notícia Pressionado por Zenaldo, Jatene desiste de concorrer à Prefeitura; leia no Repórter Diário camera Essas e outras notícias você lê no RD | Reprodução

Um hotel do centro da cidade foi palco ontem de reunião entre Zenaldo Coutinho e correligionários. Em pauta, as estratégias para a eleição de outubro. Na ocasião, foi informada oficialmente a desistência de Simão Jatene. Ele recuou da ideia de disputar a PMB por falta de apoio dentro do PSDB e pelo desgaste de imagem após a funesta passagem pelo governo do Estado. Restam no tabuleiro do prefeito os nomes do deputado federal Cássio Andrade, do deputado estadual Thiago Araujo e do vereador Mauro “Gasolina” Freitas, que se vangloria de ser o preferido de Zenada.

TUTORES

Nos círculos próximos ao prefeito, Freitas desponta como favorito para concorrer à prefeitura pela submissão canina e incondicional aos atos do alcaide, fator que lhe dá vantagem sobre os demais concorrentes diretos. Tanto Andrade quanto Araújo não têm luz própria e carregam os pais como tutores (e financiadores), o que estreita o poder de mando de Zenaldo. O deputado federal lançou ontem sua pré-candidatura pelo PSB, à frente de 40 pré-candidaturas à Câmara de Vereadores de Belém, indicando que irá concorrer com ou sem endosso do Palácio Antonio Lemos.

MARAJÓ

O governador Helder Barbalho participa hoje da apresentação do projeto piloto “Abrace o Marajó”, em Brasília. Criada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a iniciativa é uma estratégia de promoção e defesa dos direitos humanos nos 16 municípios que compõem o arquipélago do Marajó. São eixos de atuação do projeto a equipagem e capacitação de conselhos tutelares e de direitos; promoção e defesa dos direitos humanos, incluídos direitos da mulher, da família, da criança e do adolescente, do idoso, da pessoa com deficiência, da população negra, das minorias étnicas e sociais e do índio.

TERRAS

O desmatamento na Amazônia é maior em territórios com a presença de povos indígenas isolados. Dados do sistema Prodes (Inpe) revelam que a devastação em Terras Indígenas em 2019 superou em 80% a do ano anterior. Já nos territórios de povos indígenas isolados o desmatamento cresceu 113%. O levantamento aponta que seis Terras Indígenas que possuem dez registros de povos isolados estão entre os 13 territórios que respondem por 90% do desmatamento registrado em 2019 nas TIs da Amazônia brasileira. Hoje, são 115 registros de grupos indígenas isolados no Brasil, 28 deles confirmados.

BALANÇO

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social apresentará hoje o balanço da operação Carnaval Seguro Por Todo o Pará 2020. Os dados correspondem à produtividade das instituições vinculadas a Segup, como Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito, durante o período das ações, que iniciaram no dia 21 de fevereiro e terminaram ontem. A entrevista coletiva terá a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Ualame Machado, e dos gestores do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds).

DOMICÍLIO

Entrou em funcionamento ontem o Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC), comunicação entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e o contribuinte do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação, que garante o aviso automático de atos e termos do procedimento administrativo tributário, encaminha notificações e intimações e expede avisos em geral. O DEC garante o sigilo, a identificação e a autenticidade das comunicações.

LINHA DIRETA

As inscrições para o 9º Processo Seletivo Público para a formação do quadro de reserva de estagiários da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vão até o dia 13 de março. O cadastro é voltado para estudantes de nível superior das áreas de Direito, Informática, Administração, Ciências Contábeis e Biblioteconomia.

Dirigentes de Remo e Paysandu avaliam a ideia de um trio de arbitragem inédito na história do clássico Re-Pa. Para o jogo do próximo domingo, que coincide com o Dia Internacional da Mulher, seria designada uma arbitragem inteiramente feminina. A dificuldade é viabilizar a escalação junto à CBF.

O Museu Emílio Goeldi fará processo seletivo para bolsas de iniciação científica. Orientadores e bolsistas podem enviar os projetos até o dia 4 de março. São ofertadas 15 bolsas, no valor de R$ 400 cada. A divulgação do resultado está prevista para o dia 10.

Estão abertas as inscrições para o edital de seleção pública “Pauta por Todo Pará - apoio à produção artística 2020”. Promovido pela Fundação Cultural do Pará, o certame vai selecionar e premiar 24 trabalhos artístico-culturais, com o acesso gratuito à pauta dos espaços culturais da FCP.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 6 de abril. O edital completo está disponível no portal do órgão, fcp.pa.gov.br. A premiação é dividida em 17 pautas noturnas para o Teatro Margarida Schivasappa e sete pautas, matutinas ou noturnas, para o Waldemar Henrique.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias