plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Polícia Civil do Pará orienta sobre riscos do "desafio da rasteira"; leia no RD

A Polícia Civil, através da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis e da Divisão de Atendimento ao Adolescente, está orientando pais, professores, alunos e população em geral sobre os graves riscos decorrentes da “brincadeira da rasteira” ou “que

Imagem ilustrativa da notícia Polícia Civil do Pará orienta sobre riscos do "desafio
da rasteira"; leia no RD camera Repórter Diário antecipa e repercute as notícias do Estado | Reprodução

A Polícia Civil, através da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis e da Divisão de Atendimento ao Adolescente, está orientando pais, professores, alunos e população em geral sobre os graves riscos decorrentes da “brincadeira da rasteira” ou “quebra crânio”. A prática é difundida nas redes sociais e aplicativos, onde jovens induzem um colega a pular, ocasião em que este é derrubado com rasteira durante o pulo. Já há registros de mortes e lesões graves causadas pela queda. A Polícia recomenda que atos dessa natureza sejam coibidos, pois oferecem risco à vida ou à integridade física.

MINISTÉRIO

O presidente da República admitiu ontem transformar o Conselho Nacional da Amazônia em ministério extraordinário, com base em proposta do deputado Átila Lins (PP-AM). “Levo pra estudar, não posso aceitar aqui agora. Isso envolve despesa, o impacto negativo de mais um ministério”, afirmou. Diferente dos 22 ministérios atuais, a pasta da Amazônia teria caráter provisório e poderia ser confirmada como permanente ou não, a exemplo do que ocorreu quando o ex-presidente Michel Temer (MDB) criou em 2018 o Ministério Extraordinário da Segurança Pública.

PATRIMÔNIO

Por iniciativa da Câmara Municipal de Belém, o programa “Feira do Som”, do jornalista Edgar Augusto Proença, levado ao ar há mais de 30 anos na Rádio Cultura, foi reconhecido através de decreto do prefeito Zenaldo Coutinho como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Belém. “Entende-se como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial todo o acervo iconográfico, em vídeos, fotos, áudios e programas gravados, existentes do Programa Feira do Som”, diz o decreto, assinado no dia 16 de janeiro deste ano e publicado ontem.

BOCEJANTE

Entre um bocejo e outro, Simão Jatene, considerado um dos políticos mais preguiçosos da história do Pará, vem sondando amigos sobre o projeto de se candidatar a prefeito de Belém. Encenando humildade, deixou o luxuoso apartamento de Belém para passar uns tempos em Icoaraci, na casa do ex-sogro. Um truque para se aproximar da população e testar popularidade, mas o tiro saiu pela culatra. Como nada fez pelo distrito – nem pelo Estado – ao longo de três mandatos, não se arrisca a botar a cara na rua. Prefere passar os dias na rede, cochilando e dedilhando a viola.

ASFALTO

O Ministério Público do Estado ajuizou Ação Civil Pública contra o antigo titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Pedro Torres do Carmo, e a responsável legal pela Construtora Lorenzoni. Em 2018, a empresa recebeu R$ 3 milhões da Sedop para asfaltar quatro quilômetros de vias do município de Pacajá, porém somente 2 km foram entregues, com serviço de péssima qualidade, como todas as obras do famigerado programa “Asfalto na Cidade”, criado com fins eleitoreiros pelo então governador Simão Jatene.

IRREGULARIDADES

A Promotoria requer de forma liminar o bloqueio de verbas do ex-secretário e da empresária, bem como a indisponibilidade de bens dos acusados. A população de Pacajá sofre com a poeira e lama das ruas não asfaltadas da cidade, sendo que nos dois quilômetros que receberam o serviço o asfalto não suporta sequer o peso de motos. O inquérito que deu origem à ação foi instaurado após denúncias de moradores. Em 2019, durante as investigações, a Auditoria Geral do Estado (AGE) constatou graves irregularidades no serviço.

LINHA DIRETA

Emissário do BID chega a Belém na próxima semana para fiscalizar as obras do projeto Promabem. Nos bastidores da PMB, o clima é de preocupação com o aspecto social do projeto, especialmente as desapropriações e remanejamentos. O BID dá muita importância ao lado social dos projetos financiados.

A Alepa vai realizar, nas próximas semanas, sessões especiais sobre o polo universitário em Ananindeua e sobre o tratamento dos resíduos sólidos em Belém e RMB. O deputado Miro Sanova (PDT) teve os pedidos de realização das sessões aprovados ontem, em sessão ordinária.

Conselheiros e equipe do TCM-PA recebem nesta semana o presidente do Tribunal de Contas do Amapá, Michel Harb, e uma equipe de servidores que estão conhecendo as práticas em comunicação, fiscalização e sistemas, executadas no TCM e consideradas de referência nacional no âmbito de tribunais de contas.

No evento realizado na terça-feira (11), na sede da OAB no Rio de Janeiro, o presidente da Ordem no Pará defendeu que nenhum diretor do Sistema OAB (Conselho Federal, Seccional ou Caixa de Assistência dos Advogados) concorra à eleição do Quinto Constitucional, mesmo que renuncie ao cargo.

Mais de mil voluntários participaram das 33 ações do programa “Voluntários em Ação” da Hydro, em 2019. As atividades, promovidas em escolas e centros comunitários, beneficiaram 23.300 pessoas. O programa envolve empregados da companhia, no Pará e no Rio de Janeiro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias