plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Números do câncer no Pará e repercute de queda de ciclista em buraco de Belém; leia no RD

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, estimou a taxa de novos casos de câncer no Pará. Em mulheres, a taxa é de 110,41 por 100 mil mulheres. No caso dos homens, é de 122,51 casos por 100 mil. Em São Paulo, esse índice

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, estimou a taxa de novos casos de câncer no Pará. Em mulheres, a taxa é de 110,41 por 100 mil mulheres. No caso dos homens, é de 122,51 casos por 100 mil. Em São Paulo, esse índice é de 378,88 casos por 100 mil homens. Entre os tipos mais comuns no Estado, o de mama e colo do útero são os que mais devem ter incidência neste ano. Entre os homens, disparado, o de próstata. De acordo com dados ainda parciais do Painel da Oncologia, do Departamento de Informática do SUS (DataSUS), em 2019, o Pará registrou 596 casos de câncer de mama, 395 casos de câncer de colo do útero, 225 de câncer de próstata e 141 de câncer de estômago.

FILMAGEM

Uma agente da Guarda Municipal de Belém entrou na mira do vereador Fabrício Gama, da base do prefeito, e se tornou alvo de um processo administrativo disciplinar instaurado pelo inspetor geral da Guarda, Almir Ferreira. Segundo comunicado interno, no dia 3 de dezembro do ano passado, a guarda e outros dois colegas de farda estavam na Câmara de Vereadores de Belém e o parlamentar alega ter visto a guarda municipal ter filmado a sessão e postado nas redes sociais. A portaria publicada no Diário do Município da última semana não detalha o teor do vídeo.

INTERDIÇÃO

A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou na Justiça a interdição de um ponto de venda de gás que estava funcionando de forma irregular em Castanhal. O órgão demonstrou que a revenda clandestina de gás representa um risco para a segurança do consumidor já que o produto comercializado é altamente inflamável. O proprietário ingressou com um mandado de segurança para que pudesse reabrir o comércio. Ele pedia, ainda, que fosse expedida uma ordem judicial para impedir que fossem feitas novas interdições. Os pedidos foram negados.

TIRADENTES

A Polícia Militar do Estado deflagrou na última sexta-feira, no bairro da Campina, em Belém, o início da Operação ‘Tiradentes’ para reforçar a segurança e melhorar a ostensividade em oito bairros do centro da capital. Os bairros de Fátima, Reduto, Nazaré, São Brás, Cidade Velha, Campina, Batista Campos e Umarizal serão atendidos pelas ações desenvolvidas pela Polícia Militar por meio de bicicletas, motos, viaturas e de um helicóptero. Ao todo, 93 policiais militares atuaram no primeiro dia da operação. O objetivo é inibir roubos e outros crimes.

PRESÍDIOS

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa o retorno das visitas familiares nas unidades prisionais do estado de acordo com os calendários, a serem disponibilizados no site da secretaria. As visitas permanecem suspensas apenas no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), no Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (CRAMA), na Central de Triagem Masculina de Marabá (CTMM), no Centro de Recuperação Feminino de Marabá (CRF) e no Centro de Recuperação Regional de Paragominas (CRRPA), onde estão sendo implantados os procedimentos de segurança.

CONQUISTA

Criada por lei no início de janeiro, a Carteira Nacional do Autista vai garantir prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O serviço, no entanto, ainda está em processo de aplicação no país. De acordo com a Lei 13.977/2020, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) será emitida gratuitamente pelos órgãos estaduais, distritais e municipais, mas a implantação do serviço ainda é lenta.

LINHA DIREITA

O flagrante publicado pelo DIÁRIO na capa do jornal de sábado, de uma ciclista caindo em umburaco na Augusto Montenegro, ilustra muito bem o drama de quem anda pela avenida, que privilegiou apenas a via expressa do BRT. A imagem viralizou nas redes sociais e causou revolta dos cidadãos contra o descaso da Prefeitura com a segurança de pedestres e ciclistas na via.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que o setor totalizou 47.039.728 beneficiários em planos de assistência médica em todo o Brasil, em 2019. No Pará, houve uma queda no número de beneficiários. Foram 779.487 no ano passado. Em dezembro de 2018, o total era de 783.364 usuários.

A cadeia produtiva do cacau gera, atualmente, 64 mil empregos diretos e outros 255 mil indiretos no Pará. Os dados foram divulgados pela Adepará, que é responsável pelo cadastramento dos produtores. A renda produzida com o fruto no Estado chega a R$ 787,5 milhões por ano.

A Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) publicará, nesta segunda-feira (10), o edital de seleção para as turmas 2020/2021 da pós-graduação latu sensu em Gestão Pública. Serão duas turmas com 50 vagas, com ênfase em “Políticas Públicas e Governança” e “Gestão do Conhecimento”. Para participar, é necessário ser servidor público efetivo e graduado no ensino superior, entre outros requisitos.

Portaria da Secretaria de Estado de Cultura amplia a gratuidade para acesso aos museus do Estado, além de garantir uma programação mensal voltada para pessoas com deficiência. A partir de agora, professores, estudantes, crianças até 12 anos terão gratuidade permanente nestes espaços.

A medida garante ainda que, além das terças-feiras, no 1º domingo de cada mês, toda a população terá entrada franca. Já o 2º domingo será decretado como “Domingo da Acessibilidade e da Inclusão”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias