plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Abandono da Praça Waldemar Henrique e homenagens a trabalhadores; leia o RD de hoje

Pouco mais de 7 anos se passaram e a Prefeitura de Belém não realizou qualquer intervenção na praça Waldemar Henrique, no Reduto. O espaço que homenageia o maestro virou abrigo para moradores de rua e uma espécie de cracolândia a céu aberto bem no cent

Imagem ilustrativa da notícia Abandono da Praça Waldemar Henrique e homenagens a
trabalhadores; leia o RD de hoje camera Os destaques de Belém e do Pará estão na coluna desta segunda-feira | Reprodução

Pouco mais de 7 anos se passaram e a Prefeitura de Belém não realizou qualquer intervenção na praça Waldemar Henrique, no Reduto. O espaço que homenageia o maestro virou abrigo para moradores de rua e uma espécie de cracolândia a céu aberto bem no centro da cidade. Abandonada, a praça que outrora sediava eventos culturais e era um dos pontos mais visitados da cidade virou um logradouro fantasma. Num país sério, qualquer órgão de fiscalização interessado em zelar pelo dinheiro suado que o contribuinte despeja em impostos obrigaria o prefeito a impedir a deterioração desse patrimônio.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

No ano passado, a Justiça deu andamento a mais de 120 mil processos de violência doméstica contra mulheres, entre eles, de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Brasil. Os processos foram analisados durante as três edições da Semana Justiça Pela Paz em Casa, que ocorreram em março, agosto e novembro, em todos os estados. Os dados estão publicados no Portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Tribunal de Justiça do Pará teve bom destaque também, com 77% de sentenças proferidas em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, com resolução de mérito. Em números absolutos, foram concedidas 234 medidas protetivas no Estado, 572 sentenças com mérito e duas sessões de Tribunal do Júri.

TRABALHO

Entre as cidades com mais de 30 mil habitantes, Parauapebas, Ananindeua e Marabá foram os grandes destaques na geração de empregos em 2019. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Parauapebas liderou disparado, de ponta a ponta, criando nada menos do que 5.670 empregos com carteira assinada. No período de 12 meses a cidade gerou 26.288 vagas e fez 20.618 desligamentos. Logo a seguir vem Ananindeua, na Grande Belém, com a abertura de 2.565 oportunidades de trabalho no saldo entre contratados e demitidos. Marabá fecha o top 3 com saldo positivo de 2.562 vagas.

SEM RADAR

Candidato à revelação do Campeonato Paraense, o atacante Quadrado, do Itupiranga, chamou a atenção dos grandes da capital. É mais um daqueles casos clássicos de talentos não monitorados pela dupla Re-Pa na fonte. A figura do olheiro deu lugar aos técnicos lotados nos setores de análise e inteligência dos clubes, claro, com a influência cada vez mais forte de empresários. Isso inviabiliza descobertas baratas e que podem ser bem lucrativas a ambos no interior. No nordeste, sudeste e baixo Amazonas há muitos outros tão talentosos quanto o promissor atacante do Crocodilo, como é conhecido o caçula Itupiranga.

SANEAMENTO

As prefeituras terão prazo estendido até dezembro de 2022 para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). No dia 22 de janeiro foi publicado um decreto do Executivo confirmando a boa notícia aos gestores. Quem não criasse seu próprio plano ficaria sem acesso a recursos federais para qualquer área de saneamento, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que encampou a luta para estender o prazo. Até 2018, dos 5.568 municípios brasileiros, somente 37% possuíam o PMSB elaborado. O Plano deve apresentar os problemas locais e ainda estabelecer as possíveis soluções técnicas, financeiras e sociais relacionados à área em questão.

LINHA DIRETA

O governador Helder Barbalho mandou incluir na placa de inauguração da ponte sobre o Rio Moju os nomes dos 600 operários que trabalharam diretamente na obra, construída em tempo recorde. A obra será entregue oficialmente à população na próxima sexta-feira, 31, pela manhã, pelo governador.

O Ministério Público e Justiça Eleitoral precisam ficar atentos a muitos anônimos na política que repentinamente surgiram nas ruas da capital com outdoors parabenizando-os por seus aniversários. Nesse time figura até um secretário da Prefeitura, tentando largar o rótulo do “famoso quem?”.

A procuradora-geral do MP de Contas do Pará, Silaine Vendramin, vai transmitir o cargo ao próximo titular, procurador de contas Guilherme Sperry, no dia 14 de fevereiro.

Uma pesquisa realizada na Embrapa descobriu duas novas variedades de plantas para produção de farinha em Altamira. A mais produtiva é a Jurará, que ao final dos 4 anos de avaliação teve rendimento médio de 35,86 toneladas por hectare e 33,75% de teor de fécula. Já a Chico Vara produz em média 33 toneladas por hectare ao ano e tem 32,15% de teor de fécula.

Afresco pintado na abóboda da Câmara de Vereadores de Santarém foi apagado durante a restauração do prédio. O pintor, Apolinário Silva, reclamou publicamente, mas até agora não se sabe de quem partiu a ordem para os operários “pintarem o sete”. O presidente da Casa, que já é calado por natureza, emudeceu de vez.

No último trimestre de 2019, segundo o IBGE, 11,9 milhões de pessoas estavam desempregadas em todo o Brasil. Jovens entre 14 e 24 anos correspondiam a quase 40% desse número. Um dos caminhos que os jovens seguem para exercer suas habilidades são os estágios em empresas privadas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias