plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
LEIA MAIS!

Mortes de concursados em prova de aptidão física no Pará são destaque no Repórter Diário

Depois de sete anos de abandono do patrimônio histórico de Belém, sem fazer absolutamente nada que não fosse procrastinar e empurrar com a barriga, o prefake Zenaldo Coutinho tenta agora impedir a conclusão da obra da Casa das Onze Janelas, que está 90

Imagem ilustrativa da notícia Mortes de concursados em prova de aptidão física no Pará são destaque no Repórter Diário camera Veja o que acontece no Estado através do RD | Reprodução

Depois de sete anos de abandono do patrimônio histórico de Belém, sem fazer absolutamente nada que não fosse procrastinar e empurrar com a barriga, o prefake Zenaldo Coutinho tenta agora impedir a conclusão da obra da Casa das Onze Janelas, que está 90% concluída. Mandou revogar a autorização que já havia concedido, apenas pelo prazer de interromper os trabalhos, pois sabe que não tem motivos para que a reforma não seja concluída. É o típico caso de quem não faz nada, enrola todo mundo e nem deixa que ninguém faça alguma coisa pela cidade.

MALANDRAGEM

Zenaldo parece ter descoberto a solução para todos os problemas: terceirizar a administração municipal. Nem bem soltou no ar a ideia de parceria para cuidar do esquecido Mercado de S. Brás, o prefeito tucano lança edital de seleção para contrato de gestão de serviços de saúde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Marambaia. O certame vai selecionar entidades de direito privado, sem fins lucrativos, qualificadas como Organização Social em Saúde. O detalhe é que a UPA sequer foi construída ainda.

ANTECIPAÇÃO

O Pará foi um dos primeiros Estados a pagar antecipadamente o 13° salário dos servidores, com a parcela inicial paga em outubro e a segunda em novembro. A remuneração só foi possível após o governo ter conseguido alcançar o equilíbrio de contas públicas, a partir do Decreto Estadual nº 01/2019, que prevê a soma de medidas de reestruturação e ajuste fiscal, através da contenção de gastos, despesas e do corte de 20% no número de servidores temporários.

MADEIRA

Uma equipe de fiscalização da Reserva Extrativista (Resex) Ipaú-Anilzinho realizou operação de combate à extração ilegal de madeira na unidade, de 11 a 15 de dezembro. A ação, deflagrada a partir de denúncias, contou com o apoio da PM e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. No local, foi identificado o corte de 17 árvores nativas, abrangendo angelins e maçarandubas, espécies ameaçadas de extinção e protegidas por lei estadual. A área foi isolada e foi lavrado auto de infração e apreensão de aproximadamente 190 metros cúbicos de madeira em tora.

ATERRO

Quatro processos cíveis, quatro criminais e dezenas de réus integram o delicado litígio que envolve o aterro sanitário de Marituba. Dois processos criminais se encontram na fase de alegações finais. A última audiência de instrução e julgamento teve a presença de duas testemunhas de acusação e seis acusados, ouvidos pelo juiz Iran Sampaio, da 3ª Vara Penal de Marituba. A maioria das acusações é de crimes de poluição e contra a administração ambiental.

COBRANÇAS

A morte de dois concursados nas provas de aptidão física da Polícia Civil neste ano e o surto de sarampo nos municípios foram demandas cobradas pela deputada Heloísa Guimarães (DEM) ao presidente da Comissão de Saúde da Alepa, Jaques Neves (PSC). Sobre as provas, a parlamentar diz que precisa haver avaliação e adaptação em relação ao edital nacional do concurso, que exige, dentre outros testes, corridas de 12 quilômetros, exigência considerada incompatível tanto pelo clima da região quanto pelo nível cobrado, praticado basicamente por atletas.

LINHA DIRETA

A Festividade de São Benedito será aberta em grande estilo este ano. O Governo do Pará, por meio das secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas realiza, hoje, às 18h, o ato de entrega da Estátua de São Benedito, no mirante da cidade.

Executada desde setembro deste ano, a estátua teve investimento total de R$ 870 mil. O processo culmina com a entrega da nova estátua do padroeiro em fibra e resina, com acabamento em pintura de alta resistência e dimensões de 16,5 metros de altura por 4 metros de diâmetro.

O Ministério Público Federal vai realizar audiência pública, no próximo dia 14 de janeiro, para debater os impactos socioambientais da hidrelétrica de Tucuruí e de suas eclusas. Também serão debatidas as compensações devidas às comunidades atingidas. O evento será realizado no ginásio municipal de Tucuruí.

Além da participação de toda a sociedade – respeitada a capacidade máxima do ginásio, que é de 1,5 mil pessoas –, o MPF convidou para a audiência pública representantes de Eletronorte, Semas, Ibama, Dnit e representantes das populações atingidas.

O presidente da Cooperativa de Agricultores de Volta Grande do Xingu, Erasmo Teófilo, visita Belém hoje para reunir com a CSP-Conlutas PA e para denunciar as ameaças de morte que vem sofrendo de ruralistas, junto à comunidade de Anapu e da região do Xingu.

O desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, do TJPA, lança amanhã o livro “Temas Jurídicos” com o selo da Marques Editora. O lançamento será às 11h, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, na rua João Diogo, ao lado do Corpo de Bombeiros, no bairro da Campina.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias