plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

TRE-PA altera edital de concurso público e reformula oferta de vagas

Para garantir a produção de açaí o ano todo para o Estado do Pará e para o Brasil, a Embrapa desenvolveu a cultivar BRS Pai d’Égua. A variedade atende às principais demandas da cadeia produtiva do açaí: a produção na entressafra e frutos menores, que faci

Imagem ilustrativa da notícia TRE-PA altera edital de concurso público e reformula oferta de vagas camera Divulgação

Para garantir a produção de açaí o ano todo para o Estado do Pará e para o Brasil, a Embrapa desenvolveu a cultivar BRS Pai d’Égua. A variedade atende às principais demandas da cadeia produtiva do açaí: a produção na entressafra e frutos menores, que facilitam o processamento e rendem mais, características que agradam ao produtor e ao mercado. Um dos maiores diferenciais é a distribuição bem equilibrada da produção anual. A BRS Pai d’Égua produz 46% no período da entressafra (de janeiro a junho) e 54% na safra (de julho a dezembro). Trata-se de uma forte vantagem para o produtor, pois a redução da oferta de açaí na entressafra faz o seu preço aumentar, além de provocar demanda reprimida nesse período.

RETIFICAÇÃO

A Comissão de Concurso do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) retificou o Edital n.º 001 para deixar claro que, além das 3 vagas oferecidas, o certame também formará cadastro de reserva para os cargos de Técnico Judiciário - Área Administrativa e Analista Judiciário - Área Judiciária, além de acrescentar ao normativo a permissão para que os candidatos sejam aproveitados por outros órgãos do Poder Judiciário da União, de acordo com a conveniência e oportunidade, caso preenchidos os requisitos que estabelece. O edital retificador, que já se encontra disponível na página do TRE-PA (https://bit.ly/35nJY9k), será publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25).

SAÚDE

Integrantes do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA) fizeram parte da equipe responsável pela coleta de dados para o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), cujo objetivo é de ampliar o acesso, melhorar e padronizar a qualidade da saúde básica nacional, regional e local, além de permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais.

SAÚDE 2

Foram avaliados, no Pará, 1.265 Unidades de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O projeto contou com 60 colaboradores entre equipe lógica, coletadores de dados e supervisores de campo, que estiveram em 130 municípios do Estado. Desde 2017, a UFPA foi a única universidade a conduzir a pesquisa na Região Norte, possuindo total autonomia do planejamento, da gestão e condução do processo de coleta e processamento dos dados.

CRÉDITO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já recebeu do governo do Pará o projeto-piloto que inclui cinco famílias de agricultores do município de São Domingos do Araguaia, no sudeste do Estado, no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O diretor do Departamento de Gestão do Crédito Fundiário, Carlos Everardo, informou a seleção das famílias, com base no histórico socioeconômico, durante visita à sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), nesta semana.

COOPERAÇÃO

Na reunião, o diretor Carlos Everardo disse que o governo federal já mantém com o Pará um acordo de cooperação para condução do PNCF. “Estamos com essas cinco propostas, que queremos contratar ainda este ano. Não tendo nenhum problema cadastral, tanto dos agricultores quanto das propriedades. É bem provável que até o final deste ano estaremos entregando essas contratações”, projetou. A partir da liberação dos créditos, os agricultores poderão adquirir terras não apenas para cultivo, mas também para construir residência.

LINHA DIRETA

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Anna Turan realizou o 1º workshop sobre os cuidados com nascimento de prematuros da Região do Baixo Tocantins. O evento faz parte da programação de ações voltadas para o mês de conscientização à prematuridade, e reuniu representantes de municípios da região.

A 16ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades do Pará (ConCidades/PA) será realizada, em Belém, entre os dias 26 e 29 de novembro. O evento é desenvolvido três vezes ao ano, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), com o objetivo de discutir as políticas públicas vigentes e propor novas diretrizes para o desenvolvimento do Pará.

A comunidade da UFPA poderá acompanhar ao vivo a Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (Consun), nesta segunda-feira (25), às 9h, quando serão apresentadas as propostas de resolução que regulamentam a consulta prévia à comunidade universitária para a escolha dos nomes para os cargos de Reitor e Vice-Reitor para o quadriênio 2020-2024 e a composição da lista tríplice pelo Consun. O link é http://aovivo.nitae.ufpa.br/.

O Judiciário paraense realiza, de 2 a 4 de dezembro, a Jornada de Conciliação Processual. Para os dois dias de ação, foi programada a realização de 185 audiências de conciliação, referentes a processos de Varas Cíveis e Empresariais e do Juizado Especial Cível.

A jornada visa incentivar a prática da conciliação judicial na execução de julgados cíveis, e com isso, reduzir o acervo processual e a taxa de congestionamento nas unidades judiciárias, por meio da negociação entre as partes litigantes, com a solução definitiva dos processos em fase de execução e cumprimento de sentença/decisão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias