plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Assinatura para ferrovia Marabá-Barcarena e incêndio em Curuçá estão no RD de hoje

O governador do Pará, Helder Barbalho, assina hoje, em Brasília, o protocolo de intenções com a empresa China Communication Construction Company (CCCCSA), controladora da brasileira Concremat, para estudos de viabilidade econômica de implantação e expl

Imagem ilustrativa da notícia Assinatura para ferrovia Marabá-Barcarena e incêndio em
Curuçá estão no RD de hoje camera Leia mais e fique bem informado sobre o que acontece no Estado com o Repórter Diário | Reprodução

O governador do Pará, Helder Barbalho, assina hoje, em Brasília, o protocolo de intenções com a empresa China Communication Construction Company (CCCCSA), controladora da brasileira Concremat, para estudos de viabilidade econômica de implantação e exploração do projeto de um corredor ferroviário entre Marabá e Barcarena. O interesse mútuo na concepção e viabilidade do projeto está exposto no protocolo de intenções, que servirá de orientação para futura negociação e assinatura de convênios, acordos e outros termos no âmbito das necessidades do projeto ferroviário.

BENEFÍCIOS

Segundo manifestação do governador Helder Barbalho, o Estado tem total interesse no fomento de investimentos de logística ferroviária no território paraense, a fim de trazer benefícios à economia estadual, com a consequente redução de custos de transporte e fretes, por exemplo. O protocolo de intenções para estudos de viabilidade do corredor ferroviário será publicado no Diário Oficial do Estado, após sua celebração na reunião de hoje, no Centro de Convenções da capital federal.

DESRESPEITO

A situação de descumprimento do Código de Posturas do município atingiu um ponto tão grave em Belém que é cada vez mais corriqueiro o uso de espaço público por particulares. São os chamados donos de rua – e no centro da cidade. Um bar estendeu sua área útil ao leito da rua, espalhando mesas e cadeiras pelo asfalto, na Braz de Aguiar, entre Benjamin Constant e Dr. Moraes, impunemente. Além do abuso óbvio às normais legais, a medida gera prejuízos para pedestres e motoristas, pois a rua perde mais de um metro de espaço naquele movimentado trecho.

MANUTENÇÃO

Tramita na Câmara Municipal de Belém projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de vistoria técnica, manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos públicos ou privados na capital paraense. De autoria do vereador Neném Albuquerque (PSL), o projeto exige que as edificações tenham Certificação de Inspeção Predial, que será fornecida pelo órgão competente da Prefeitura. O laudo de vistoria deverá ser elaborado por engenheiro ou arquitetos devidamente habilitados com registro junto ao Crea-PA.

PONTE

Com a estrutura do tabuleiro e cabos estais do vão central da ponte no canteiro de obras às margens do rio Moju, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) abre a fase final de trabalhos para religação da Alça Viária até o dia 15 de dezembro. Partes da ponte foram fabricadas em São Paulo e Fortaleza e chegaram ao canteiro no prazo estipulado em contrato e dentro das especificações técnicas exigidas. Na pré-concretagem da laje, que contém 360 unidades, mais de 200 já foram concretadas.

MALÁRIA

A Sespa registrou, de janeiro a outubro de 2019, uma expressiva redução de 35% nos casos de malária, se comparado ao mesmo período de 2018. São 25.946 casos em 2019 contra 40.178 em 2018. O resultado positivo se deve às ações desenvolvidas pela Coordenação Estadual de Controle da Malária juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde, tendo como meta a redução de 75% dos casos da doença até 2023, conforme pactuado na última reunião de Avaliação do Programa de Controle da Malária no Estado do Pará, realizada em agosto, em Belém.

LINHA DIRETA

Um incêndio criminoso atingiu área destinada a um parque ambiental, em Curuçá, no nordeste do Pará. O Rio Quente, como é conhecido o lago de mais de um quilômetro de extensão, teve seu entorno consumido pelas chamas ateadas com ajuda de tochas. O IdeflorBio realizou recentemente extenso estudo de viabilidade para criação do parque.

A Amat Carajás, entidade representativa do sul e sudeste do Pará, completa hoje 42 anos de fundação. Considerada a maior entidade do Pará, a Amat atua no desenvolvimento e autonomia dos municípios, trabalhando junto aos poderes executivo e legislativo, buscando desenvolvimento e melhorias em defesa dos interesses regionais.

Belém recebe, entre os dias 12 e 14 de novembro, no Hangar, o I Seminário Internacional de Defesa e Proteção da Amazônia (Amazon Security and Defence Exhibition – ASDX na sigla em inglês). A programação completa pode ser consultada no site https://asdx.com.br/.

Evento de abrangência internacional, o ASDX discute temas relacionados com novas tecnologias e apresentação de soluções inovadoras da indústria voltadas para as Forças Armadas, forças de Segurança Pública, agências de Governo e ferramentas que contribuam com o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A cerimônia de abertura do navio Logos Hope, considerado a maior livraria flutuante do mundo, acontece amanhã (13), na Escadinha do Cais do Porto. Os amantes de livros terão à disposição mais de cinco mil títulos nacionais e internacionais, com atendimento ao público por uma equipe de voluntários.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias