plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DESTAQUES

Sead vai leiloar aviões para sucata no Pará. Leia no Repórter Diário

A Sead realizará, no dia 27 de novembro, um leilão público (do tipo maior lance ofertado) para alienação de aeronaves em estado de recuperação e sucata, oriundas de órgãos da administração estadual. O edital de leilão público foi publicado no Diário Of

Imagem ilustrativa da notícia Sead vai leiloar aviões para sucata no Pará. Leia no
Repórter Diário camera Leia outras no Repórter Diário | Divulgação

A Sead realizará, no dia 27 de novembro, um leilão público (do tipo maior lance ofertado) para alienação de aeronaves em estado de recuperação e sucata, oriundas de órgãos da administração estadual. O edital de leilão público foi publicado no Diário Oficial de terça-feira (5). O leilão será realizado via on-line, através do site da leiloeira responsável, e de forma presencial. Duas aeronaves compõem os lotes: um avião Embraer Xingu e um motoplanador. A respectiva lista de oferta, com os valores iniciais de cada lote, pode ser consultada no edital publicado no DOE.

DESMATAMENTO

Com 53%, o Pará lidera os índices de desmatamento em setembro aferidos pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) e divulgados ontem pelo Imazon. O estudo mostra que a Amazônia perdeu 802 quilômetros quadrados de floresta, um aumento de 80% em relação a setembro de 2018. O sistema aponta que, além do Pará, o desmatamento atinge Rondônia (13%), Amazonas (11%), Acre (11%), Mato Grosso (10%) e Roraima (2%) . O instituto ressalta que os meses iniciais da estação de desmatamento são os que geralmente mais contribuem para a taxa anual de desmatamento.

UNIDADES

A área de alerta de desmatamento detectada pelo SAD de agosto a setembro de 2019 aponta aumento de 71% em relação a 2018. Isso significa que o avanço do desmatamento é maior no início da nova estação. A Reserva Extrativista Chico Mendes (AC), a Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu (PA) e a Reserva Extrativista Jaci Paraná (RO) lideram o ranking de Unidades de Conservação mais desmatadas em setembro. As terras indígenas Apyterewa, Cachoeira Seca do Iriri e Ituna/Itatá, todas no Pará, estão no topo das que mais perderam área florestal no mês.

MERCADO

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) se manifestou ontem na Câmara Federal sobre o edital da Prefeitura de Belém cedendo o Complexo de São Brás por 30 anos à iniciativa privada. Além da preocupação com a situação das famílias que comercializam produtos no mercado, o deputado criticou o prefeito Zenaldo Coutinho, que, ao invés de reformar o prédio histórico, resolveu privatizar. O mercado foi construído há 180 anos e foi totalmente reformado em 1999 na gestão do próprio Edmilson na prefeitura de Belém.

ARCEBISPO

Em meio à repercussão pelo anúncio de seu nome como novo bispo da agora Arquidiocese de Santarém, na manhã de ontem, Dom Irineu Roman, mandou uma mensagem ao povo católico da Pérola do Tapajós e fez agradecimentos especiais aos bispos e presbíteros da Arquidiocese Metropolitana de Belém, com quem trabalhou nos últimos anos. Em vídeo de quase sete minutos, o bispo dirigiu-se a todos citando o convite que recebeu do Papa Francisco, em Roma, durante o Sínodo da Amazônia, para assumir a nova Arquidiocese de Santarém.

MISSÃO

Segundo o próprio Dom Irineu, o Santo Padre lhe deu duas notícias naquela ocasião. A primeira foi sobre a elevação de categoria da diocese de Santarém a arquidiocese metropolitana. A segunda foi sobre a sua nomeação como primeiro arcebispo. “Desde pequeno quando fui chamado à vida religiosa na congregação de São José, estudei e passei pelas várias etapas de formações, e trabalhei como padre no Rio Grande do Sul, Brasília e Belém. Sei que a minha primeira atividade será conhecer a vida dos caminhos do povo para onde fui enviado para servir. O Papa Francisco confiou a mim, a grande missão para servir aos santarenos” destacou.

LINHA DIRETA

A Escola Doutora Maria Amália de Souza, de Santarém, é finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. A escola concorre com o projeto “Educação Fiscal e o Desenvolvimento de Competências Empreendedoras: um diálogo entre a escola e empresas do Bairro do Mapiri”.

Foi aberto oficialmente na sexta-feira passada, dia 1º, o Mês Nacional do Júri, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça. No Pará, mais de 160 júris estão agendados para esse período. A ação é um esforço concentrado, durante o mês de novembro, para que os tribunais julguem crimes de homicídios ou tentativa de homicídio.

Aprovado na semana passada, o Regimento Interno da OAB-PA foi adaptado ao Código de Ética e Disciplina da Ordem e encampa as novas diretrizes legais. O documento deve ser submetido à apreciação do Conselho Seccional e depois será remetido à Segunda Câmara do Conselho Federal para homologação.

A Câmara Municipal de Primavera vai julgar as contas da ex-prefeita Cleuma Maria Bezerra de Oliveira (PSDB) usando como base o acórdão do Tribunal de Contas dos Municípios, que rejeitou as contas. A tendência no Legislativo municipal é pela reprovação das contas.

O presidente do TCMPA, Sérgio Leão, palestra para conselheiros e gestores de Regimes Próprios de Previdência Social de todo Brasil hoje à noite, na Estação das Docas. A participação do tribunal no acompanhamento das ações para melhorias e sustentabilidade desses regimes foi destaque na abertura oficial do evento, ontem.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias