plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
DESTAQUES

Jurunas e Guamá sem homicídios em outubro. Leia no Repórter Diário!

Marcados por altos índices de violência nos últimos anos, os bairros do Guamá e Jurunas não registraram homicídios, no período de 1º a 30 de outubro, segundo o Governo do Estado, que atribui os dados à massificação do policiamento a partir das ações in

Imagem ilustrativa da notícia Jurunas e Guamá sem homicídios em outubro. Leia no Repórter
Diário! camera Ações de programas como o Ter Paz vem garantindo melhorias na segurança pública | Agência Pará

Marcados por altos índices de violência nos últimos anos, os bairros do Guamá e Jurunas não registraram homicídios, no período de 1º a 30 de outubro, segundo o Governo do Estado, que atribui os dados à massificação do policiamento a partir das ações integradas do Programa de Estado Territórios Pela Paz (TerPaz). Houve ainda, no período, a redução de 30% nos casos de roubos no Jurunas e 11% no Guamá. Ao comparar o período de 1º de janeiro a 30 de outubro, dos anos de 2018 e 2019, o número de homicídios no Guamá caiu 25% e 63% no Jurunas.

ECONOMIA

O Governo pretende economizar R$ 513 milhões ao ano com a extinção das secretarias de Planejamento e de Administração. O projeto enviado pelo poder executivo foi aprovado na Alepa. As duas secretarias serão fundidas para criação da Seplad (Secretaria Estadual de Planejamento e Administração), com isso serão extintas diretorias e cargos de confianças (DAS) e outras despesas. A meta do governador Helder Barbalho é reduzir despesas internas do governo e investir em obras e serviços.

Engodo

A prefeitura anuncia para hoje uma nova ampliação do sistema BRT. Na verdade isso não remete a nenhuma melhoria significativa na vida do usuário. O cidadão vai pegar um ônibus numa das poucas estações que funcionam e vão parar num lugar qualquer incluindo em trechos sem a pista exclusiva dos expressos. O monstrengo, cuja demora é similar ao preparo da maniçoba, está bem longe de ser dado como concluído. Visível a olho nu, essa liberação a conta-gotas é só pra encher linguiça.

ENDIVIDADOS

Segundo estudo divulgado pelo Serasa Experian, o Pará tinha em agosto um total de 2.799,780 inadimplentes. O dado curioso desse levantamento indica que o percentual de homens e mulheres endividados é igual: 50%, diferente do que ocorre em outras unidades da Federação. No Tocantins, por exemplo, 56% dos homens estão inadimplentes, bem acima da média nacional. Em outros dez estados, as mulheres são maioria entre os devedores.

FEIJÃO

A partir do ano que vem, o produtor paraense de feijão-caupi contará com um novo instrumento que garantirá mais segurança técnica e financeira às safras da cultura. Em reunião realizada na semana passada, na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, foram apresentados e validados os parâmetros e índices técnicos, para a operacionalização do primeiro Zoneamento de Risco Climático (ZARC) para esse cultivo no estado.

ÔNIBUS

Caso não surja nenhum impedimento, Santarém deve inovar no transporte público a partir de abril de 2020. Depois de conciliação entre a Prefeitura de Santarém e a viação Monte Cristo, vencedora da licitação para o transporte coletivo do município, a empresa se comprometeu a apresentar os 110 ônibus elétricos adquiridos via financiamento. A empresa informou que vai construir um parque de energia solar fotovoltaica para compensar eventuais problemas com o fornecimento de energia.

REALIDADE

Os visitantes do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi passam a ter acesso a informações sobre os originais vestígios humanos na Amazônia por meio de realidade virtual. A exposição “Arte rupestre amazônica e realidade virtual” reúne informações sobre teorias a respeito da ocupação do continente, além de desenhos pintados e gravados em rochas do Parque Estadual de Monte Alegre.

LINHA DIRETA

A Prefeitura de Belém decidiu criar mais 76 cargos, sendo 19 como Direção e Assessoramento Superior, os famosos DAS, na Fundação Municipal de Assistência ao Estudante. Segundo decreto publicado na semana passada, apenas 12 cargos foram extintos na antiga estrutura.

O Sindicato dos Médicos do Pará informa que ainda restam vagas para o curso Medicina em Exercício do Esporte, organizado pelo Instituto HZM que terá início no dia 23 e 24 de novembro, com duração de 22 meses. As inscrições podem ser feitas pelo do site do Instituto.

“Escola, universidade e futuro: agir, reagir e construir um ensino público de qualidade o Brasil” é o tema que move a XXIV Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O evento inicia hoje e reunirá mesas redondas, conferências e palestras que aprofundarão a temática sobre os rumos que a educação no país precisa tomar para que este aspire uma posição de protagonismo mundial.

A secretária de Cultura, Úrsula Vidal, comemora o crescimento da audiência das páginas oficiais da Secult. Em janeiro de 2019, a secretaria contava com 300 seguidores na principal das redes sociais. Hoje alcança 19.500 seguidores.

Daniel Sobrinho, diretor adjunto do setor elétrico do Sinduscon-PA, acaba de ser escolhido para a vaga de engenheiro eletricista do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia para o período 2020-2022. Sobrinho tem passagens pelo Crea-PA, cooperativa Mútua e Clube de Engenharia do Pará, que presidiu por três mandatos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias