plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

UFPA deve receber alunos estrangeiros em condições de vulnerabilidade. Detalhes no RD

Em 2020, a Universidade Federal do Pará pode receber até 374 calouros estrangeiros em condições de vulnerabilidade. O concurso foi batizado de Processo Seletivo Especial para Imigrantes, Refugiados, Asilados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas e

Imagem ilustrativa da notícia UFPA deve receber alunos estrangeiros em condições de
vulnerabilidade. Detalhes no RD camera Acompanhe outras notícias no RD de hoje | Divulgação/UFPA

Em 2020, a Universidade Federal do Pará pode receber até 374 calouros estrangeiros em condições de vulnerabilidade. O concurso foi batizado de Processo Seletivo Especial para Imigrantes, Refugiados, Asilados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (PSE MIGRE) e será realizado pela primeira vez. O número de vagas equivale a duas em cada um dos 187 cursos ofertados pelo concurso em todos os campi da UFPA.

HELDER NO VATICANO

O governador Helder Barbalho estará hoje no Vaticano onde participa da Primeira Cúpula de Governadores da Pan-Amazônia, uma iniciativa conjunta da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano e governadores da Amazônia brasileira. Helder terá vez de fala às 11h e tratará das perspectivas desses governadores, e ainda de soluções e mecanismos de financiamento, como o Fundo Amazônia Orental (FAO), para o desenvolvimento sustentável da região. As ações planejadas dentro do programa Território Sustentáveis, voltado para municípios com os maiores índices de desmatamento, também serão abordadas.

CÚPULA

Além de Helder, participam os governadores Wilson Lima (AM), Flávio Dino (MA) e Wellington Dias (PI), que representa o Consórcio do Norteste. Chefes do poder executivo de nove países que compõem o território amazônico, além de convidados, autoridades, representantes da sociedade civil e pesquisadores também participarão do evento. Desmatamento líquido zero, direitos dos povos indígenas, populações tradicionais, ênfase na Bioeconomia, erradicação da pobreza e valorização dos serviços ambientais prestados ao planeta fazem parte da pauta de discussão.

CÍRIO 2019

A Diretoria da Festa de Nazaré e o Dieese/PA realizam nesta segunda-feira (28) a última coletiva de imprensa sobre o Círio 2019. Na ocasião, será apresentado o balanço final da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, com dados das procissões, públicos, Círio Musical, projeto de evangelização e visitas da Imagem Peregrina.

ESQUADRÃO

A Marinha do Brasil vai ativar amanhã (29) o Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), em Belém. A organização militar é subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, que cobre os Estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. A cerimônia de ativação será realizada na Ala 9, às 10h, e contará com a presença do comandante de Operações Navais, almirante de esquadra Leonardo Puntel, e do comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto.

CÂMERAS

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) iniciou estudos internos no sentido de disponibilizar aos agentes de fiscalização do órgão a tecnologia Body Cam. O objetivo é que câmeras sejam acopladas aos fardamentos para que todas as ações e abordagens sejam gravadas e as imagens armazenadas para tornar o processo de fiscalização mais transparente, facilitando a comprovação de infrações, além de resguardar a atuação e a integridade dos agentes. A iniciativa teve aceitação total por parte da categoria.

LINHA DIRETA

O Ministério Público do Estado vai apurar possíveis irregularidades praticadas por inspetores da Guarda Municipal de Belém (GMB), que estariam alugando espaço para donos de barcos e balsas, desde 2012, no porto localizado na Av. Arthur Bernardes, no Tapanã.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu recentemente o prêmio de primeiro lugar da região Norte no Ranking Nacional de Universidades Empreendedoras, promovido pela Brasil Jr, instância que representa as empresas juniores brasileiras.

Professores e alunos de escolas públicas do Pará participam em São Paulo da semifinal da 6ª Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa (OLP), concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. A iniciativa é do Ministério da Educação.

A OLP é um dos eventos mais importantes na área da linguagem, no Brasil. Contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Este ano, o tema é “O lugar onde vivo”, que propicia estreitar vínculos com a comunidade.

Procuradores do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) passaram por treinamento para aprender a lidar com o Sisjuri - sistema jurídico digital de apoio à análise processual, integrado diretamente ao Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

Atualmente, a Procuradoria Jurídica do Igeprev recebe de 400 a 500 processos semanalmente, entre demanda de militares, concessão de pensão por morte e revisão de benefícios previdenciários. O novo sistema vem para melhorar o trabalho do instituto, agilizando a distribuição de processos.

O Centro de Educação Profissional Prof. Raymundo Alberto Papaléo Paes será inaugurado amanhã (29) pelo presidente da Fecomércio e do Conselho Regional do Senac, Sebastião de Oliveira Campos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias