plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DESTAQUES

Barros Barreto tenta por fim a maior crise de sua história. Leia no RD de hoje

Gestores do Hospital Universitário Barros Barreto, que assumiram em agosto, prometeram remeter até o dia 23 de outubro ao Comitê Interinstitucional de Resoluções Administrativas de Demandas de Saúde (Cirads) o plano emergencial detalhando medidas que s

Imagem ilustrativa da notícia Barros Barreto tenta por fim a maior crise de sua história.
Leia no RD de hoje camera O Repórter Diário tem notícias fresquinhas. Fique atento! | Arquivo

Gestores do Hospital Universitário Barros Barreto, que assumiram em agosto, prometeram remeter até o dia 23 de outubro ao Comitê Interinstitucional de Resoluções Administrativas de Demandas de Saúde (Cirads) o plano emergencial detalhando medidas que serão adotadas até o final deste ano para sanar graves precariedades estruturais e operacionais do hospital. Fundado em 1957, como um sanatório, virou hospital em 1976 e enfrenta sua mais grave crise em quatro décadas de existência. O compromisso foi assumido em reunião na Justiça Federal, em Belém.

VEREADOR

Ao invés de cobrar trabalho de verdade e providências quanto ao interminável BRT metropolitano, o porta-voz oficial de Zenaldo na Câmara Municipal, vereador Mauro Freitas, prefere fazer deboche da Assembleia Legislativa em plena sessão ordinária da CMB. O inusitado comportamento é tanto mais grave pela necessidade institucional de respeito e bom relacionamento entre as duas casas legislativas. Como presidente da CMB, Freitas não pode descer ao nível da molecagem atacando os deputados com a falsa acusação de que a Alepa só copia projetos de vereadores.

DEFICIÊNCIAS

Funcionários com mais de 20 anos de atuação no hospital, entre eles o médico pediatra Miguel Pinheiro, e a promotora do MPPA, Suely Regina Ferreira Catete, reforçaram relatos sobre graves deficiências que precisam ser sanadas com urgência, pois põem em risco pacientes que podem ter a saúde agravada por doenças adquiridas em decorrência das deficiências estruturais enfrentadas pelo HUJBB. Entre os problemas citados, estão a falta de áreas de isolamento, ausência de UTI para a pediatria e carência de ventiladores, medidores de pressão arterial e tomografia para crianças.

MUTIRÃO

Acontece hoje, a partir das 8h, um mutirão para resolução de conflitos de casos de família. A ação ocorre na sede da Defensoria Pública e o objetivo é que as partes cheguem a um acordo sem que haja necessidade de ingressar com ação na Justiça. O mutirão terá a participação da Comissão Sistêmica do Tribunal de Justiça do Pará, com a presença dos juízes Acrísio de Figueiredo, Agenor Corrêa e Edna Palha. Os magistrados, juntamente com a equipe da Defensoria Pública, farão a acolhida das partes, com a triagem de seus documentos.

CONCURSO

Para esclarecer sobre o concurso que será realizado para ocupação de vagas disponíveis e cadastro de reserva, o Tribunal Regional Eleitoral informa que não encaminhou a qualquer meio de comunicação o Projeto Básico para solicitação de propostas de organizadoras de concurso. O processo é de contratação direta, com dispensa de licitação. Dentre as nove empresas consultadas, apresentaram proposta o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação), o Iades e Fundação Getúlio Vargas, sendo que o IBFC ofertou o maior desconto para a realização do concurso.

TRAMITAÇÃO

O processo está em fase de tramitação para avaliação dos demais requisitos para a contratação da organizadora, não sendo possível, segundo o TRE, afirmar qual empresa ficará responsável pela realização do certame, até que seja assinado o instrumento contratual. “Reforçamos que as informações oficiais divulgadas pelo TRE-PA são as que constam de seu site oficial e de seus perfis nas redes sociais, como ocorreu com a matéria publicada em seu sítio eletrônico na internet no dia 3 de outubro”, diz a nota.

LINHA DIRETA

Parlamentares, ambientalistas, líderes indígenas, pesquisadores e personalidades do meio artístico fizeram de Marabá capital da defesa do meio ambiente e dos povos amazônicos, ontem, com a realização do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia.

Composto por uma ampla frente partidária de oposição ao governo federal, com apoio de organizações ambientalistas e sindicais, o Fórum em Defesa da Amazônia discute meios de resistir ao enfraquecimento de instituições que defendem o meio ambiente e a biodiversidade.

O coronel Osmar Nascimento, que foi candidato ao Senado pelo PDT, é pré-candidato a vereador, no ano que vem. Osmar vai se filiar ao MDB.

O Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca) promoverá hoje a assistência jurídica e cidadania, além de atendimentos na área da saúde e beleza para estudantes, pais ou responsáveis, na Escola Estadual Anísio Teixeira, no bairro do Telégrafo,

No evento haverá palestra pela Fundação ParáPaz, serviços do programa Balcão de Direitos, com emissão de RG, emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito; CPF e CTPS. Haverá também reconhecimento voluntário de paternidade ou por exame de DNA, pelo Programa Pai Legal.

A Fundação Carlos Gomes realiza hoje concerto especial na Igreja de S. Raimundo Nonato, a partir das 19h. Acompanhado por uma camerata de alunos e professores da fundação, o Coro Carlos Gomes interpretará músicas sacras marianas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré e o Círio.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias