plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
DESTAQUES

Festa da Chiquita é marcada por truculência de 'autoridades'; leia no RD de hoje

Pessoas presentes à Festa da Chiquita, sábado (12) à noite, no Bar do Parque e entorno do Theatro da Paz, apontam curiosa coincidência no show de violência e destempero de guardas municipais contra frequentadores do evento. Minutos antes, o presidente

Imagem ilustrativa da notícia Festa da Chiquita é marcada por truculência de 'autoridades'; leia no RD de hoje camera Festa ocorre logo após o encerramento da trasladação | Reprodução/Facebook

Pessoas presentes à Festa da Chiquita, sábado (12) à noite, no Bar do Parque e entorno do Theatro da Paz, apontam curiosa coincidência no show de violência e destempero de guardas municipais contra frequentadores do evento. Minutos antes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Freitas, esteve na praça e tentou usar o microfone para fazer um discurso. Foi rechaçado, vaiado e expulso do local. Logo a seguir, a Guarda Municipal chegou, apreendeu os tambores de grupos afro-religiosos e atirou spray de pimenta nas pessoas.

MEGAOPERAÇÃO

Uma megaoperação foi realizada ontem (15) para combater garimpos ilegais, nas Vilas Cega Jegue e União, zona rural de Marabá. A Operação Interagência foi coordenada pela 23ª Brigada de Infantaria de Selva, por meio do 52º BIS. O comboio contou com 30 viaturas e três aeronaves, sendo dois helicópteros Pantera, do Exército, e uma aeronave Cougar, da Marinha. Foram cumpridos

24 mandados de prisões preventivas, 29 de buscas e apreensões, 52 mandados judiciais de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens e seis ordens judiciais de suspensão das atividades econômicas das empresas investigadas.

APREENSÕES

As ordens judiciais foram expedidas pelo juízo da 2ª Vara da Justiça Federal de Marabá. Durante a ação também foram apreendidas máquinas e equipamentos usados nos garimpos ilegais. Participaram desta operação 147 militares do 52º BIS, 24 agentes da Polícia Federal, três delegados, 16 militares da Força Nacional de Segurança Pública e três agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis). A ação faz parte da Operação “Verde Brasil”, desencadeada em agosto após a ocorrência de queimadas na região.

JURUNAS

O Programa Territórios pela Paz inicia hoje ações no bairro do Jurunas, em Belém. Será o sétimo bairro a receber o programa que busca combater a criminalidade e potencializar a cidadania, tornando o Estado presente em áreas vulneráveis. Na primeira etapa de implantação, todas as instituições do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) estarão empenhadas para estabelecer o primeiro ciclo do programa, que é o choque operacional. Haverá a atuação das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, entre outros órgãos.

REVOADA

O clima esquentou na sessão de ontem da Assembleia Legislativa. O deputado Miro Sanova (PDT) queixou-se que três pedetistas de Ananindeua debandaram após serem convidados a filiarem-se em outra sigla. O último, inclusive, era presidente municipal do PDT. O vereador Neto Vicente anunciou pelas redes sociais o desligamento e o apoio a outro político nas eleições de 2020. “Ou há uma doença no PDT, ou é algum problema com o deputado Miro Sanova. Faço política olhando nos olhos, honrando minhas palavras e cumprindo meus acordos”, disparou Miro.

LINHA DIRETA

A Arquidiocese de Belém informou que na última segunda-feira, 14, o Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa, teve dores devido cálculo renal, havendo a necessidade de ir ao hospital em Roma para ser medicado. Nada agravante, segundo a nota. Dom Alberto já voltou aos trabalhos em prol do Sínodo para Amazônia.

Amanhã, 17, adultos e crianças do município de Ananindeua poderão se vacinar gratuitamente contra o sarampo. A campanha, promovida pela Secretaria de Saúde de Ananindeua (SESAU), ocorrerá no Shopping Metrópole Ananindeua, a partir das 10h.

Colunista do DIÁRIO, a jornalista de moda Tania Tatsch cobre (a convite) a 48ª edição da São Paulo Fashion Week, maior plataforma de moda e comportamento do hemisfério. Tatsch acompanha os desfiles que se realizam até sexta-feira (18) no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

O Supremo Tribunal Federal retirou de pauta a polêmica ADIN apresentada pelo PSOL sobre legalização de aborto para casos de gestantes contaminadas com o Zika vírus. Seria tomada decisão em plenário virtual na próxima sexta-feira, 18. O caso deve ir a plenário presencial da Corte em nova data.

Exposição de alimentos da cultura paraense e tour alimentar estão na programação do “1º Workshop Relativo ao Dia Mundial da Alimentação”, hoje pela manhã e à tarde, na área de cabanas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da UFPA. Inscrições gratuitas e limitadas.

Vários moradores do condomínio Cristal Ville encontraram o inseto barbeiro nas suas casas. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) precisa urgentemente fazer uma ação na região.

A 7ª edição do Simineral ON foi lançada ontem, 15, com o tema “Canaã dos Carajás e diversificação da cadeia produtiva do setor mineral”. Depois de se destacar na produção de milho, feijão, arroz e na cadeia do leite, Canaã teve o desenvolvimento impulsionado com a descoberta das jazidas minerais de cobre, níquel e ferro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias