plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Esgoto a céu aberto de Belém vira destaque negativo na imprensa nacional

Belém desfruta de ampla visibilidade com a presença de turistas nacionais e estrangeiros atraídos pelo Círio. Por tabela, é o período no qual fica mais exposta a olhares críticos. Na edição de ontem, o jornal Folha de S. Paulo destaca em devastadora matér

Imagem ilustrativa da notícia Esgoto a céu aberto de Belém vira destaque negativo na imprensa nacional camera Fernando Araújo

Belém desfruta de ampla visibilidade com a presença de turistas nacionais e estrangeiros atraídos pelo Círio. Por tabela, é o período no qual fica mais exposta a olhares críticos. Na edição de ontem, o jornal Folha de S. Paulo destaca em devastadora matéria a falta de saneamento nas ruas de Belém, capital com a menor rede de esgoto do país – é a segunda pior em coleta, atrás apenas de Porto Velho – e com “dejetos a céu aberto”, segundo a reportagem. Mais um episódio vergonhoso para a conta das omissas gestões tucanas de Zenaldo Coutinho, há sete anos fazendo figuração no cargo, sendo responsável pelo Sistema de Abastecimento de Àgua e Esgoto de Belém, e do ex-governador Simão Jatene, que sucateou a Cosanpa.

PORTOS

Representantes da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) participaram de audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, em Brasília, sobre a concessão da BR-163 e seus respectivos trechos estaduais e entroncamentos. Na ocasião, a diretora executiva da ATP, Luciana Guerise, destacou a importância do trecho rodoviário que integra o Sul ao Centro-Oeste e ao Norte do Brasil. Pediu a revisão dos estudos da BR-163 para a inclusão de trechos de cerca 10 km até Miritituba e mais 16,5 km até Santarenzinho, no Pará.

COMMODITIES

A rodovia é um eixo fundamental para o escoamento da produção de commodities, principalmente da Região Centro Oeste. Mostrou as estatísticas do escoamento de commodities pela região do Arco Norte e pela Barra Norte do rio Amazonas. Apenas no primeiro semestre de 2019, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), as instalações portuárias do Arco Norte escoaram 32,6% da exportação de soja e milho. A diretora da ATP destacou ainda as projeções de crescimento das commodities agrícolas para os próximos 30 anos na região.

TRANSPORTE

Para melhorar os serviços prestados aos usuários paraenses, o diretor-geral da Arcon-PA, Eurípedes Reis, assinou em Brasília um acordo de cooperação técnica entre a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Ele foi recebido pelo diretor-geral da Antaq, Mário Povia, e, durante a reunião, foram discutidas questões como o aprimoramento do acordo e a união de forças das instituições em prol da qualidade e segurança dos passageiros de transporte fluvial no Pará.

ADORAÇÃO

Desde a manhã de ontem, na Capela Bom Pastor, paróquias, pastorais e escolas católicas, se revezam pelas próximas 48 horas no ritual da Adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia. São 23 instituições dirigentes e 205 convidadas, além de 55 casais reunidos pela Diretoria da Festa para o acolhimento e organização do evento. A programação, realizada pela primeira vez em 2001, é um dos momentos de preparação espiritual para o Círio. A Adoração só termina às 06h de sexta-feira, 11, antes da missa de saída do Traslado.

PESCA

Estudo inédito na Amazônia comprova que unidades de conservação, que possuem foco principalmente na proteção de ecossistemas terrestres, também têm potencial para proteger os estoques pesqueiros. O objetivo foi verificar mudanças na composição e abundância da pesca em três diferentes unidades de conservação: Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns e Área de Proteção Ambiental (APA) Alter do Chão.

LINHA DIRETA

O Governo do Estado facultou expediente na administração direta e indireta nos dias 14 e 28 de outubro, em função do Círio e do Dia do Servidor Estadual. Na segunda-feira, 14, o expediente será facultado até 12h. As horas serão compensadas com o acréscimo de 1h à jornada normal diária nos dias 15, 16, 17 e 18 de outubro.

O Aeroporto de Val-de-Cans entrou em clima de Círio. Os visitantes são recebidos com uma chuva de bênçãos, ainda dentro dos aviões. No desembarque, a recepção é ao ritmo de carimbó, bandas e flash mob, com distribuição de fitas do Círio, essências nativas e castanha-do-Pará.

Como a capital, Belém, o município de Tucuruí, no sudeste paraense, realiza no próximo domingo (13) o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Cerca de 30 mil pessoas são esperadas para a procissão, que chega à 37ª edição neste ano.

Lideranças de povos tradicionais reivindicaram o reconhecimento do poder público durante o seminário realizado na Câmara Federal, por iniciativa do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), ontem. Os deputados assinaram o requerimento para criar a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais.

O programa Jovem Talento, de Jovem Aprendiz da Albras e Alunorte está com vagas abertas. Moradores de Barcarena e Abaetetuba, com idade entre 18 e 22 anos, e formação de ensino médio podem se candidatar. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site www.hydro.com.

Em 2020, o programa contará com formação técnica externa por seis meses, oferecida em conjunto com o Senai, e formação interna na Alunorte e na Albras. O Jovem Talento tem duração de um ano, com remuneração e benefícios compatíveis com os valores de mercado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias