plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Impasse entre prefeitura e motoristas gera problemas e insegurança no trânsito

Enquanto as principais capitais do país já conseguiram montar um sistema que permite o funcionamento das empresas de aplicativos, sem embaraços com os taxistas convencionais, Belém segue batendo cabeça. Mesmo com seguidas reuniões desde o ano passado, os

Imagem ilustrativa da notícia Impasse entre prefeitura e motoristas gera problemas e insegurança no trânsito camera Reprodução

Enquanto as principais capitais do país já conseguiram montar um sistema que permite o funcionamento das empresas de aplicativos, sem embaraços com os taxistas convencionais, Belém segue batendo cabeça. Mesmo com seguidas reuniões desde o ano passado, os motoristas se queixam de itens do regulamento proposto. O simples prazo de cadastramento dos profissionais tem sido constantemente descumprido, passando de junho para julho e agora estipulado para 7 de outubro. Sem diálogo, a Prefeitura ainda não conseguiu pôr em prática nem o curso obrigatório para os motoristas, o que representa um risco à própria segurança do trânsito.

OMISSÃO

Diante dos transtornos gerados pelas carreatas dos motoristas de aplicativos em vários pontos da cidade, anteontem e ontem, a Prefeitura de Belém comporta-se como se nada tivesse a ver com o problema. Alguém precisa dizer ao prefeito que resolver questões do trânsito é responsabilidade do poder público municipal. Os motoristas alegam que a regulamentação imposta pela PMB é arbitrária e fere seus direitos ao impor tempo máximo de sete anos para os veículos. O impasse parece longe do fim, se levada em conta a conhecida fama de omisso que o prefeito tucano carrega.

BARRAGENS

A apresentação do relatório formulado pela Comissão Externa de Fiscalização de Barragens da Assembleia Legislativa receberá novas contribuições dos deputados que integram o colegiado. Por essa razão e também devido à decisão da ação movida pelo MPF, que resultou em liminar concedida pelo juízo federal de Marabá, a sessão especial de apresentação do relatório será realizada logo após as festividades do Círio de Nazaré.

SEGURANÇA

As visitas no Centro de Recuperação Feminino (CRF) e Central de Triagem Metropolitana II (CTM 2), em Ananindeua, voltam ocorrer a partir de amanhã, 3. O calendário com os dias e horários estão disponíveis no site da Susipe. As visitas estão sendo retomadas após 30 dias de suspensão, devido às ações da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), do Departamento Penitenciário Nacional. As visitas já passam a ocorrer de acordo com as novas normas de segurança regulamentadas pela Portaria 994/2019, publicada no último dia 20 de setembro.

REGRAS

A portaria estabelece os dias de visita, regras e procedimentos a serem adotados pelos familiares e as unidades prisionais, desde a proibição de entrada de alimentos até o tipo de vestimenta permitida nas unidades prisionais. De segunda a sábado, as visitas ocorrem de 15 em 15 dias, em dois turnos (manhã e tarde), conforme calendário divulgado pela Susipe. Só é permitida a entrada do familiar com apresentação da carteira de visitante ativa e válida, acompanhada de documento de identificação com foto.

PROCISSÕES

A Diretoria de Procissões da Festa de Nazaré 2019 apresenta hoje, às 19h, o plano de ações final das 12 procissões do Círio, elaborado com os órgãos envolvidos na segurança, saúde e organização geral. Os diretores irão detalhar o roteiro e as atribuições de cada órgão, junto com toda a programação e mapas das procissões. As equipes de segurança também apresentarão os roteiros com os contingentes, comandantes e ações que serão executadas antes, durante e após as procissões. Cerca de 30 entidades participam diretamente dos eventos do Círio.

LINHA DIRETA

O Teatro Estação Gasômetro está completando 21 anos de existência e o projeto Parque Musical, da Secult, abre as comemorações com o show das cantoras Liège, Lanara Moreira, Juliana Sinimbú e Larissa Leite, hoje, às 20h. A presença de Lanara, de Marabá, faz conexão com a música da região sul do Pará.

Um show especial para marcar o 21º aniversário do Gasômetro será programado pela secretária estadual de Cultura, Úrsula Vidal, para depois do Círio de Nazaré. O teatro instalado no Parque da Residência é administrado há 10 anos por Leonardo Santos.

Leitor da coluna denuncia abusos nas vans que fazem transporte de passageiros para bairros da periferia de Belém. Na segunda-feira, ele presenciou um motorista humilhar aos gritos uma contadora por ter perdido um passageiro. Só de sandálias, sujeita a sol e chuva, a mulher teve de aceitar os insultos para não ficar sem o “bico”.

Através de votação pela Internet, o Conselho Regional de Odontologia escolheu o profissional destaque de 2019. O nome será anunciado durante a cerimônia pelo Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, prevista para o dia 1º de novembro, na Estação das Docas. Mais de 500 mil votos foram computados.

O diretor-presidente da OS BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço, participa hoje de programação no Sistema Fiepa para apresentar oportunidades de investimentos no Estado, mostrando a importância da bio-economia como instrumento efetivo de geração de emprego e renda na região.

A Frente em Defesa da Educação Pública, fruto de projeto de autoria da deputada Marinor Brito (PSOL), vem recebendo o apoio de deputados de outras bancadas. Fábio Figueiras (PSB), Professora Nilse (PRB), Miro Sanova (PDT), Michele Begot (PSD) e Dr. Jaques Neves (PSC) aderiram à frente, reforçando a luta por ensino público de qualidade.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias