plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Bares, restaurantes e lanchonetes deverão informar de forma clara ao cliente que 10% é opcional

O Pará terá de qualificar 189.622 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industria

O Pará terá de qualificar 189.622 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento de trabalhadores que já estão empregados. Em parcela menor (27%) estão aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho. Os principais dados sobre o estudo e as áreas que mais demandarão vagas até 2023 serão divulgados hoje pelo Senai, em Belém.

TAXA OPCIONAL

Foi sancionada a lei que obriga bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e estabelecimentos similares a informarem ao consumidor que é opcional o pagamento do acréscimo de 10% ou de qualquer percentual no valor da despesa, a título de gorjeta ou de tarifas de serviço. Essa informação deve ser apresentada em letra grande e visível. As punições previstas em caso de descumprimento da lei incluem notificação, multa de R$ 3 mil e cancelamento do Alvará de Localização e Funcionamento de Atividades, nos casos de reincidência.

RETOMADA

Um novo processo licitatório para a retomada das obras de reconstrução da Escola Estadual Professora Marluce Pacheco Ferreira foi confirmado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Localizada no bairro do Jurunas, em Belém, a escola atende alunos do ensino fundamental, que atualmente ainda estão tendo aulas em um local provisório, situação que persiste há mais de quatro anos.

RETOMADA 2

Os trabalhos iniciaram em 2012 e o contrato foi prorrogado até 2015, mas a obra passou por diversas paralisações. Técnicos da Seduc vistoriaram o local e constataram que, de 66% da estrutura física construída, apenas 49% resistiram à passagem do tempo. O prazo estimado entre a publicação do edital e a contratação da empresa vencedora é de cerca de 60 dias. Após essa etapa, a obra será reiniciada com prazo de execução de oito meses.

TREM

Na semana em que se comemorou o Dia Nacional do Trânsito (25), a Vale intensificou o trabalho de diálogo e divulgação sobre cuidados com o trânsito ferroviário ao longo da Estrada de Ferro Carajás, que liga São Luís (MA) à Parauapebas. Além de conviver com as estradas, dezenas de comunidades no Pará fazem vizinhança com a ferrovia e precisam conhecer e praticar cuidados específicos relacionados à linha férrea. Entres eles, estão atitudes simples como: parar, escutar e olhar para os dois lados antes de atravessar a via; e ainda, a utilização das passagens oficiais, como passarelas e viadutos.

DESRESPEITO

Veículos com tradição na cobertura de eventos esportivos estão sendo relegados pela Seel ao último plano na distribuição de espaços nas 22 cabines do Mangueirão neste ano. Ontem, muitos profissionais, como os do DIÁRIO e DOL, tiveram que trabalhar em pé, quase de favor, dividindo um curto espaço em cabines já destinadas a veículos que esporadicamente dedicam suas programações ao esporte local. Os jornalistas não querem conforto. Só condições mínimas de trabalho e respeito de quem administra o estádio.

LINHA DIRETA

- Juiz com a chancela da Fifa, Dewson Freitas está muito longe de ser unanimidade entre os torcedores de Remo e Paysandu. Ontem, ignorou um pênalti para os azulinos, inverteu faltas dos dois lados e conseguiu o feito de, mais uma vez, sair de campo contestado do Mangueirão.

- Já o clássico 750 foi um jogo duro. De se ver. Equipes sem vontade de buscar a vitória, longe de fazer jus ao público aquém das expectativas de um jogo desse porte. Quem optou por ver o jogo pela TV e não dormiu teve o menor dos prejuízos.

- Toda manhã é a mesma coisa. Os motoristas que descem pela Lomas fecham o cruzamento com a Almirante Barroso, deixando o trânsito mais lento na principal avenida de Belém. Ou se põe um guarda para colocar ordem ou se melhora a sincronia dos semáforos da Lomas com Almirante e Lomas com João Paulo II.

- Familiares de falecidos sepultados no cemitério São Jacinto, em Cotijuba, foram convocados a comparecer no período de 30 de setembro a 9 de outubro, das 8h às 14h, no quiosque da Administração Regional do Outeiro (Arout), na praça Antônio Tavernard, para tratar sobre a situação dos corpos sepultados.

- Os convocados devem comparecer portando os seguintes documentos (cópias e originais): documento de identificação como Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e certidão de óbito da pessoa falecida.

- Acontece nesta segunda-feira (30), a partir das 9h, a audiência pública que vai discutir a consolidação do Projeto Básico que subsidiará a concorrência pública para a concessão do Sistema de Transporte Coletivo de Belém. A previsão é de que o aviso prévio da licitação seja publicado no fim deste ano e o edital de licitação em janeiro de 2020.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias