plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Repórter Diário: Laudos constatam que não houve tortura contra presos no Pará

Laudos de internos custodiados no Complexo Penitenciário de Santa Izabel foram solicitados pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, através do Ministério Público do Estado, e

Imagem ilustrativa da notícia Repórter Diário: Laudos constatam que não houve tortura contra presos no Pará camera Leia esse e outros destaques no RD desta terça-feira (24) | Arquivo

Laudos de internos custodiados no Complexo Penitenciário de Santa Izabel foram solicitados pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, através do Ministério Público do Estado, e novamente deram resultado negativo. Desta vez, oito internos custodiados na Cadeia Pública de Jovens e Adultos, que denunciaram terem sido torturados por agentes prisionais da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária, passaram ontem por exame de corpo de delito, no Centro de Perícias Criminais Renato Chaves.

EXAMES

Durante visita à unidade, no Complexo de Santa Izabel, que está sob a intervenção da Força-Tarefa desde o dia 5 de agosto, internos teriam denunciado aos peritos atos de tortura e maus-tratos por parte dos agentes federais. Para comprovar a possível tortura, os exames foram realizados pelo CPC Renato Chaves, que constatou que não houve violência. Os oito internos submetidos a exames são João Carlos da Silva Ferreira, Leilson Guimarães, Romulo Novaes, Andeston Pantoja David, Paulo Rithelly Araújo, Elian Carmo de Lima, Thiago Rodrigues Coelho e Alai Rabelo.

MATEMÁTICA

O Boto Cor de Rosa conquistou o bicampeonato do festival realizado no último sábado, em Alter do Chão, por apenas um ponto de diferença sobre o rival Tucuxi. Mas a matemática para se chegar ao resultado final pregou poucas e boas na torcida, que só soltou o grito de vitória após o anúncio da nota final do último jurado. O campeão obteve vinte e quatro notas 10, apesar de o Tucuxi ter conquistado 28 pontuações máximas nos 16 itens julgados, mas a vantagem do Cor de Rosa veio da baixa pontuação do rival (8,5) em itens como rainha do artesanato, evolução e letra e música.

AUTORIZAÇÃO

O terminal hidroviário de Santana do Tapará, no Baixo Amazonas, recebeu outorga da Antaq para operar. O órgão federal é responsável por emitir o registro de instalação portuária, desde que os espaços estejam dentro dos padrões estabelecidos pela agência reguladora. Com 54% da obra concluída, o terminal deve ser entregue em fevereiro de 2020 pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH).

PARCERIA

O diretor executivo do Instituto Tecnológico Vale (ITV), Sandoval Carneiro Junior, visitou ontem a sede da BioTec-Amazônia, no Espaço Empreendedor do Parque Tecnológico do Guamá, em Belém. Recebido pelo diretor-presidente da BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço, a reunião teve a participação de assessores técnico-científicos das entidades envolvidas e tratou sobre o financiamento, pela Vale, de um portfólio de projetos com foco nas cadeias produtivas a serem estruturadas pela BioTec-Amazônia.

AUTISMO

Começa amanhã (25) o I Congresso Internacional de Autismo da Região Norte, que vai discutir o conhecimento científico e os novos trabalhos que visam o desenvolvimento de habilidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A programação se estenderá por três dias e vai contar com 25 palestrantes, dos quais dois são autistas: o pesquisador e biólogo Tiago Leite, que vai falar sobre “o autismo na agenda global do desenvolvimento sustentável”, e a ativista e influenciadora digital Naty Souza, que irá discorrer sobre “Uma vida sem diagnóstico”.

LINHA DIRETA

O diretor da RR Chevrolet, Rui Lucas, recebeu do diretor da GM, Félix Madeis, cumprimentos pelo êxito de vendas da empresa paraense, que bateu recorde nacional com a maior venda de novos entre as concessionárias autorizadas de todo o país. Foram 252 carros “zero” vendidos em apenas um dia.

Madeis afirmou na mensagem que “nunca teve a oportunidade de ver algum grupo fazer este número de vendas num único dia”, considerando ainda que é o melhor número registrado na América Latina. O evento “Invasão Chevrolet” foi conduzido a partir de grande ação de marketing envolvendo a RR, o DIÁRIO e o DOL.

Ao assinar o contrato para a retomada das obras no Centro de Recuperação Regional em S. Félix do Xingu, na região sudeste do Pará, o Governo do Estado abrirá mais 128 vagas direcionadas para detentos do sexo masculino na região. O acordo foi assinado na manhã desta segunda-feira (23), pelo governador Helder Barbalho.

A Festa Literária de Marabá vai até o dia 29 de setembro, no Carajás Centro de Convenções e Eventos, dentro da programação da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, da Secult. O projeto Portal do Conhecimento levará contadores de histórias e promoverá rodas de conversas com o escritor Paulo Nunes.

O TAC que retira navios obsoletos das viagens para o Marajó e substitui por lanchas mais confortáveis entrou em vigor ontem, 23. Firmado entre o MPPA, a Arcon e as empresas operadoras, a determinação visa garantir um transporte com segurança e qualidade aos usuários.

Acontece amanhã, em Bragança, das 8h às 18h, a XI Feira do Vestibular da UFPA. Os estudantes podem visitar os estantes que mostram os oito cursos que funcionam no campus da universidade no município, incluindo a graduação em Engenharia de Pesca, ofertada apenas em Bragança.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias