plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
LEIA MAIS!

Desfecho da Anonymous II demonstra disposição contra milícias; veja no Repórter Diário

A Operação Anonymous II, desfechada na manhã de ontem pela Polícia Civil, confirma a firme disposição do governo do Estado em combater as milícias e os grupos de extermínio que agem principalmente na Grande Belém. Foram cumpridos 21 mandados judiciais,

Imagem ilustrativa da notícia Desfecho da Anonymous II demonstra disposição contra milícias; veja no Repórter Diário camera Prisões ocorreram na manhã de ontem em municípios da Grande Belém | Reprodução

A Operação Anonymous II, desfechada na manhã de ontem pela Polícia Civil, confirma a firme disposição do governo do Estado em combater as milícias e os grupos de extermínio que agem principalmente na Grande Belém. Foram cumpridos 21 mandados judiciais, dos quais nove de prisão e 12 de busca e apreensão. Sete policiais militares foram presos e dois civis – um vereador do PSDB de Ananindeua e um agente da Semutran-Ananindeua – seguem foragidos. A operação resulta de um cuidadoso trabalho investigativo, desenvolvido pela Segup há seis meses para identificar mandantes e executores de crimes.

COMBATE

O esforço dos órgãos de segurança no combate ao crime organizado, com o uso aprimorado dos serviços de inteligência, tem tido como resultado a redução da quantidade de homicídios no Estado, pela primeira vez nos últimos 10 anos. Além das prisões efetuadas, a operação localizou armamento pesado, coletes balísticos, celulares, computadores e até um drone, que era usado pelos criminosos para monitorar e localizar vítimas, além de prevenir sobre a aproximação de policiais. As investigações continuam e devem esclarecer outros crimes.

INTERESSE

A coordenadora de projetos da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), Eri Taniguchi, durante a quarta visita técnica às obras, fez questão de elogiar a preocupação e o interesse demonstrados pelo governador Helder Barbalho com a requalificação da rodovia BR-316. Segundo ela, a participação ativa do governador possibilita uma maior agilidade na execução do projeto. A presença da representante da Agência faz parte do cronograma trimestral dos japoneses, que financiam 78% do projeto, executado pelo Governo do Pará.

PENA

O Ministério Público Federal apresentou denúncia criminal à Justiça Federal em Redenção contra João Luiz Quagliato Neto e Antônio Jorge Vieira pelos crimes cometidos contra 85 trabalhadores rurais resgatados na fazenda de Quagliato, no município de Sapucaia, em março de 2000. Pelo número de vítimas e pela gravidade dos crimes, os acusados podem ser condenados à pena máxima de prisão prevista nas leis brasileiras, de 30 anos de reclusão. Desde 2017, o MPF conseguiu localizar 72 vítimas distribuídas em 11 Estados e ouviu ainda acusados e testemunhas dos crimes.

CONDENAÇÃO

A denúncia resulta de trabalho iniciado pelo MPF em cumprimento à sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) que, em 2016, condenou o Brasil por permitir a impunidade dos acusados pelos crimes na fazenda Brasil Verde. A Corte declarou “a responsabilidade do Estado brasileiro por violar o direito a não submissão à escravidão e ao tráfico de pessoas”. Uma das obrigações previstas na sentença era restabelecer o processo judicial do caso, que havia desaparecido ao ser enviado para a Vara Estadual da Comarca de Xinguara.

LIMPEZA

Para comemorar o World Clean Up Day, celebrado a 21 de setembro, mais de 20 projetos socioambientais apoiados pela Petrobras participam de um mutirão de limpeza em 15 Estados nos fins de semana de setembro. No Pará, os projetos Meros do Brasil e Floresta de Valor se juntarão ao esforço de limpeza promovendo ações no Portal da Amazônia e lago do Parque do Utinga, em Belém; praia de Ajuruteua (Bragança) e praia do Cajueiro (Alter do Chão). Cerca de 60 praias serão beneficiadas, ao longo de 140 quilômetros de litoral, além de uma área de mangue e uma praia fluvial.

LINHA DIRETA

A Diretoria da Festa de Nazaré já iniciou a retirada dos arcos localizados na avenida Nazaré, próximo à Praça Santuário, para ajustes, lavagem, pinturas e troca de plotagem. Os arcos ficarão prontos até a véspera da abertura oficial do Círio 2019, no dia 8 de outubro.

A Justiça Federal emitiu a nota técnica recomendando que a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca analise até dezembro os recursos administrativos pendentes de apreciação. No Pará, segundo a nota técnica, foram suspensos 47 mil pescadores profissionais artesanais, dos quais mais de 10 mil apresentaram recursos.

Vai até o dia 4 de outubro o prazo para as instituições de ensino superior privadas atualizarem o cadastro do Programa Universidade para Todos (ProUni). A medida é necessária para que estudantes não percam o benefício. O procedimento é todo on-line.

As cooperativas paraenses conhecerão hoje os deputados estaduais comprometidos com a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (Frencoop-PA). A deputada Nilse Pinheiro, autora do projeto de resolução que retomou as atividades da Frencoop, será a presidente da frente.

O AVC é a segunda causa de óbitos no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. Para discutir o tema, ocorre, em Belém, hoje e amanhã, o “IV Simpósio de combate ao AVC”. O encontro é promovido pelo Instituto AVC da Amazônia, em parceria com o Hospital da Aeronáutica.

O Governo do Estado firmou ontem um termo de cooperação técnica entre a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará e a prefeitura de Cachoeira do Arari para reforma do terminal hidroviário. A obra deve permitir maior integração com outras cidades do Marajó, que também terão terminais reformados em breve.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias