Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Colunistas / Repórter Diário

LEIA MAIS!

Medidas de prevenção nos presídios estão nos destaques do Repórter Diário

quinta-feira, 19/09/2019, 08:39 - Atualizado em 19/09/2019, 08:42 - Autor: Detalhes


|

As medidas de prevenção adotadas pela nova gestão da Susipe têm garantido melhorias e avanços na segurança interna das casas penais do Estado. Um exemplo disso é a Central de Triagem da Marambaia, que passou por revista na última segunda-feira (16), sem que nada fosse encontrado. As nove celas, com 236 custodiados, foram vistoriadas e nenhum objeto ilícito foi apreendido. Há 10 meses a Central de Triagem não registra a apreensão de celulares e nem de qualquer tipo de droga. A ação contou com o apoio de policiais militares do Batalhão de Choque.

ATENDIMENTO

Idosos, que são as principais vítimas de golpes financeiros, perdem a viagem quando se dirigem às agências regionais do Banco Central, único lugar onde podem registrar reclamações de forma presencial. Em Belém, apenas um discreto aviso em papel A4 informa que o serviço de atendimento ao público, procurado por muitos reclamantes, não existe mais. Estranhamente, nenhum outro comunicado formal foi feito pelo BC através da imprensa, nem no site ou nas redes sociais da instituição.

MALÁRIA

Um grupo internacional de pesquisadores comprovou que uma molécula denominada TCMDC-135051 é capaz de inibir seletivamente uma proteína essencial para o ciclo do Plasmodium falciparum, uma das espécies causadoras da malária. O estudo abre caminho para o desenvolvimento de um novo fármaco contra a doença, que tem 200 mil novos casos e mata quase meio milhão de pessoas no mundo anualmente. O Pará teve 17 mil casos de janeiro a julho deste ano, com quatro mortes. Um dos obstáculos para a erradicação da malária é a resistência aos medicamentos existentes.

ENFERMEIROS

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Danielle Cruz, o presidente do Cofen, Manoel Neri, e uma comissão de deputados foram recebidos pelo vice-presidente da Câmara Federal, deputado Marcos Pereira. O grupo foi pedir apoio às demandas do setor de enfermagem. O tema mais abordado é a questão das 30 horas semanais. Na pauta, ainda, o projeto de lei n° 2295/2000, do Senado Federal, que tramita no Congresso Nacional há mais de 19 anos, e que poderá beneficiar os mais de 2 milhões de profissionais do país.

CIGARRO

Um projeto de lei apresentado pelo vereador Nenem Albuquerque (PSL) à Câmara de Belém propõe estender a proibição ao consumo de cigarros em todos os parques públicos e áreas verdes da cidade, como Parque do Utinga, Mangal das Garças, Museu Goeldi e Bosque Rodrigues Alves. A fiscalização nos logradouros ficará a cargo da Prefeitura de Belém. Ele alega que cidades como São Paulo e Paris já adotam a mesma lei, sob a justificativa de que as substâncias cancerígenas contidas no cigarro podem afetar os chamados fumantes passivos, principalmente crianças e idosos.

DEBATE

Será hoje, às 16h, no auditório Setorial Básico II da UFPA, a mesa de debate com o tema “Desmontes das Universidades Públicas e Resistências”, tendo como convidado o ex-presidente da UNE e ex-senador Lindbergh Farias. O evento terá ainda a participação dos professores Jean-François Deluchey, doutor pela Universidade Sorbonne Nouvelle; Alberto Damasceno, doutor em Educação pela PUC de São Paulo e titular de graduação e pós-graduação na UFPA; e Milene Lauande, mestra em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela UFPA.

LINHA DIRETA

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas e a Uepa firmaram cooperação no valor de R$ 1,3 milhão para fortalecer os programas e cursos de pós-graduação, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com a concessão de 10 bolsas de mestrado.

Já estão abertas as inscrições para a 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas para estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental. Gratuitas, as inscrições devem ser feitas pelas secretarias de Educação ou pelos representantes das escolas federais até 10 de outubro.

Acontece hoje (19), no Elephant Coworking, o Café com Perícia Forense, voltado para peritos, advogados e público em geral. A cada edição, um tema diferente será abordado, num bate-papo em ambiente descontraído, com café, música e análise de cases reais. O tema inicial é violência contra a mulher e a criança.

Na última semana, a equipe do Conselho Regional de Odontologia fez, pela primeira vez, fiscalizações em clínicas odontológicas que funcionam durante o período noturno. A partir de agora, as fiscalizações do CRO-PA podem acontecer ao longo das 24 horas.

O Workshop de Redação de Patentes está com inscrições abertas para oficinas em Marabá, Santarém e Belém, em outubro. A iniciativa envolve as áreas de empreendedorismo e inovação. O link para inscrição fica no site da BioTec-Amazônia.

A Emater e a prefeitura de Vitória do Xingu firmaram termo de cooperação para executar ações do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável naquele Município. Caberá ao órgão o desenvolvimento de ações, com a participação da prefeitura.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS