Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Colunistas / Repórter Diário

REPÓRTER DIÁRIO

MP investiga irregularidades em casa de recuperação 'Vasos de Honra' de Mosqueiro

sexta-feira, 06/09/2019, 09:18 - Atualizado em 06/09/2019, 09:18 - Autor: Repórter Diário


| Agência Brasil

A análise divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), por categoria fundiária, com base em dados do Inpe, indica que as propriedades privadas concentram 33% dos focos de calor registrados na região até agora. Em seguida, aparecem áreas sem destinação específica, que somam 30% dos focos – 20% apenas em florestas públicas não destinadas, um indicativo de grilagem de terras. Terras indígenas e unidades de conservação têm a menor incidência no ano, registrando 6% e 7% dos focos, respectivamente. Essa análise de áreas protegidas exclui as áreas de proteção ambiental (APAs). 

GREVE

Terminou a greve dos servidores do Judiciário, que se arrastava há 15 dias. Todos os fóruns das comarcas voltaram a funcionar normalmente desde ontem (5). O presidente do TJPA, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, procurado pelos sindicatos que representam funcionários da Justiça estadual, apresentou a forma de reposição da inflação 2018/2019 sobre a remuneração dos servidores, que envolve: concessão de 2% em 2019, com efeitos retroativos a maio/2019, e a implementação integral do resíduo inflacionário de 2,86% no exercício de 2020, de forma modulada.

GANHOS

Até o início das negociações, mais de 40 comarcas encontravam-se paradas, o que indicava um crescimento da greve. Além dos ganhos nos salários, os sindicalistas fizeram acordo com a direção em outras demandas sociais da categoria como a conversão em folga para os servidores que estejam de sobreaviso nos plantões judiciais, aumento de 90 para 180 dias no tempo do banco de horas, e o fim dos depósitos de armas nos fóruns, que têm sido alvo de ações de bandidos e colocam servidores em risco. Todas as ausências dos grevistas serão abonadas pelo TJPA.

INVESTIGAÇÃO

A Casa de Recuperação “Vasos de Honra”, que funciona em Mosqueiro, está na mira do Ministério Público para averiguação de irregularidades no funcionamento do local e verificação da qualidade dos serviços prestados a dependentes químicos. A Portaria nº 006/2019, que instaura o Procedimento Administrativo Preliminar, foi expedida pela promotora Juliana Dias Ferreira de Pinho, da 1ª Promotoria de Justiça do Distrito de Mosqueiro, após receber pedido de tomada de providências sobre a situação atual do estabelecimento.

EMENDA

Sobre matéria publicada ontem, na página A5 do DIÁRIO, a respeito da nova unidade de saúde na Vila do Marapinima, em Garrafão do Norte, construída com recursos de emenda parlamentar indicada pelo senador Jader Barbalho (MDB), a obra física já está concluída. Segundo a prefeita Edilma Alves (PSB), falta efetivar a compra de equipamentos e móveis adequados para o atendimento médico e ambulatorial, o que deve ocorrer em aproximadamente 60 dias. Os recursos para aquisição do mobiliário e equipamentos também já está garantido.

MODELO

Com recorde de público consolidado em 410 mil visitantes e 805 mil livros vendidos, a 23ª Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes se torna um modelo nacional dentre eventos do mesmo segmento. A Secretária de Cultura, Úrsula Vidal, estimulou que múltiplas vozes pudessem ter destaque ao longo da programação. A feira valorizou obras literárias paraenses, resultando em um aumento de R$ 36 mil em vendas de escritores regionais em relação a 2018. A Secult já planeja para o primeiro semestre de 2020 uma feira ainda mais multicultural e abrangente.

LINHA DIRETA

As obras da Setran geraram, em 2019, mais de 4,5 mil empregos diretos e 3 mil indiretos no Pará. Somente na obra da ponte sobre o rio Moju foram gerados 800 empregos, sendo 400 diretos e outros 400 indiretos. A taxa de desocupação caiu de 12,5% para 11,8% no trimestre de abril a junho, com menos 609 mil pessoas desempregadas.

O Hospital Estadual Galileu, em Belém, é a primeira unidade de saúde pública no Pará a receber o Selo do Programa Nacional de Qualidade, concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem. O programa constatou a excelência na prestação dos serviços de enfermagem e em práticas assistenciais prestadas.

A Hydro conquistou, ontem, o prêmio de melhor Case de Desenvolvimento de Fornecedores, na 7ª edição do Prêmio Redes de Desenvolvimento. Realizada pela Redes - Inovação e Sustentabilidade Econômica e Sistema Fiepa, a premiação ocorre desde 2011 distinguindo empresas que contribuem para o crescimento da economia estadual.

Neste ano, a Hydro também ficou em segundo lugar na categoria Absolutus, que avaliou o volume de compras em 2018, e entre os três finalistas na categoria Profissional de Compras do Ano, representada pela compradora Carolina Varkala.

A coordenadora de Cinema e Audiovisual da ESPM-SP e da pesquisa de Panorama Setorial da Cultura Brasileira, Gisele Jordão, participa do Intercom, na UFPA, hoje, apresentando artigo sobre a pesquisa de doutorado “A Apropriação de Espaços Públicos por Meio das Práticas de Comunicação E Consumo das Artes”.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS