plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

MP investiga irregularidades em casa de recuperação 'Vasos de Honra' de Mosqueiro

A análise divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), por categoria fundiária, com base em dados do Inpe, indica que as propriedades privadas concentram 33% dos focos de calor registrados na região até agora. Em seguida, apare

Imagem ilustrativa da notícia MP investiga irregularidades em casa de recuperação 'Vasos de Honra' de Mosqueiro camera Agência Brasil

A análise divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), por categoria fundiária, com base em dados do Inpe, indica que as propriedades privadas concentram 33% dos focos de calor registrados na região até agora. Em seguida, aparecem áreas sem destinação específica, que somam 30% dos focos – 20% apenas em florestas públicas não destinadas, um indicativo de grilagem de terras. Terras indígenas e unidades de conservação têm a menor incidência no ano, registrando 6% e 7% dos focos, respectivamente. Essa análise de áreas protegidas exclui as áreas de proteção ambiental (APAs).

GREVE

Terminou a greve dos servidores do Judiciário, que se arrastava há 15 dias. Todos os fóruns das comarcas voltaram a funcionar normalmente desde ontem (5). O presidente do TJPA, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, procurado pelos sindicatos que representam funcionários da Justiça estadual, apresentou a forma de reposição da inflação 2018/2019 sobre a remuneração dos servidores, que envolve: concessão de 2% em 2019, com efeitos retroativos a maio/2019, e a implementação integral do resíduo inflacionário de 2,86% no exercício de 2020, de forma modulada.

GANHOS

Até o início das negociações, mais de 40 comarcas encontravam-se paradas, o que indicava um crescimento da greve. Além dos ganhos nos salários, os sindicalistas fizeram acordo com a direção em outras demandas sociais da categoria como a conversão em folga para os servidores que estejam de sobreaviso nos plantões judiciais, aumento de 90 para 180 dias no tempo do banco de horas, e o fim dos depósitos de armas nos fóruns, que têm sido alvo de ações de bandidos e colocam servidores em risco. Todas as ausências dos grevistas serão abonadas pelo TJPA.

INVESTIGAÇÃO

A Casa de Recuperação “Vasos de Honra”, que funciona em Mosqueiro, está na mira do Ministério Público para averiguação de irregularidades no funcionamento do local e verificação da qualidade dos serviços prestados a dependentes químicos. A Portaria nº 006/2019, que instaura o Procedimento Administrativo Preliminar, foi expedida pela promotora Juliana Dias Ferreira de Pinho, da 1ª Promotoria de Justiça do Distrito de Mosqueiro, após receber pedido de tomada de providências sobre a situação atual do estabelecimento.

EMENDA

Sobre matéria publicada ontem, na página A5 do DIÁRIO, a respeito da nova unidade de saúde na Vila do Marapinima, em Garrafão do Norte, construída com recursos de emenda parlamentar indicada pelo senador Jader Barbalho (MDB), a obra física já está concluída. Segundo a prefeita Edilma Alves (PSB), falta efetivar a compra de equipamentos e móveis adequados para o atendimento médico e ambulatorial, o que deve ocorrer em aproximadamente 60 dias. Os recursos para aquisição do mobiliário e equipamentos também já está garantido.

MODELO

Com recorde de público consolidado em 410 mil visitantes e 805 mil livros vendidos, a 23ª Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes se torna um modelo nacional dentre eventos do mesmo segmento. A Secretária de Cultura, Úrsula Vidal, estimulou que múltiplas vozes pudessem ter destaque ao longo da programação. A feira valorizou obras literárias paraenses, resultando em um aumento de R$ 36 mil em vendas de escritores regionais em relação a 2018. A Secult já planeja para o primeiro semestre de 2020 uma feira ainda mais multicultural e abrangente.

LINHA DIRETA

As obras da Setran geraram, em 2019, mais de 4,5 mil empregos diretos e 3 mil indiretos no Pará. Somente na obra da ponte sobre o rio Moju foram gerados 800 empregos, sendo 400 diretos e outros 400 indiretos. A taxa de desocupação caiu de 12,5% para 11,8% no trimestre de abril a junho, com menos 609 mil pessoas desempregadas.

O Hospital Estadual Galileu, em Belém, é a primeira unidade de saúde pública no Pará a receber o Selo do Programa Nacional de Qualidade, concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem. O programa constatou a excelência na prestação dos serviços de enfermagem e em práticas assistenciais prestadas.

A Hydro conquistou, ontem, o prêmio de melhor Case de Desenvolvimento de Fornecedores, na 7ª edição do Prêmio Redes de Desenvolvimento. Realizada pela Redes - Inovação e Sustentabilidade Econômica e Sistema Fiepa, a premiação ocorre desde 2011 distinguindo empresas que contribuem para o crescimento da economia estadual.

Neste ano, a Hydro também ficou em segundo lugar na categoria Absolutus, que avaliou o volume de compras em 2018, e entre os três finalistas na categoria Profissional de Compras do Ano, representada pela compradora Carolina Varkala.

A coordenadora de Cinema e Audiovisual da ESPM-SP e da pesquisa de Panorama Setorial da Cultura Brasileira, Gisele Jordão, participa do Intercom, na UFPA, hoje, apresentando artigo sobre a pesquisa de doutorado “A Apropriação de Espaços Públicos por Meio das Práticas de Comunicação E Consumo das Artes”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias