plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Combate a crimes ambientais e casamento comunitário são destaques no Repórter Diário

As ações rápidas em resposta a questões graves e urgentes têm garantido ao governador Helder Barbalho reconhecimento e destaque nacional entre os novos gestores estaduais. Na segunda-feira, a Polícia Civil apurou em tempo recorde as ameaças feitas ao jorn

Imagem ilustrativa da notícia Combate a crimes ambientais e casamento comunitário são destaques no Repórter Diário camera Divulgação

As ações rápidas em resposta a questões graves e urgentes têm garantido ao governador Helder Barbalho reconhecimento e destaque nacional entre os novos gestores estaduais. Na segunda-feira, a Polícia Civil apurou em tempo recorde as ameaças feitas ao jornalista Adécio Piran, de Novo Progresso, identificando o responsável pelos ataques, Donizete Severino Duarte, administrador de um grupo de WhatsApp denominado “Direita Unida Renovada”. Ao mesmo tempo, a Polícia paraense prendeu em Goiás um dos acusados pelo “Dia do Fogo”, o fazendeiro José Brail de Oliveira.

RIGOR

Pelo estilo rigoroso adotado pelo governo, o Pará é o Estado que mais tem se sobressaído no combate a ilegalidades na área ambiental. Mais de 2.300 metros de malhadeiras, arpões, armadilhas para pássaros, armas de fogo, motosserras e gaiolas, usados na pesca irregular e no desmatamento, foram apreendidos domingo no Mosaico Lago de Tucuruí. A ação foi realizada pelo Ideflor-Bio com apoio da 23ª Brigada de Infantaria e Selva. O objetivo é conter o desmatamento e queimadas em Tucuruí, Breu Branco, Goianésia, Jacundá, Novo Repartimento, Nova Ipixuna e Itupiranga.

REGULARIZAÇÃO

O Iterpa regularizou, até o dia 29 de agosto, 1.107 áreas rurais no Estado, triplicando a quantidade de regularizações efetivadas no ano passado – 393 áreas. Para Bruno Kono, presidente do Instituto de Terras, a questão fundiária é uma agenda prioritária para o Estado, sendo por isso associada a uma gestão técnica. Dessa forma, segundo ele, distorções nos processos de regularização foram corrigidas, o que permitiu aumentar a agilidade sem abrir mão de análises técnicas e jurídicas minuciosas.

VAZAMENTO

O laudo técnico referente à perícia das imagens do vazamento de rejeitos da empresa Hydro, em Barcarena, feito por peritos do CPC “Renato Chaves”, foi entregue ontem ao Ministério Público Federal. Diante do extenso material a ser analisado, que contabilizou mais de 30 GB de dados e exigiu muito tempo de análise e processamento, o caso recebeu atenção especial dos peritos. O resultado do trabalho desenvolvido pelos técnicos do CPCRC, rico em detalhes, certamente vai contribuir muito para as investigações por parte do MPF.

MILAGRE

Todo mundo sabe de onde vem a força eleitoral do deputado estadual Thiago Araújo (PPS). Com métodos pouco ortodoxos, seu pai, um ex-deputado estadual que hoje é conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), chama os prefeitos do interior para conversas de pé de ouvido e, como que por milagre – que todos sabem como é operado – convence os gestores a trabalharem por seu garoto.

AGROTÓXICO

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa reuniu ontem com representantes do Fórum Estadual de Combate aos Agrotóxicos e com o presidente da Casa, deputado Dr. Daniel Santos, para discutir formas de revogar o veto (no governo passado) ao projeto que garante o direito à informação sobre alimentos produzidos com defensivos agrícolas. A ideia é que a lei seja instituída no Pará, como já ocorre no Amazonas e na Paraíba. O governo tucano vetou o projeto por entender que já existe legislação nacional sobre o tema.

LINHA DIRETA

O governador Helder Barbalho é o entrevistado da Globo News nesta quarta-feira, às 23h. Ele é o convidado do programa Central Globo News, que tem como entrevistadores Heraldo Pereira, Gerson Camarotti, Valdo Cruz, Natuza Nery, Cristiana Lobo e João Borges. Em pauta, a crise ambiental na Amazônia.

O comércio lojista de Belém vai funcionar no feriado de 7 de setembro, sábado, graças a acordo celebrado em convenção coletiva de trabalho. As lojas de rua abrem de 8h às 18h. Os estabelecimentos de shopping Center irão funcionar de 11h às 21h.

O Terminal Hidroviário de Belém registrou mais de 73 mil usuários em agosto. O número é o maior desde a inauguração do espaço, em 2014, representando um aumento de cerca de 10% em relação a 2018, quando 63 mil passageiros passaram pelo local. Os dados são da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH).

Ao mesmo tempo, a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon) realizou reunião na segunda-feira, 2, para discutir medidas de segurança e qualidade para aperfeiçoar o serviço de transporte para o Marajó.

A Fundação ParáPaz prepara a primeira edição do casamento comunitário. O evento será realizado no dia 20 de dezembro e o prazo de inscrição vai até o dia 25 de setembro, com previsão de mais de 1.000 casais cadastrados. Os noivos devem procurar um polo do ParáPaz levando documentos originais.

O Tribunal de Justiça do Pará, por meio da Coordenadoria das Mulheres em situação de Violência Doméstica e Familiar, acerta os detalhes com a Secretaria de Segurança Pública para expandir a Patrulha Maria da Penha.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias