plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Novos cursos de Medicina no Pará e outros destaques por Mauro Bonna

Esamaz assume unidades da Ulbra Saiu a homologação de aquisição pelo Grupo Almeida Gonçalves, via leilão da Justiça do Trabalho, de quatro unidades de ensino da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Porteira fechada (operações e imóveis) por 315 milhõ

Esamaz assume unidades da Ulbra

Saiu a homologação de aquisição pelo Grupo Almeida Gonçalves, via leilão da Justiça do Trabalho, de quatro unidades de ensino da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Porteira fechada (operações e imóveis) por 315 milhões de reais. São 15 mil alunos, que somados aos da Esamaz, em Belém, e da FIC, em Redenção, atingem 25 mil alunos no grupo.

Cesamaz - Centro de Ensino Superior da Amazônia

Reinaldo Gonçalves e família vão adotar a marca institucional Cesamaz – Centro de Ensino Superior da Amazônia. Todas as operações serão unificadas com reitoria em Belém. Além de Esamaz e FIC, foram adquiridos três centros universitários: Palmas – o maior do Tocantins, com uma estrutura física de 288 mil metros quadrados – Manaus e Santarém. Também o Instituto de Educação Superior de Itumbiara, em Goiás. Além de 25 mil alunos, a nova organização abrigará cerca de 1.000 docentes.

Educação sexual para causar pânico

A paraense Giovanna Centeno Barbalho, 22, conclui nesta semana, na Suíça, com formatura no dia 19, na Franklin University Switzerland, curso de graduação em Ciências Políticas e Estudos Culturais. Obteve nota máxima com Menção Honrosa ao defender a tese de conclusão “Doutrinação, sexo seguro e os direitos da mulher: como a ultradireita brasileira usa a educação sexual para causar pânico moral”. Giovanna é filha de Jader Barbalho e Márcia Centeno.

Paraense no São Paulo Fashion Week

Observada em seu trabalho por uma “moça de São Paulo” na Feira da Biodiversidade, no Parque do Utinga, a artesã e técnica cultural Maria Luísa Nunes, 61, acabou participando do maior evento de moda do país e o mais importante da América Latina: o São Paulo Fashion Week (SPFW). Nunes, que é do Quilombo Boca da Mata, em Salvaterra, compartilhou a sua experiência e processo de criação de camisas customizadas por ela, com representação da mulher negra. A arte de customizar roupas com remendos aprendeu ainda na infância com a sua avó.

Reserva Santa Bárbara

Um imenso parque aquático, quase chegando à ponte de Mosqueiro, está sendo projetado por uma gigante do setor que firmou parceria com a MB Capital. Com recursos próprio, grupo de Caldas Novas fará o empreendimento em várias fases. A parceria viabilizará um loteamento com segurança, um resort fracionado e completa infraestrutura. Já tramita licenciamento em fase adiantada na Semas.

Comércio terrestre Brasil-França

Brasil e França iniciaram a modalidade de transbordo entre caminhões de ambos os países, viabilizando o fluxo de cargas via terrestre por meio da ponte do Oiapoque, fronteira do Amapá com a Guiana Francesa. A aduana francesa aceitou a proposta, formulada pela Receita Federal do Brasil, de solução para as dificuldades que inviabilizavam o fluxo de cargas no comércio transfronteiriço entre os dois países. É um marco histórico no comércio entre os dois países e entre os blocos do Mercosul e União Europeia, que certamente favorecerá o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Medicina

O MEC continua sentado em cima do processo de abertura dos cursos de Medicina, devidamente licitados para quatro municípios paraenses.

Urbana

Rodolfo Sequeira, através da Urbana Engenharia, comprou o imóvel onde residiu a família da ex-governadora Ana Júlia Carepa, na esquina da Apinagés com Caripunas, em Batista Campos. No local surgirá um prédio residencial com apartamentos de 150 metros quadrados.

Miléo

O empresário Fernando Tavares, dono da concorrida Panificadora Sagres, lançará um prédio residencial na Caripunas, entre Apinagés e Padre Eutíquio, em Batista Campos, com o selo da Construtora Bruno Miléo.

Voo

Val-de-Cans registrou 268.585 passageiros em abril.
Alta de 9,4 % comparado com abril do ano passado, exatamente 23.041 passageiros a mais. Ao todo, neste ano, já são 1.132.175 passageiros. Alta de 6,4% comparando com o primeiro quadrimestre de 2018.

Açaí

É cada vez menor a exportação do açaí para o mercado americano, principalmente por falta de padronização em sua elaboração, mais especificamente o percentual de polpa.

Inclusão

Ufra estabeleceu parceria com o Judiciário, em Capitão Poço. Passará a contar com o serviço de apenados no seu quadro administrativo.

Ponto

O estratégico imóvel onde funcionou a Belém Importados, na Pedro Álvares Cabral, está à venda por 15 milhões de reais.

Companhia

Patricia Totaro, arquiteta fitness, definiu o plano diretor para a Companhia Belém Academia. Uma academia premium, com conceito de clube, família, para práticas esportivas, saúde, qualidade de vida e network. A primeira parte começa agora com previsão para inauguração em agosto.

Móveis

Fred Bitar encerrou sua franquia da Todeschini em Fortaleza para focar na loja de Belém, na Generalíssimo. No ponto da Gentil com Rui Barbosa, instalará uma franquia da grife italiana Natuzzi.

Argumento

Amanhã, às 22h, no Argumento da RBA: o ortopedista do Porto Dias, Marcelo Brito, especialista em coluna e a cirurgia endoscópica. E o corretor de imóveis Maurício Azevedo e o boom de locação comercial em Belém.

Ferro

A Vale deve retomar o nível de produção de minério de ferro só daqui a dois anos. A companhia quer se tornar a mineradora mais segura do mundo. Vai criar, inclusive, uma diretoria específica para o assunto.

Dom

Almáa Engenharia começou em ritmo forte as obras do Dom, na João Balbi. O estande será desativado em 45 dias e dará espaço a um moderno e funcional contêiner customizado.

Vegano

Nesta semana, entram no cardápio do Roxy Bosque, alguns pratos veggies. Exigência dos clientes.

Portugal

Adriana Borges, ADM e consultora de investimentos, atualmente morando em Paris, estará em Belém, no próximo dia 25, para fazer uma palestra sobre “Mudar, morar, estudar, trabalhar e investir em Portugal”. Instagram @dricaaries

Giardini

A menos de 30 dias do lançamento, o inovador Giardini, na Serzedelo com Gentil, já teve 80% de suas unidades de um dormitório com 28 metros quadrados reservadas. O curioso é que segue a tendência mundial de opção sem vagas de garagem. A expectativa agora é de sobrar vagas no empreendimento.

Gaudens

As mammas que almoçarem, hoje, no Famiglia Sicilia, da Conselheiro, ganharão um mini Brownettone com chocolate Gaudens.

Febre

Ocorreu na Faepa a 2ª Reunião do Bloco II do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa para 2017-2026. O Pará possui condições de obter o status de livre de febre aftosa sem vacinação. Também fazem parte desse bloco os estados do Amazonas, Amapá e Roraima.

Mulher

O Conselho da Mulher Empresária da ACP lançará um programa de inserção das suas associadas na chamada nova economia. A ideia é criar uma série de mecanismos tecnológicos que facilitem a comunicação e aproximação, dos diversos players envolvidos, em cada tipo de negócio. O foco será nas pequenas e microempresas.

Tijuca

A Tijuca Puro Malte em lata já chegou ao mercado de Belém. O lançamento nacional ocorrerá no dia 8 de junho, durante o Óscar Party, em São Paulo.

Chopp

O Grupo Cerpa planeja instalar quiosques do chopp Tijuca nos shoppings e aeroporto de Belém.

Exportação

Agora em junho, pronta para o verão americano, a Tijuca e Cerpa Prime chegarão à Florida. A Cerpinha já está lá há dois anos.

Energia

O Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Cemazon) executará, na UFPA, amplo programa de eficiência energética, visando reduzir o consumo e otimizar o uso de equipamentos. A equipe do projeto reúne pesquisadores da área de Engenharia Elétrica, em parceria com a gestão da UFPA.

Bike

O Bike Belém, do Hapvida, ganhou seis novas estações este mês, somando 15 estações. E para celebrar o Dia das Mães, as pessoas cadastradas no app terão 60 minutos de uso gratuito no sistema, somente hoje.

Solar

A unidade de Belém da Solarprime, maior franquia do Brasil em soluções de energia solar fotovoltaica, franqueada para os empresários David e Daniel Serruya, vai participar da Fipa, que abrirá nesta quarta, no Hangar.

Helicóptero

A Ala 9 recebeu o primeiro helicóptero H-36 Caracal da Marinha do Brasil, que pertencerá ao primeiro esquadrão aeronaval, a ser ativado na Amazônia Oriental. Marca a implantação do projeto “Base Aérea Compartilhada”.

Pessoas

FGV/Ideal iniciará no dia 18 de junho, novo curso de MBA: Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano de Gestores.

Importação

A Camex zerou o Imposto de Importação para máquinas e equipamentos industriais. Entre os equipamentos, estão refrigeradores para o resfriamento de pães de hambúrguer, bem como congeladores para o congelamento do mesmo produto.

Censo

Marcha à ré. O Ministério da Economia autorizou o IBGE a contratar 234.416 profissionais, por tempo determinado, a partir de janeiro de 2020. Vão atuar no Censo de 2020.

Safety

Belém será sede da Semana Safety, em sua 3ª edição neste ano, realizada pela Anac. O evento, de 28 a 31 de maio, objetiva agregar diversos assuntos relacionados à segurança operacional a fim de otimizar os esforços da agência na promoção da segurança.

Financiamento

O Santander voltou a operar crédito imobiliário com recursos do FGTS. Oferece crédito para até 80% do valor e prazo de financiamento máximo de 30 anos. A taxa vai de 7,95% a 9% ao ano, mais TR.

Digital

A partir de amanhã, o INSS oferecerá mais três serviços de forma totalmente digital. Quem quiser pedir revisão de benefício, entrar com um recurso ou obter uma cópia de processo poderá fazer seu requerimento exclusivamente pelo portal Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou pelo 135.

Tartaruga

A Noite Paraense, que será realizada na sexta, 14 de junho, dentro da programação da Festividade da Trindade, retornará com a sua grande atração, a Tartaruga (devidamente certificada), que irá se unir às outras delícias do cardápio.

EM ALTA

Ufa!
Dieese-PA revela: em abril, mesmo com a Quaresma, houve queda nos preços de pescados em Belém.
Conveniência
Lojas Americanas negocia com a BR Distribuidora para assumir todas as lojas de conveniência.
Futebol
Ronald, filho do Ronaldo Fenômeno, está em Belém este final de semana. Foi DJ, ontem, em festa na R9 Academy.

EM BAIXA

Consumidor
Sem recall e com graves problemas na refrigeração, a Citroën tem perdido muitas causas.
Gripe
Até o momento, o Pará só conseguiu alcançar 40% da cobertura vacinal contra a gripe.
E-commerce
Rede Walmart fecha site de compras no Brasil, e demite muita gente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias