plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
COLUNA DO BONNA

Totens de segurança pública da Segup fazem sucesso no Pará

Equipamentos instalados em Belém e mais cinco municípios do Pará chamam a atenção e reforçam a segurança em pontos estratégicos. Veja este e outros destaques da Coluna do Mauro Bonna deste domingo (10).

Imagem ilustrativa da notícia Totens de segurança pública da Segup fazem sucesso no Pará camera Totens instalados pelo Governo do Pará reforçam segurança em Belém e outras cinco cidades. | Marco Santos/Agência Pará

O sucesso dos Totens de Segurança

O Pará é um dos seis estados equipados com totens de segurança, no país. São blindados e operam com cinco câmeras, sendo uma dome com 360º. Fazem reconhecimento facial e de placas de veículos. Na primeira etapa são 50, com 26 na Grande Belém e mais cinco municípios. Na segunda etapa serão mais 50, para cobrir mais seis cidades. Tudo interligado com fibra óptica. O Iphan, sempre o Iphan, ainda não permitiu a instalação no Centro Histórico, diz que não conversam com a arquitetura do lugar. Verdade! É difícil conversar com um lote de imóveis abandonados e muito lixo espalhado.

Investimentos em Portos e Hidrovias

A Amport participou do OPW - Open Ports and Waterways, ocorrido na arena B3, em São Paulo. Evento promovido pelo Ministério dos Portos e Aeroportos que contou com a presença do ministro Silvio Costa. Na ocasião, foram apresentados os investimentos do Governo Federal em portos e hidrovias. O Porto de Vila de Conde foi contemplado com o arrendamento dos terminais VDC-04 e VDC-29, assim como a região, com a modelagem das concessões hidroviárias dos rios Madeira, Tapajós, Tocantins, Amazonas e Barra Norte. Ao todo serão investidos 14 bilhões.

Reforma Tributária e os Auditores Fiscais

Entre 17 e 19 de abril, Belém será sede dos debates sobre reforma tributária e mudanças no trabalho de auditores e fiscais em razão das novas tecnologias e do advento da Inteligência Artificial. Realizado pelo Sindifisco, o 2º Congresso Estadual da categoria será na Estação. Entre os nomes já confirmados, Carlos Eduardo Xavier, presidente do Comsefaz, o Comitê Nacional dos Secretários das Fazendas. O titular da SEFA, René Sousa Jr., será um dos palestrantes.

Orgulho

O momento de euforia em que vive o Pará, com olhares internacionais em função da COP30, será valorizado pela Quadra Engenharia, que decidiu hastear uma imensa bandeira do Estado, em um mastro de 25 metros, para tremular em frente à obra do Iconiq, que começa a ser erguido no coração da Doca. O símbolo alerta a todos que chegou a vez do Pará. Mãos à obra.

Santinha

O movimento das marés fez crescer, consideravelmente, a famosa Ilha da Barra, no meio da Baía de Guajará, em frente à Base de Val-de-Cans. Hoje, são cerca de três mil metros quadrados, arborizados, tendo quatro pescadores como moradores. Com maré baixa ganha uma prainha. Local ideal para instalar uma escultura em alumínio infinito, doada pela Hydro, com a silhueta da Santinha.

Crítica

Os críticos do uso indevido do Círio, no Carnaval de São Paulo, esqueceram de criticar o Carnaval Oficial de Belém em pleno período da Quaresma. Como, também, esquecem de criticar a homenagem anual do BB com elementos carnavalescos – confete e serpentina – em cima da Berlinda. Só esquecimento mesmo.

Atum

Abertas as reservas para o menu degustação em seis passos, com cerimônia Kaitai, no Sushi Ruy Barbosa, no dia 21. Manipulação de atum gigante em frente aos clientes, com explicação pelo maior especialista no assunto, o médico veterinário Cesar Calzavara, também, mestre em recursos pesqueiros e aquicultura e doutorando em Tecnologia Animal.

Ferrovia

A Vale tenta, com Renan Filho, um desconto na renovação da concessão da Ferrovia de Carajás, hoje estipulada em 25,7 bilhões.

Chocolate

O chocolatier Fábio Sicilia voou de Berlim para Guadalajara, no México, levando na bagagem cacau paraense e o Chocolate Guadens.

Visual

Com a construção dos parques lineares da Tamandaré e da Doca, bem que a fiação elétrica dessas vias poderia ser enterrada para melhorar e modernizar o visual da cidade. Se não for pedir muito, a sofisticada Braz também merece uma providência dessas.

Argumento

Nesta segunda, no Argumento: Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública; e o médico e empresário Humberto McPhee, um dos franqueados da rede de academias Bluefit. Às 22h30, na RBA.

Cabos

A metade dos cabos que enfeiam os postes da cidade poderia ser recolhida. Basta um inventário para saber o que tem utilidade. É só querer.

Cruzeiro

Nesta segunda, o cruzeiro Amadea jogará âncora ao largo de Icoaraci. Traz 500 passageiros e será atendido pela Amazon Star.

Hospedagem

O navio Iberostar Grand Amazon, baseado em Manaus, com 72 cabines de luxo e que faz cruzeiro pelo Rio Negro, virá a Belém para, também, servir de hospedagem durante a COP30.

Bombom

Em fase de conclusão a doceria Bombom Maison, na Barão do Triunfo com Romulo Maiorana. Arquitetura provençal e cardápio franco-paraense, no coração do Marco. Inauguração no dia 3 de maio. Negócio do casal Elisângela e Samuel Carvalho.

Páscoa

O Armazém 25 lançou sua linha de colomba Pascal nos sabores cacau, frutas com castanhas e a regionalíssima de cupuaçu. Todas com blend de trigos importados e fermentação natural.

Teatro

O talentoso teatro paraense de volta ao Theatro da Paz. A partir desta quarta, sempre às oito, Grupo Experiência, Teatro de Apartamento, Grupo Palha, Grupo Cuíra e Má Companhia no palco. Mostra Nilza Maria, que homenageia Geraldo Sales pelos serviços prestados às Artes Cênicas. Assinatura da Secult.

Camarada

A música ao vivo chegou pra ficar no Camarada Camarão. De quarta a sábado, das 18h às 21h. E aos domingos, das 12h às 15h. Na quarta, André Moura canta Beatles.

Pós

A Faculdade Porto Dias inicia, em agosto, suas primeiras turmas de Pós-Graduação. Buscando atrair um público que ainda precisa se deslocar a outras regiões para realizar treinamentos recorrentes ou programas Lato Sensu, agrega competências cada vez mais importantes na indústria da Saúde.

Mulher

No mês da Mulher, o Hospital Mater Dei Porto Dias lança, nesta segunda, o Centro de Diagnóstico e Tratamento de Endometriose. Um serviço que emprega abordagem multidisciplinar para cuidar de uma condição complexa, com objetivo de gerar grande impacto positivo na qualidade de vida das mulheres com a patologia.

Intercâmbio

Com a crescente procura por programas de intercâmbio e trabalho na Austrália e feira de negócios e estudos no Japão, Márcia Rath Franco deu um giro nos dois países e aproveitou para falar com seus alunos e visitar as escolas parceiras.

Mokae

Abriu, na Wandenkolk, o Mokae, restaurante com insumos amazônicos e sabores exóticos, baseado na cultura slow food, buscando uma alimentação sustentável e saudável. Valoriza a cultura e os produtos locais. Negócio do chef Diego Alvino Ferreira.

Bluefit

Sucesso a quarta unidade da Bluefit no Formosa Augusto Montenegro, já estreou com 1.500 alunos. A capacidade total são quatro mil alunos. A quinta unidade surgirá ainda neste ano, no Formosa Duque. E a sexta, que será a maior do país, na Alcindo Cacela, edificada desde o zero.

Expansão

Rogério Oliveira e Humberto McPhee já comunicaram pouso da franquia da rede Bluefit em Marabá e Macapá.

Braz

Em setembro, inaugura o sofisticado Quadra Braz, o primeiro prédio comercial na badalada Braz de Aguiar. Aliás, a sede da Quadra Engenharia ocupará os dois andares de cobertura.

Crime

Ualame Machado atribui a constante queda do índice de criminalidade no Pará ao sucesso dos três ‘is’: Investimento, Integração e Inteligência.

Seguro

Hoje, o Pará é o estado mais seguro para se ter um veículo, segundo as seguradoras. Registra o menor índice de furtos e o maior em recuperação.

Integração

O CIOP, atualmente, reúne 14 órgãos de segurança nas três esferas: federal, estadual e municipal. Inclusive o SAMU. No mesmo local, Almirante com Chaco, funciona o CICC – Centro Integrado de Comando e Controle, para atender grandes operações.

Complexo

Segup e Imprensa Oficial do Estado fizeram permuta de sede. A Segup vai ocupar integralmente o antigo prédio da Funtelpa/IOE, na Almirante, formando um grande complexo de segurança pública, juntamente com CIOP e CICC. E a Imprensa Oficial levará suas máquinas para a antiga sede da Segup, na Arcipreste.

Polícia

Diferente do Rio, Ualame Machado garante que não existe qualquer lugar do Pará em que a polícia não entre. Desafia que apontem.

Droga

No ano passado, as forças de segurança paraenses apreenderam nove toneladas de drogas, em estradas, portos e aeroportos. Este ano, já foram três toneladas. O Pará sofre por ter uma logística considerada ideal pelos criminosos produtores da Colômbia, Bolívia e Peru.

Flutuante

A Base Flutuante Antônio Lemos, da Segup, no Estreito de Breves, completa dois anos de operação. Agora, em junho, Helder inaugura a Base Candirú, no Estreito de Óbidos. E aproveita para assinar a ordem de serviço para a construção de uma terceira base, que ficará na entrada do Rio Tocantins, entre Abaetetuba e Barcarena.

Embarcação

O aparato de segurança do Pará possui 83 lanchas, totalmente equipadas, inclusive algumas blindadas.

Guarda

A Guarda Municipal de Belém, sumida das praças e prédios públicos, acaba de ganhar 18 viaturas do Governo Federal. Barulho garantido. Aliás, a Segup também doou motos, coletes e rádios para a Guarda, mas que, infelizmente, continua inoperante por falta de gestão.

Sal

O Aqualand faz promoção para a Semana Santa. E agora, todas as hospedagens incluem ingresso para o Parque Aquático.

Sono

A Associação Sono – Regional Pará promoverá a Semana do Sono com intensa programação em Belém, de quarta a domingo. E de sexta a domingo, haverá ação educativa especial no Pátio Belém.

Boi

Os bois do Festival de Parintins, Caprichoso e Garantido, fecharam contrato com a Globo e vão invadir a casa do BBB. Boa sacada.

Jovem

A Finama Advocacia lança quatro cursos de especialização presenciais, com início previsto para abril, em condições exclusivas para o Jovem Advogado. Uma parceria com a Comissão da Jovem Advocacia da OAB/PA. São: Direito Penal e Práticas Penais; Contratos e Negociações Jurisdicionais; Direito Público e Instituições Jurisdicionais e Processo e Práticas Processuais.

Tributo

Thadeu de Jesus e Silva fará a palestra “A Reforma Tributária e seus efeitos para a Advocacia”, no dia 23, às 12h30, no Pomme D’Or da Generalíssimo. Promoção conjunta da AAPA e Instituto dos Advogados do Pará, que por sinal, completará um século no próximo dia 30 de maio.

Portugal

O desembargador Leonam Cruz Júnior recebeu convite para apresentar o Projeto TRE Ribeirinho, durante a 2ª Edição do Expojud Portugal, que será realizada entre os dias 8 e 12 de abril, na Universidade de Lisboa. A Expojud é um encontro internacional, com foco exclusivo na transformação digital para o setor da Justiça, oferecendo uma experiência rica em troca de conhecimentos, networking e imersão cultural.

EM ALTA

Dobro

O restaurante Dalie Mediterrané agora promove as Quartas em Dobro. Pratos selecionados pela chef Natalie Furtado vão em dobro para a mesa do cliente.

Cruzados

Sandra Duailibe e Maca Maneschy estarão, nesta quinta, no Dom Gastrobar, na 3 de Maio, fazendo o show Caminhos Cruzados 2.

Show

Começará agora no dia 17, para clientes do BB, a venda de ingressos para o show de Caetano & Betânia, no dia 29 de setembro, no Hangar.

EM BAIXA

Clima

Pedidos de recuperação judicial no agronegócio disparam Brasil a fora.

Abandono

O Boulevard da Gastronomia começou a ser depredado. Não existe segurança pública. Tão Belém!

Peixe

A falta de um entreposto transforma as madrugadas na tal Pedra do Peixe, no Ver-o-Peso, em ambiente medieval. Higiene zero.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias