plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COLUNA DE DOMINGO

Um novo clube neste verão em Salinas é assunto do Bonna

A COP 30, a academia Bluefit e o Líder Quintino também aparecem entre as notas

Imagem ilustrativa da notícia Um novo clube neste verão em Salinas é assunto do Bonna camera Aloha inaugura nestas férias em Salinas | Reprodução

Água voadora da Amazônia

Mais de 60% do bioma da Amazônia está no Brasil, mas ele se divide ainda por oito outros países Latino-Americanos. Na região, são cerca de 400 bilhões de árvores criando, diariamente, uma massa úmida de 20 trilhões de litros de água, levando chuvas para muito longe. No Brasil, a Amazônia ocupa 50% do território, abrigando 13% da população do País.

Petróleo

Paulo Rocha disse que Lula deu 90 dias para o Ibama encontrar uma saída honrosa. A Margem Equatorial será explorada. Foi Lula quem anunciou o Pré-Sal, e Lula quem anunciará o petróleo que provocará a redenção do Norte e Nordeste. Amém!

Transição

Jean Paul Prates provou que ainda serão necessários de 30 a 40 anos para a transição energética no mundo. O Brasil precisará do dinheiro do petróleo para financiar essa transição.

Margem

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, espera que o Ibama diga como a Petrobras deve fazer para explorar a Margem Equatorial e não o que a Petrobras não deve fazer.

Logística

A Rumo, empresa logística do Grupo Cosan, inaugurou o último trecho da Ferrovia Norte-Sul. Com isso, o Brasil passa a ter corredor ferroviário direto do Porto de Santos, em São Paulo, ao Porto de Itaqui, no Maranhão.

Parque

Começou a obra do Parque da Cidade. Quem toca e banca, por meio do programa Acelera Pará, é a mineradora Vale, que envolve recursos devidos ao Pará, relativos às dívidas acumuladas com a Taxa Mineral.

Regente

A Freire Melo estuda a transformação do prédio do antigo Hotel Regente em um condomínio de flats para curta temporada, com serviços hoteleiros, semelhante ao V. House de São Paulo.

Hotel

O BNDES disponibilizou 5 bilhões para infraestrutura da COP30, inclusive hoteleira. O problema é que 80% dos empresários paraenses do setor, principalmente depois da pandemia, não conseguem sequer uma certidão negativa, essencial para tomar o empréstimo.

COP30

O hotel em fase de conclusão, na esquina da Piedade com Henrique Gurjão, único com heliponto homologado no centro da cidade, entrou em pauta com vistas à COP30. São 160 apartamentos. O imóvel pertence à MB Capital.

Leilão

Já existe articulação de empresários para arrematar, em leilão público, os antigos prédios da Receita e do INSS. O plano é tomar empréstimo do BNDES para transformar em hotel.

Argumento

Paulo Rocha, novo superintendente da Sudam, estará no Argumento desta segunda. Às 23h, na RBA.

Chocolate

Os Sicilia marcaram presença com o Chocolate Gaudens, tanto no Chocolat Xingu, em Altamira, como na Natural Tech, em São Paulo. Crescendo.

Turismo

Celso Sabino espera turbinar a pasta do Turismo com emendas parlamentares. O orçamento atual do ministério é considerado pequeno, da ordem de 40 bilhões de reais.

Estação

O frio voltará à Estação. Helder investe 60 milhões de reais no retrofit do sistema elétrico e de refrigeração do point. Execução da Sedop, via Imperador Soluções e Promac.

Ibís

A Imperador Soluções concluiu a primeira etapa do retrofit no sistema VRF de última geração no Ibist Style Hangar. Ao todo, serão mais de 220 apartamentos atendidos com a nova tecnologia. O empreendimento é o maior em número de leitos na cidade, 810 em duas categorias.

Modernidade

Íbis Trindade recebeu novas TVs Smarts, agora com 43 polegadas, e novas camas de casal no padrão internacional homologado pela Accor. O Íbis Budget Batista Campos, na Gentil, adquiriu 170 novos equipamentos de ar condicionado.

Saiote

Na sexta, Arlindo Guimarães brinda os fãs do Manjar com uma noite regada aos uísques escoceses Johnnie Walker e Singleton, em jantar de três etapas, grifado pelo chef Nelson. Tudo harmonizado pelo brand ambassador Digeo, Anderson Santos, com um drink ou dose dos legítimos scotches. Começa às 20h.

Cruzeiro

A Amazon Service confirmou a chegada do cruzeiro Amadea, em março de 2024, com 800 alemães. Jogará âncora ao largo de Icoaraci.

Argentina

Empanadas legítimas, importadas da Argentina e assadas na hora, são a grande novidade na rede Tudo Conveniência. Os Aguilera são portenhos de carteirinha.

Zara

O CEO da Zara, Andres Moreno, em recente visita à loja do Bosque Grão-Pará, a única unidade da Região Norte, foi recebido pelo diretor Raniere Lima e reforçou a parceria comercial entre o Grupo JCC e Zara.

Centenário

Em mais uma ação comemorativa aos 100 anos da Basílica de Nazaré, os Padres Barnabitas e os Correios lançam o Selo Postal do Centenário. Nesta segunda, às 19h30, no Auditório D. Vicente Zico, Centro Social de Nazaré.

Eventos

Sonaly Oliveira, da Estação Gourmet, foi a responsável pelos alimentos & bebidas do 1º Congresso Internacional de Santuários Marianos, realizado no Hangar. Ela acabou com a sua operação de restaurante, mas continua firme e forte atendendo a eventos.

Férias

Está chegando ao Sal, o mais novo clube de praia, Aloha. Na praia do Atalaia, ao lado do atalho. Um ambiente de verão, com comida boa e DJs conhecidos no cenário eletrônico nacional como Gustavo C; Korb; Brisotti e Daft Hill. Negócio de Anderson e Simone Ribeiro.

Máxima

Em apenas cinco anos de existência, a Finama conquistou nota máxima (5) no MEC, em seus cinco cursos de graduação. É a única no Norte e Nordeste com essa performance.

Ambiente

A ACP instala, na terça, a Câmara Setorial de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que terá como coordenadores Camille Vasconcelos, Roberto Cavaleiro de Macedo e Poliana Bentes.

Viagem

Ontem, durante a FITA, no Hangar, a ABAV-PA comemorou os seus 50 anos de sucesso. Agora, sob o comando de Edna Rocha e Fátima Leite.

Ensino

Betânia Fidalgo Arroyo mandou duplicar o espaço do Campus Unama, no mix do shopping da Augusto Montenegro. Vai começar a obra.

Oriente

João Morgado, da Startour, está em Beirute, articulando novos roteiros, incluindo Jordânia, Síria e Líbano.

Líder

O imenso Líder Quintino, além de supermercado, magazine, home center, pet e farmácia, terá uma seção de móveis, café, restaurante e parque de diversões.

Carne

As exportações de carne bovina do Pará caíram em -41,93% até maio de 2023, em valores comparados a 2022, apesar de ter o segundo maior rebanho do País. O Estado foi responsável por somente 4,32 % de tudo o que o Brasil exportou. Fonte: Sindicarne-PA.

China

A China representou mais de 70% das exportações de carne bovina do Pará, mesmo com o embargo. A análise da baixa performance, em comparação ao Brasil, é que o Estado ainda não acessa os mercados dos EUA, Europa e Chile, destinos de grande parte da carne brasileira.

Antigos

A ASAAP, sob a liderança de Vinícius Tobias, colocou vários exemplares de carros antigos no mall do Bosque Grão-Pará para promover a 9ª edição do Festival Relíquias do Bosque, que ocorrerá no dia 1º de julho.

Bluefit

A quarta unidade da Bluefit, na cidade, inaugura em novembro, no mix do Formosa Augusto Montenegro. Negócio de Rogério Oliveira e Humberto Mcphee.

Companhia

Eduardo Nassar inaugura, agora no dia 1º de julho, a primeira unidade da Companhia Fit, no terceiro piso do Preço Baixo, na Senador Lemos. Chegaram duas carretas de equipamentos Matrix. Será uma academia Fit, com o luxo e a sofisticação de uma academia boutique, modelo inédito na cidade.

Belo Monte

O impacto da usina de Belo Monte à pesca no Rio Xingu pode ser quatro vezes maior do que o admitido pela Norte Energia. A empresa que administra a hidroelétrica já estava pronta para pagar uma reparação de 20 mil reais a 1.976 pescadores. Porém, a quantidade de solicitações chegou a 6.015.

Saúde

A Unimed Belém voltará a promover ações de marketing nas férias de julho, no Sal.

Revemar

O cearense Nelson Gurgel é o novo Diretor de Marketing de todo o Grupo Revemar.

Cúpula

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) participará da Pré-Cúpula de Presidentes dos Países Amazônicos. A Name Comunicação é a organizadora da ação.

Fiscal

Belém sediará em 2024, o Congresso Fiscal dos Procuradores do Estado do Brasil. A PGE/PA será a anfitriã.

Finanças

O economista Rosivaldo Batista ministrará curso de Gestão Financeira, com educação financeira e investimentos em renda fixa e variável, no próximo dia 29, no Colégio Rêgo Barros.

Tecnologia

A Vega BYD, do Grupo Délio Mutran, inaugura sua concessionária, em Belém, na Pedro Álvares Cabral, na época do Círio. Carros de alta tecnologia. Abrirá na cidade com seis modelos de veículos. Colocará carros em exposição também no mall do Bosque Grão-Pará.

Ouro

A partir de julho, todas as operações de compra e venda de ouro terão que adotar a Nota Fiscal Eletrônica, com o selo da Casa da Moeda. Combate ao garimpo ilegal.

Selo

A refinaria de metais North Star, na Arthur Bernardes, adotou um Selo Amarelo para certificar as mineradoras atendidas por ela, permitindo maior rastreabilidade para identificar a procedência do metal.

Corrida

O Clube de Engenharia do Pará promove, hoje, a X Corrida e Caminhada do Engenheiro. Circuito dentro do campus da UFPA.

Desmate

O BNDES tem vetado muitos projetos de crédito rural com indícios de desmatamento ilegal na Amazônia. Aliás, o banco de desenvolvimento deverá ter uma representação regional sob o comando da ex-governadora Ana Júlia Carepa.

Peixe

Na Doca do Ver-o-Peso desembarca, diariamente, cerca de 120 toneladas de peixes variados, vindo do interior do Estado. O Pará produz 200 mil toneladas de pescado por ano.

Consumo

O paraense consome 18,69 kg/ano de pescado. A média brasileira é de 9,75 kg/ano. A OMS recomenda, no mínimo, o consumo per capita de 12 kg/ano.

Tecidos

A tradicional Casa Amazonas fechará sua loja na Padre Eutíquio. Ficará com ponto somente na Conselheiro. O imóvel já está disponível para alugar.

Basílica

Além da liberação de direito da área da União contígua à Basílica, bem que o Estado deveria incluir o imóvel hoje ocupado pelo Instituto de Artes do Pará. A Santinha merece. O movimentado Instituto de Artes tem muitas outras opções de abrigo na cidade.

EM ALTA

Energia

Agora em julho, a BBF inaugura 10 novas termoelétricas, no Pará, em áreas não atendidas pelo sistema elétrico nacional.

Socorro

Quase pronto o novo Pronto Socorro que Helder constrói na Augusto Montenegro. Será inaugurado proximamente.

Praia

A barraca Virianduba terá oito jacuzzis disponíveis, nas férias de julho, no Sal.

EM BAIXA

Voo

Não tire suas meias. Primeira das 12 regras de etiqueta em voos.

Impacto

Depois do impacto da queda das sacadas do Cristo Rei, ninguém mais falou em vistorias.

Poluição

Será que o monstrengo do prédio do Bechara Mattar ficará do mesmo jeito durante a COP30?

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias