plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Shopee vai ter centro logístico no Pará

Na coluna deste domingo (22), Mauro Bonna conta ainda sobre dois novos restaurantes que vão inaugurar em Belém

Imagem ilustrativa da notícia Shopee vai ter centro logístico no Pará camera Centro da Shoppe ficará em Ananindeua | Reprodução

Petrobras fará novo pedido ao Ibama

A Petrobras vai insistir sobre a Foz do Amazonas. Primeiro, administrativamente, pedirá a reconsideração do ato do Ibama. A decisão do Ibama não surpreende, foi a mesma tomada para os pedidos da BP e Total. A negativa trouxe grande incerteza de como a Petrobras poderá renovar e ampliar seu portfólio de ativos de exploração e produção. Especialistas do setor, garantem que a decisão do Ibama não encerra completamente a perspectiva de exploração da Margem Equatorial. Ainda haverá uma instância política.

Novo hospital em Ourilândia

A Vale construiu e entregou ao Governo do Estado um hospital, em Ourilândia do Norte, com equipamentos modernos e capacidade para 120 leitos. A unidade já conta com aparelhos de ressonância magnética, tomógrafo computadorizado, máquinas de hemodiálise, entre diversos outros. Tem unidade de terapia intensiva (UTI) adulto, pediátrico e neonatal; além de pronto atendimento. Certamente, um grande benefício para o paraense, resultado concreto da parceria público-privada e que vai reduzir a sobrecarga de outros complexos hospitalares da região. A unidade será administrada pelo Estado, por meio do SUS.

Indústria Naval Paraense

O Estaleiro Rio Maguari entregou o segundo, de seis rebocadores portuários, para a Svitzer Brasil, subsidiária do Grupo Maersk, para operação nos portos brasileiros. Trata-se de um rebocador de 70TBP, projeto canadense feito por Robert Allan Ltd e construído pela primeira vez na Região Norte, com alta tecnologia embarcada. A embarcação passou por todos os testes realizados pela classificadora ABS e pelo proprietário, sendo aprovada, com muitos elogios, pelo seu desempenho e acabamento.

Disputa pelo prédio do Banco do Brasil

Depois que o Banco do Brasil renovou o contrato de locação, pelo valor mensal de 318 mil reais, do prédio de 11 mil metros quadrados que ocupa no início da Presidente Vargas, pertencente ao Fundo do Banco Votorantim, apareceram várias propostas de compra do prédio, por parte de empresários paraenses, todas passam de 26 milhões de reais. O consultor Maurício Azevedo é credenciado pelo Votorantim, em Belém.

Internet de qualidade para conectar o Norte

O Programa Norte Conectado, do Governo Federal, avança pelos rios da região, com 12 mil quilômetros de fibra óptica subfluvial. Terá infovia que sairá de Macapá, passando por Almeirim, Monte Alegre e Santarém, para chegar a Alenquer, com capacidade para levar internet de alta qualidade a 1 milhão de habitantes. Também, prestes a ser concluída, a infovia entre Santarém e Manaus, passando por Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa.

Sudam

Será no próximo dia 1º de junho, às 16h, a posse de Paulo Rocha na superintendência da Sudam. Vários ministros estarão em Belém.

Biscoito

A indústria de alimentos Hiléia, ícone em Castanhal, passa por conflito societário já judicializado.

Frango

Briga judicializada pelo controle do Grupo Watanabe, de Santa Izabel, dono da marca de sucesso Frango Americano.

Voo

Começará, no início de julho, a Operação Assistida no Aeroporto de Val-de-Cans. Período em que atuarão juntos a Infraero e o Consórcio NovoNorte.

Prejuízo

A Petrobras não pagou ainda a empresa Bran, contratada para operar os seis supplays, de alta tecnologia, aportados em Belém desde novembro passado. Vieram para operar o simulado na Margem Equatorial.

Canjica

A partir de hoje, Formosa e Líder colocam suas disputadas barraquinhas de guloseimas juninas para funcionar. Parece que Alexandre de Moraes condenou o adoçante. Viva o açúcar. Viva São João!

Rapidez

Com maré favorável, os ferry boats da Henvil estão fazendo em pouco mais de duas horas o trecho entre Camará e Icoaraci. Aliás, a Arcon majorou em 9% o serviço de transporte.

Ouro

Combate ao garimpo ilegal, a partir de 3 de julho, todas as operações de compra e venda de ouro terão que adotar a nota fiscal eletrônica, assim como o selo da Casa da Moeda. A medida visa dar agilidade ao processo de fiscalização.

Garimpo

Estimativa de Raul Jungmann, presidente do Ibram: somente no Pará existem 90 mil garimpeiros e, no Brasil todo, de 500 mil a 600 mil. No entanto, o número de licenças para exploração de ouro no País é infinitamente menor, o que abre espaço para irregularidades.

Argumento

Nesta segunda, no Argumento: o advogado Roberto Xerfan (Direito Digital); e o empresário João Gomes de Souza (mercado de seguros). Às 23h, na RBA.

Rastrear

A USP, com apoio da WWF Brasil e do Instituto Igarapé, lançou uma plataforma para identificar o ouro ilegal, pois é preciso um registro da Agência Nacional de Mineração para a exploração do minério. A plataforma é de simples consulta e sem custos.

Mapa

A PF trabalha para concluir, até o final do ano, o mapeamento dos tipos de ouro existentes no solo de diferentes regiões do País, para montar uma espécie de “ouroteca”. Esse banco de dados poderá identificar, por exemplo, se uma joia ou uma pepita vieram de uma terra indígena, ou de uma área de exploração legalizada.

CasaNova

O empresário João Augusto Rodrigues abrirá, em setembro, o sofisticado restaurante CasaNova, no segundo piso do Líder-Quintino. Cozinha europeia, com consultoria da chef Ângela Sicilia. Serão 140 lugares, em projeto de Perlla et Jr.

24h

A Tudo Conveniência e a Bluefit na Conselheiro, em Batista Campos, vão funcionar 24h. A Tudo estreará a sua primeira loja no perfil empório.

Futuro

O empresário Raulzinho Aguilera acaba de participar, em São Paulo, do Apas Show, o maior evento supermercadista da América Latina.

Pirarucu

Ontem, o chef Saulo Jennings participou, com pirarucu, do Fuegos, em BH. O evento disputa, com Parauapebas, o título de maior evento de fogo de chão do Brasil.

Comercial

O executivo Leandro Albuquerque, com passagens pela Cerpa e Ambev, assumiu a Gerência Comercial do Bosque Grão-Pará.

Formatura

Nesta segunda, a Solenidade de Formatura da primeira turma de Direito, com 44 colandos, da Faculdade Integrada de Advocacia da Amazônia (Grupo Finama), no Teatro Maria Sylvia Nunes.

Odonto

Amanhã, a Solenidade de Formatura da segunda turma de Odontologia, com 30 colandos, da Faculdade Integrada da Amazônia. Será no teatro da Estação, com a participação da Orquestra de Câmara da Finama.

Leilão

O mês de junho vai ser movimentado em leilões rurais, no Pará. No dia 17, haverá o 2º Leilão Haras JS da Marajoara. E no dia 24, o 4º Leilão Virtual Haras Tauari & Fazenda Paysandu. Ambos organizados pela Atual Leilões e transmitidos pelo YouTube. Cavalos Árabes, Mangalarga Machador e bovinos Brangus.

Idiomas

O paraense Castilla Idiomas inaugurou franquia em Fortaleza. Já são duas no Ceará e 14 no Pará. O Castilla oferece ensino de seis idiomas.

Marajó

A Assembleia de Deus, de Belém, fará sua segunda missão a Melgaço e Portel, no Marajó, de 8 a 11 de junho. Levará cerca de 1.000 voluntários para ações sociais.

Propaganda

Leandro Valente, publicitário paraense, filho do publicitário Haroldo Valente (DC3), juntamente com sua equipe da Havas Health & You, acaba de conquistar mais prêmios: The One Show, New York Festivals Health Awards, PHNX Awards, Saniss Awards - com o projeto Outcare, feito para o Hospital Samaritano.

Praia

O condomínio Celebration 1 irá proporcionar as primeiras férias de moradores neste verão, no Sal. Obras aceleradas e últimas unidades.

Trufas

Durante o Festival Wagyu, no Santa Grelha Belém, haverá a opção de incluir trufas na degustação. Novidade do Chef Luiz Nigres.

Experience

A Great Wall Motors irá levar 80 clientes para um camarote exclusivo da marca no Festival Experience, com o DJ Alok, embaixador da montadora no Brasil.

Automobilismo

O piloto paraense Augusto Santin disputa, este fim de semana, a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, em Interlagos (SP). Santin é líder da competição e tenta a conquista de mais um título do automobilismo nacional para o Pará.

Direito

O Gama Malcher Advocacia foi um dos patrocinadores do Congresso Brasileiro de Direito Comercial, que ocorreu na AASP, em São Paulo, semana passada. O advogado Clóvis Malcher Filho presidiu uma mesa sobre Recuperação Judicial de Micro e Pequenas Empresas.

Shopee

A Shopee entra no Pará, em Ananindeua, com seu centro logístico, em um empreendimento do empresário Fred Bitar, com intermediação da Fiala Imóveis.

Letras

Nesta quinta, o jornalista Linomar Bahia assumirá a Cadeira 17 da Academia Paraense de Letras. Evento solene às 19h.

Emprego

Na comparação entre o último trimestre do ano passado e o primeiro deste ano, o desemprego, no Pará, cresceu de 8,2% para 9,8%. Dados do IBGE.

Restaurante

O médico Paulo Azevedo comprou imóvel na Jerônimo Pimentel, em frente ao Manga Jambu, para montar um restaurante em parceria com seu sobrinho, Paulo Rola (Sansei e Beira).

Coquetel

A chef Renata Braune, de São Paulo, assina o cardápio do restaurante Assemblage, que abrirá na quinta, no mix da Grand Cru, na Braz. Além dos vinhos, terá uma inovadora carta de coquetéis.

Arraial

O Pão de Santo Antônio fará uma grande festa junina na Estação, no dia 13 de junho. Com atrações musicais e sorteios de brindes.

Contas

Prefeitos, presidentes de Câmaras e servidores municipais interessados em participar da primeira edição do “CAPACITação”, de 2023, do TCMPA, podem se inscrever no site da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, que coordena a ação em todas as regiões do Pará. O evento será sediado em Marabá, terá a duração de três dias, com abertura dia 30 e abrangerá 34 municípios nesta primeira edição.

EM ALTA

Rock

O Festival Claro Que é Rock acontecerá no próximo dia 2, no Hangar, patrocinado pela Claro, é claro.

Bob’s

Uma operação própria do Bob’s estreia, em julho, na praça de alimentação do Bosque Grão-Pará.

Chef

“Veja” abriu espaço para o festejado chef Saulo Jennings e sua relação com a cozinha da Casa de Windsor.

EM BAIXA

Atacarejo

Excesso de oferta no mesmo segmento freou o alto faturamento das operações de atacarejo, Brasil a fora.

Carne

A China vai mandar de volta para o Brasil 1.400 contêineres de carne, para trocar dados e documentos de embarque. Burocracia em função do autoembargo.

Exportação

Resquícios da Vaca Louca: a China voltou a comprar carne do Brasil, mas a diplomacia ainda não conseguiu resolver o imbróglio burocrático.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias