plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COLUNA DE DOMINGO

Entrevista especial sobre Covid-19 é destaque no Mauro Bonna

Leia a coluna deste domingo (28) publicada no caderno Negócios do DIÁRIO DO PARÁ

Imagem ilustrativa da notícia Entrevista especial sobre Covid-19 é destaque no Mauro Bonna camera Infectologista David Uip (foto) é convidado especial do programa Argumento nesta segunda-feira (29) | Divulgação

David Uip no Argumento da RBA

O famoso infectologista, mestre, doutor, PhD e reitor, David Uip, estará amanhã, às 22h, no Argumento da RBA, regionalizando a conversa da covid. O programa completa um ano de gravações remotas por causa da pandemia. O uso de videoconferência abriu o leque para entrevistados dos quatro cantos. Direto de São Paulo, o Argumento entrevistou os médicos Angelita Gama, Armando Lobato, Diandro Mota, Andréa Klautau de Amorim, Marcelo Sampaio, William Nahas e agora David Uip, os três últimos estrelas do Sírio Libanês. O Argumento mantém um concorrido canal próprio no YouTube.

Expansão do Porto Dias

O Hospital Porto Dias adquiriu em leilão da SPU, o terreno contíguo à Unidade de Emergência Adulto, com acesso pela Almirante. No local surgirá uma expansão da Emergência, duplicando sua capacidade no novo modelo Fast Track, um sucesso de satisfação do usuário. O novo anexo também comportará uma expansão do estacionamento e um novo negócio do grupo, relacionado à formação de profissionais de saúde.

Premiação internacional

Comandado por Cynthia Charone e Mério Muniz, o Grupo Cynthia Charone, que desde o início da pandemia passou a atuar de forma online com todos os serviços do seu Programa de Envelhecimento Ativo e Saudável, foi premiado internacionalmente pela Gérond’if. É uma organização francesa sem fins lucrativos que atuou em parceria com agência Dialog Health e escolheu as dez melhores iniciativas do mundo no atendimento às pessoas idosas durante a pandemia. O Cynthia Charone teve destaque especial com o Rock Steady Boxing (RSB), o boxe de não contato, que também passou a atuar online para não interromper as atividades dos boxers diagnosticados com a doença de Parkinson.

Restauro do Cemitério da Soledade

Secult e Prefeitura firmarão um Termo de Cooperação para iniciar a elaboração do plano de trabalho para o restauro do Cemitério da Soledade, transformando-o em parque. Na primeira etapa, requalificar o espaço com o restauro da arquitetura mortuária do passeio central, paisagismo, iluminação, construir mais um acesso - pela Dr. Moraes-, além de edificar uma estrutura de acolhimento, administração e banheiros.

Quem tem custos tem medo

A nossa cultura fica triste quando alguém fecha uma operação comercial. Porém, pode ser um ato de coragem e inteligência. Negócio é para dar resultado positivo, caso contrário é fechar imediatamente, esperar a tempestade passar e reabrir nova operação quando a bonança chegar. Ficar remando contra a maré é atitude pouco eficaz e não encontrada no perfil do bom empreendedor. Afinal, é como diz Nizan Guanaes, “Quem tem custos tem medo”.

Festa para o cacau

Depois do açaí e do tacacá, o Pará também passou a ser conhecido como terra do cacau: por dois anos seguidos, o estado aparece como o maior produtor do fruto no Brasil, um motivo mais do que suficiente para festejar o Dia do Cacau. Em 2020, a produção foi de 144.663 mil toneladas, com uma produtividade média de 964 quilos por hectare, o que corresponde a 51,54% da produção nacional.

Formosa

O Grupo Formosa arrematou em leilão judicial por 8,9 milhões, 10 mil metros quadrados na BR-316, área do antigo Consórcio Marcos Marcelino, colada ao antigo Makro, agora Atacadão. No local o grupo pretende construir o seu sexto lojão.

Consórcio

A Marcos Marcelino Administradora de Consórcios, em processo de falência, tinha 5 milhões depositados em juízo e agora com os 8,9 milhões da venda de terreno na BR-316, deve liquidar a falência oferecendo um pequeno deságio.

Recuperação

Continua com o plano em dia, a recuperação judicial da Marcos Marcelino Ltda., MM S/A e Fazenda Campo de Boi.

Portal

O empresário Roberto Teshima comprou área de nove mil metros quadrados no Portal da Amazônia, ao lado do feioso Atacadão. Em projeto de Perlla et Jr., surgirá um centro comercial, com várias lojas, academia, restaurantes, bares e amplo estacionamento. Comercialização da Dr. Imóveis.

Acervo

A UFPA será o destino dos acervos de Maria Sylvia Nunes e Benedito Nunes. Além de toda a biblioteca sobre História da Arte que pertenceu a Maria Sylvia e milhares de livros de Literatura, Humanidades, Artes e Filosofia, os acervos incluem fotos, documentos originais, CDs, LPs e DVDs. A doação já foi aprovada pelo Conselho Superior de Administração da universidade.

Vacina

A Climep acaba de receber vacinas Quadrivalente 2021 para gripe (Gr4) e Pneumocócicas (Pn13), ambas recomendadas para pessoas de grupos de risco, ou que com elas convivam.

Prisão

Continua zero óbito por covid no sistema prisional do Pará. Algo totalmente fora da curva, para o bem.

Tornozeleira

O Pará já opera com a tornozeleira da space.com, empresa que fornece as tornozeleiras do Paraná, São Paulo e Ceará. As tornozeleiras são 4D, vibram e emitem sinal luminoso e sonoro. Este último, o alerta sonoro, foi proibido o uso por uma liminar do CNJ. Hoje, o Pará tem 3.362 tornozelados.

Veículos

Winston Diamantino, titular do Grupo Revemar, não comprou o imóvel da BR-316, onde funcionou a Atlas e Palmetto, pertencente ao empresário Berna Rezende. Na verdade, o Grupo Revemar alugou o imóvel. E no segundo semestre, instalará no local um centro de distribuição automotivo multimarcas, inclusive com motocicleta.

Inclusão

A Hydro estendeu a parceria que mantém com a UFPA e está apoiando o programa de inclusão digital da instituição, que busca dar, aos discentes carentes, condições para que acompanhem o ensino remoto nestes tempos de pandemia. A empresa fez a doação de 890 tablets com capacidade de acesso à internet.

Bloqueio

O Ibama tentou bloquear a emissão de documentos de origem florestal (DOF) do Pará. Essencial para o transporte de produtos de origem florestal, o bloqueio significaria que toda a produção paraense ficaria parada. O Estado buscou a Justiça, obtendo liminar que impede o órgão federal de bloquear o DOF do Pará.

Esquina

Disputa acirrada pela esquina da Nazaré com Rui Barbosa, térreo do Ibis Style: seguradora nacional e escritório da XP de Belém.

Eventos

João Carlos e Sonali Oliveira que acabam de encerrar a operação da Estação Gourmet, passam a se dedicar exclusivamente a eventos.

Dubai

João Morgado, da Startour, está em Dubai para finalizar as tratativas dos grupos da agência. Serão 10 dias visitando as novas atrações e revendo as mais antigas, além de reuniões com hotéis e operadores locais.

Engenharia

O engenheiro eletricista e conselheiro federal Daniel Sobrinho, assumiu a coordenação, em Brasília, da Comissão de Articulação Institucional do Sistema Confea/Crea/Mútua.

Atalho

Muita gente indo se “quarentenar” no México, República Dominicana, Bahamas e Panamá para depois entrar nos EUA e se vacinar.

Ambiente

Pesquisadores da Ufra alertam para o perigo de contaminação dos mananciais e rios pelo descarte irregular do óleo de cozinha.

Idoso

Na Região Metropolitana e em Santarém já foi possível observar uma redução na solicitação de leitos de UTI pelos idosos que receberam as duas doses.

Ciência

As pesquisas “Boletim Covid”, produzido pela equipe da Ufra, completaram um ano com uma acurácia de 95%, ajudando o Governo do Pará a salvar vidas.

Homenagem

Amanhã, a presidente do TCE-PA, Lourdes Lima, estará entre as homenageadas na live “As mulheres mudam o mundo”, a ser realizada pelo Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). Transmissão ao vivo, a partir das 14h30, pelo canal do CNPTC no YouTube.

Startups

A Direto Tecnologia, empresa paraense de soluções tecnológicas para gestão financeira, logística e facilitação de pagamentos, com bases também em São Paulo, Columbus e Miami, é a primeira empresa do Brasil a fazer parte do grupo americano desenvolvedor de startups chamado Ikove.

Bob’s

A rede de lanchonete Bob’s completará 70 anos em 2022, em plena expansão e deve partir para um drive-thru em Belém. Primeira rede de franquias do Brasil, o Bob’s surgiu em 1952, em Copacabana, hoje tem 1.000 pontos de vendas em todo o país.

Cerveja

Com a pandemia, bares e restaurantes fechados, a cerveja artesanal perdeu um ponto percentual em participação de mercado no Brasil. O share atual são 3%.

MasterChef

Vão até o final de abril as inscrições para a próxima temporada do MasterChef versão amadores. A Band está selecionando a substituta de Paola Carosella.

Kart

A Fepauto já definiu o Campeonato Paraense de Kart, com seis etapas, todas em Castanhal. E o Rallye do Sol, em julho.

Internet

Mais 17 municípios receberão anel óptico da Prodepa ainda neste ano, com wi-fi grátis no principal ponto público de cada cidade.

Lançamento

A Manioca acaba de lançar o Segredos da Amazônia, um kit com três das suas mais concorridas geleias: cupuaçu, açaí e cacau com cumaru.

Novo portal

A Semas lançou portal exclusivo de análise do CAR. O usuário acompanha os dados de análise do CAR e as diferentes estratégias de avanço da agenda de regularização ambiental implementadas no âmbito do Plano Estadual Amazônia Agora.

Imóvel

A Chão e Teto tem conseguido assinar escrituras e procurações digitalmente em parceria com o Cartório Chermont. Isso tem ajudado a não paralisar os negócios.

Fumaça

A pandemia fez despencar a venda de cigarro. Crise respiratória.

Corona

Uma equipe da Marinha realizou a descontaminação de alguns espaços físicos da UFPA, em Belém.

Concorrência

Após julgamento de recursos, permanecem na concorrência para execução dos concursos da Seplad, Jucepa, Auditoria Geral e Procuradoria Geral as empresas organizadoras Instituto AOCP, Consulplan e Instituto Iades.

Capanema

O MEC reconheceu o curso de Biologia (Licenciatura) da Ufra Capanema.

Mapará

Em Palestina do Pará, fiscais da Adepará interceptaram três toneladas de mapará. O pescado tinha o DF como destino. Agora será comercializado no município.

Amazônia

Por um ano, valendo desde o último dia 24, foi prorrogada a Força-Tarefa da Advocacia-Geral da União em Defesa da Amazônia.

Incentivo

Fundo dos Direitos do Idoso, da Criança e do Adolescente e instituições sociais do sudeste do Pará receberam 13,27 milhões de reais em recursos repassados pela Vale. Eldorado vai receber 2,75 milhões de reais e Marabá, Bom Jesus, Canaã e Tucumã, que juntos receberão 4,65 milhões de reais.

EM ALTA

Chocolate

Inclusive hoje, a Gaudens faz delivery de sua linha de Páscoa.

Idiche

“Melhor não fazer nada do que transformar algo em nada”.

Solidário

Logo na arrancada, o Círio Solidário arrecadou 1.000 cestas básicas.

EM BAIXA

Ônibus

Semob intensifica a fiscalização durante o lockdown. Já aplicou mais de 70 multas.

Delivery

Fazer delivery de alimentos impõe investimentos em embalagens. Muitos pecam.

Voo

O agravamento da pandemia já diminuiu o número de voos em Val-de-Cans.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias