plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COLUNA DE DOMINGO

Parque Ita e lançamento do cartaz do Círio 2021 são assuntos de Mauro Bonna

Leia a coluna deste domingo (14) publicada no caderno Negócios do DIÁRIO DO PARÁ

Imagem ilustrativa da notícia Parque Ita e lançamento do cartaz do Círio 2021 são assuntos de Mauro Bonna camera Leandro Marques/Google Maps

Atem fica com Base da Petrobras

Concorrendo até com chineses, a empresa Atem Distribuidora de Petróleo S.A, de Manaus, e com operação em todo o Norte, pagou 96 milhões de reais e ficou com os 230 mil metros quadrados da antiga Base Tapanã da Petrobras, na rodovia Arthur Bernardes. É o maior calado da orla de Belém com 9,5 metros de profundidade.

Campanha de manejo florestal

Órgãos de classe ligados à engenharia florestal e à agronomia iniciaram uma importante campanha em nível nacional, com o objetivo de esclarecer a população sobre a diferença entre manejo florestal sustentável e exploração ilícita de madeira. De acordo com essas entidades, é preciso que a sociedade e órgãos setoriais entendam, de uma vez por todas, que não existe a possibilidade de o manejo florestal desmatar, mas sim que ele é a única atividade econômica que mantém a floresta em pé.

Fórum de Dirigentes de Cultura

Hoje, a Secult tem mais de 32 mil agentes culturais cadastrados em sua plataforma Mapa Cultural do Pará, que conta com 111 municípios inseridos num Termo de Cooperação de 125 milhões de reais repassados ao Pará, por meio da Lei Aldir Blanc. A Secult vai propor a criação do Fórum Estadual de Dirigentes de Cultura do Pará.

Pará reduz desmatamento

O desmatamento em áreas estaduais apresentou uma queda de 94% no período de 10 a 24 de fevereiro, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Inpe. A Semas atribui esse resultado à Operação Amazônia Viva: a análise realizada também mostra que a redução em todo o Pará, incluindo as áreas federais, foi de 78%. A nona fase da operação formada por órgãos estaduais ocorreu, de 10 ao dia 27, na mesorregião sudoeste, embargando uma área equivalente a quase cinco mil campos de futebol. Desde sua criação, a “Amazônia Viva” já embargou e colocou sob proteção mais de 141.496,45 mil hectares, o que equivale a uma área maior que a cidade do Rio.

Vacina

A associação das clínicas privadas de vacinação está pressionando o Ministério da Saúde pela liberação da comercialização de vacinas contra a covid. Fornecedores já a postos.

Reitora

Está definido! A Ufra terá a partir de agosto, a primeira reitora em seus 70 anos de história. Todas as chapas inscritas para concorrer à eleição são encabeçadas por mulheres: Janae Gonçalves, Ruth Almeida e Herdjania Lima.

Livro

Úrsula Vidal já acionou os estudos de um plano B para uma Feira do Livro de forma virtual.

Sushi

O concorrido Sushi Ruy Barbosa prepara uma operação específica para mix de shopping.

Internet

Até o final de 2022, o Pará estará totalmente conectado à internet, com fibra ótica, garante Marcos Brandão, da Prodepa.

Senado

O TRE-PA adiou para esta quinta, o julgamento que envolve o mandato do senador Zequinha Marinho.

Prime

Vai se chamar Unimed Prime, o novo hospital da cooperativa na Castelo. Completo terá 176 leitos.

Ita

O tradicional Parque Ita não virá novamente neste ano, para o Arraial de Nazaré.

Brambilla

A Estação dos Carros do Círio será aberta à visitação e ganhará o nome “Padre Luciano Brambilla”.

Mamãe

A tradicional promoção da Diretoria da Festa de Nazaré “Mamãe Vai Dançar”, com show de Diogo Nogueira, foi cancelada em função da pandemia.

Cartaz

A exemplo do ano passado, o cartaz do Círio 2021 será lançado em maio, pela TV e internet.

Argumento

Amanhã, no Argumento: o empresário Paulo Victor Braga, titular do Sushi Ruy Barbosa; o advogado Albano Martins Jr., coordenador do Círio 2021, e o presidente da Prodepa, Marcos Brandão. Às 22h, na RBA, no site da emissora ou no canal próprio do programa no YouTube.

Preamar

Agora no dia 26, na TV Cultura, o Círio participará do Preamar da Fé, com o lançamento dos pacotes de patrocínio e de apoiadores.

Exame

Nesta semana será inaugurado no aeroporto de Belém, um posto do Centro de Medicina Diagnóstica, especializado em exames de covid.

Tecnologia

O aeroporto de Val-de-Cans já está com catracas eletrônicas em operação. Também, câmeras para detectar quem não está usando máscara e scanner de temperatura.

Celular

Samir Nassar, parceiro de operadoras de celular em outras cidades da região Norte, agora desembarcando em Belém com novas lojas nos principais shoppings.

Dinheiro

À espera do anúncio oficial da nova rodada do auxílio emergencial, que deverá ser em abril, a Caixa já tem pronto um esquema para realizar o pagamento do benefício. Cerca de 700 agências no país funcionarão aos sábados.

Companhia

Novo plano da Companhia Belém Academia para seus alunos praticarem basquete, vôlei, futsal e futebol soçaite, no complexo da quadra coberta poliesportiva e no novo campo de futebol: grátis 30 dias e após com valor promocional de 69,90.

Abuso

Uma comunidade de mães exploradoras de crianças fica no entorno dos semáforos da Doca, expondo menores e bebês à chuva, ao sol e a todas condições insalubres. Todas profissionais da exploração. Autoridades do setor acordem.

Hotel

O engenheiro Rodrigo Beltrão assumiu a Divisão de Manutenção da rede Stada/Atrio/MB. Em Belém são cinco hotéis com 953 apartamentos com as bandeiras Ibis, Mercure, Stada e New Inn.

A Forneria

Focada apenas no delivery, A Forneria tem inovado com novos sabores de pizzas e promoções para mimar seus clientes. E, aproveitando o recesso, o restaurante passa por uma completa repaginação na decoração e reformulação do cardápio.

Barbearia

A Sr. Moustache abriu filial no shopping da Augusto Montenegro. Oferece todos os serviços de cabelo e barba, cervejas nacionais e importadas, além de presentes e acessórios masculinos. Funciona de domingo a domingo.

Beneficente

A Beneficente Portuguesa vai receber do Ministério da Saúde um novo aparelho de tomografia. É resultado de um edital nacional que a instituição participou entre diversas concorrentes de todo o país.

Prazer

A entrega da premiação do Prazer em Trabalhar ocorrerá no domingo, 4 de abril, às 10h30, na programação da RBA. É a 13ª edição do evento que leva a assinatura do DIÁRIO e Gestor.

Odonto

Clínica Oral Unic chegando a Belém, por meio da Dr. Imóveis. Deve ficar com o ponto da Jerônimo Pimentel, antigo Doçuras.

Lilás

O “Março Lilás” é o mês que representa a conscientização e o combate ao câncer do colo uterino. Segundo o Inca, o câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.

Câncer

O Centro Integrado de Oncologia (Cion) conta com uma competente equipe de oncologistas e ginecologistas, prontos para atender e realizar o melhor acompanhamento em caso de diagnóstico para o câncer do colo do útero.

Ouro

Visando coibir o garimpo ilegal na Amazônia, o Congresso Nacional começará a discutir novos mecanismos de fiscalização e controle sobre operações financeiras que hoje permitem que o ouro, extraído de forma ilícita, aparente legalidade.

Ler

O perfil Café na Biblioteca, no Instagram da advogada Priscila Zoghbi, tem o propósito de incentivar o hábito da leitura e trocar experiências no setor. Sucesso!

Gestor

A Gestor Consultoria completou 23 anos de sucesso. Atendendo a mais de duas mil empresas em todo o Norte, tendo apoiado mais de 18 mil profissionais a encontrarem uma nova carreira.

Carne

As exportações de carne paraense registraram queda nos dois primeiros meses de 2021, em relação ao ano passado: menos 15,5% em valor. E menos 16,3% no peso.

Queijo

Criadores de búfalas paraenses fizeram importantes investimentos em genética leiteira no sudeste do estado. Reflexo da valorização do queijo tipo marajoara.

Navegação

O setor aquaviário faz lobby junto à bancada paraense em razão da votação do projeto BR Mar, no próximo dia 23. Do jeito que está prejudica muito a navegação interior na Amazônia.

Floresta

O ICMBio publicou um edital de chamamento público para selecionar os adotantes de parques nacionais na primeira etapa do Programa Adote um Parque. O chamamento contempla 132 unidades de conservação federais na Amazônia.

Doutorado

A UFPA abriu inscrições, até 6 de abril, para o processo seletivo aos cursos do programa de Doutorado (10 vagas) e Mestrado (15 vagas) em Ciências Ambientais. O programa é em cooperação com o Museu Goeldi e a Embrapa.

IBGE

Até o dia 26 deste mês, estarão abertas as inscrições ao processo seletivo do IBGE, que oferece contrato temporário a 6.500 pessoas em todo o país. Os aprovados irão trabalhar nas pesquisas do instituto. Inscrições nos sites do Cebraspe e do IBFC, organizadores do seletivo.

Covid

O Conselho Nacional de Justiça anunciou um aumento em 2021, de 190% de mortes por covid entre presos e servidores do sistema penitenciário. Incrível, no Pará, não morreu nem um.

Cárcere

De 2019 para cá, segundo Jarbas Vasconcelos, a população carcerária no Pará, diminuiu 2%. Presos provisórios diminuíram 17%. E o uso de tornozeleira eletrônica aumentou 56%.

Custos

O usuário de tornozeleira eletrônica custa para o Estado 200 reais por mês. O encarcerado, 2 mil reais por mês.

Pão

O Formosa do Umarizal colocou um ponto de sofisticação e variedade em sua panificação que faz toda a diferença.

EM ALTA

Santa

Os chefs Paulo Anijar e Ilca do Carmo lançaram o Bartô, o frango do Santa Chicória. Take-away e delivery.

Maçonaria

Hoje, no Pará, são 83 lojas maçônicas com cerca de dois mil membros ativos.

Voluntário

A Avao completa 22 anos de pleno êxito, registrando mais de dois milhões de atendimentos.

EM BAIXA

Sal

A prefeitura de Salinas faz um convite para quem quer pegar covid: liberou as praias. Além de festas, claro.

Peixe

Semana Santa se aproxima e os preços do pescado sobem. Em fevereiro, ultrapassaram 10%, diz o Dieese.

Moto

Despencou a produção de moto na Zona Franca de Manaus, durante a pandemia. As vendas seguiram no mesmo ritmo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias