plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Coluna traz piores cidades da Amazônia para se viver. Veja o ranking

Leia na coluna de Mauro Bonna deste domingo (14)

Imagem ilustrativa da notícia Coluna
traz piores cidades da Amazônia para se viver. Veja o ranking camera Manaus (foto) ficou na 98ª colocação e à frente de Belém | Márcio James/Amazônia Real

Porto Dias chega ao Interior

O Hospital Porto Dias anunciou a construção de dois hospitais de alta complexidade no Interior paraense. Cria assim, um sistema integrado dando suporte ao seu plano próprio de saúde. Um, em Parauapebas, com 150 leitos. E o outro em Barcarena, com 100 leitos.

Mobilidade e Segurança no BRT

O sistema do BRT Metropolitano será monitorado por mais de 200 câmeras ao longo do corredor BR-316 e Almirante, além das estações de passageiros e nos dois terminais de integração. A fiscalização será feita de dentro do Centro de Controle Operacional (CCO) em construção ao lado da Prodepa, na Augusto Montenegro, que abrigará técnicos da Agência de Transporte Metropolitano (Agtran), empresas operadoras das linhas, polícia e prefeituras. O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) já encaminhou manifestação à Segup, para a integração com o sistema de segurança.

Manejo florestal

A Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Pará emitiu nota repudiando a operação Handroantus-Glo, ocorrida em dezembro, onde houve a apreensão de mais de 130 mil metros cúbicos de madeira oriundas de Projetos de Manejo Florestal devidamente certificados pelo Governo do Estado. Até o momento não houve qualquer conferência na documentação das empresas. A forma de divulgação da operação acarretou prejuízos ao setor. A entidade defende a importância do manejo florestal acompanhado do responsável técnico, o engenheiro florestal.

Indicação Geográfica e Gastronomia

Iniciará no próximo dia 22, via YouTube, o Seminário Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. O evento contará com palestrantes internacionais, além de pesquisadores brasileiros. As inscrições são gratuitas. A temática da Indicação Geográfica-IG é o objeto de trabalho do Fórum Estadual constituído por 33 instituições sediadas no Pará. Um balanço recente aponta dois produtos que poderão receber a chancela de IG, neste ano, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi): o queijo do Marajó e a farinha de Bragança. Aliás, uma das atrações do evento será a apresentação de pratos, elaborados por chefs paraenses a exemplo da gurijuba no tucupi ,da Vigia.

Piores capitais para se viver

O ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), da empresa MacroPlan, não é nada animador para capitais da Amazônia. Na lista dos 100 piores municípios, Macapá está em último lugar, enquanto Belém ocupa a 98ª posição, atrás de Porto Velho (96ª), Santarém (95ª), Manaus (88ª), Rio Branco (84ª), Boa Vista (60ª) e Palmas (24ª). O objetivo da análise é mostrar 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: educação, saúde, segurança e saneamento/sustentabilidade.

Restauro

Helder autorizou o restauro do belo prédio onde funcionou o IEP (antiga Escola Normal) em frente à Praça da Sereia. Tomara que o governador defina uma nova função para o imóvel, pois não cabe mais como escola.

Grão

A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, já declarou que a manifestação ocorrida no domingo passado, feita pela população ribeirinha do município, não envolve absolutamente nada da Cargill, e sim da Dreyfus (LDC). Os manifestantes trocaram as bolas.

Hospital

Incluindo o novo Porto Dias República, pronto ainda neste semestre, o Hospital Porto Dias chegará a 530 leitos em Belém. Atende de A a Z. Aliás, caminha para realizar transplantes, o único procedimento ainda não realizado.

Eleição

Deverá ser online a eleição da Unimed-Belém, na última semana de março. Na disputa, chapa liderada por Wilson Niwa, atual presidente, e na oposição, Leila Feijó, ex-diretora financeira. São quase dois mil votantes.

Boa Lembrança

O próximo Prato da Boa Lembrança do restaurante Famiglia Sicilia será em homenagem a Claudio Rendeiro, o inesquecível Epaminondas Gustavo.

Voo

O movimento de passageiros em Val-de-Cans, em janeiro, superou os 270 mil, isto é, 81% do registrado em janeiro de 2020.

Adventista

O Hospital Adventista de Belém assina nesta semana convênio com a Hydro, para operar o Hospital São José, pertencente à empresa norueguesa, em Barcarena.

Arroz

O agroempresário Paulo Cesar Quartieiro conseguiu colher mais de 30 mil toneladas de arroz nos 4.300 hectares cultivados pela sua empresa Arroz Acostumado em Cachoeira do Arari, no Marajó.

Premium

Começou a funcionar, com Ensino bilíngue e Plataforma Eleva, o mais novo colégio de Belém, Premium, no coração da Augusto Montenegro.

Argumento

Amanhã, no Argumento: o jornalista Edgar Augusto Proença (carnaval em Belém); direto de São Paulo, o paraense cirurgião vascular, Armando Lobato, e o médico Diogo Porto Dias, diretor do Hospital Porto Dias. Às 22h, na RBA, no site da emissora ou no canal próprio do programa no YouTube.

Sorvete

Começará nesta quinta, a produção da Cairu na nova fábrica, na Dom Romualdo de Seixas. A atual, na Governador, ficará exclusivamente como padaria. Já a loja da Estação ganhará novo layout e novas vitrines.

Benguí

Eduardo Ribeiro, titular do NGTM, garante que até o final do ano estará concluída a requalificação da rua Padre Bruno Secchi, antiga Yamada. Já com 60% concluída, a via será totalmente duplicada.

Crime

O Brasil teve aumento de 5% no número de assassinatos em 2020. A maior queda foi registrada na região Norte, 11%. E o Pará foi o estado com maior diminuição de mortes, 19%.

Pinho

Edmilson determinou um estudo técnico para avaliação do melhor uso para o Palacete Pinho.

Sicilia

O Famiglia Sicilia passará por uma revitalização rápida sem interromper suas atividades. Em seguida lançará novo cardápio assinado pela chef Angela Sicilia.

Chocolate

A Gaudens agora está com sua linha de produtos disponível no iFood. E a marca acaba de lançar um achocolatado.

Junta

A Jucepa Itinerante começará a operar no dia 9 de março, por Santa Izabel, Castanhal e São Miguel do Guamá.

Emprego

Cilene Sabino, presidente da Jucepa, lançará no dia 8 de março, o livro “Vamos ao Trabalho – Manual Prático da Empregabilidade”. Com prefácio de Sebastião Campos, presidente da Fecomércio.

Decoração

Elias Rego parte para operação internacional com duas lojas de decoração em Miami.

Casa nova

Porto Seguro Seguradora vai ocupar loja no térreo do Unique Studio, na Boaventura.

Provão

A Finama Aprova está com matrículas abertas para a Turma de Mega Revisão para o Exame da OAB, com 10 disciplinas e professores de referência nacional em preparatório para o exame.

Espírita

Com o tema “Jesus, a Conexão do Amor”, o Encontro Intensivo do Movimento Espírita Paraense mobiliza crianças, jovens e adultos neste período de Carnaval, no final de semana até terça. A programação, toda online, é coordenada pela União Espírita Paraense.

Turismo

Os serviços de turismo confirmaram tombo histórico em função da pandemia. O setor perdeu no ano passado, 397 mil empregos acumulando prejuízo de 274 bilhões, segundo a CNC. Alimentação e hospedagem, queda de 36,8% e transporte aéreo, 36,9%.

Literatura

O Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes do país, continua com inscrições abertas até esta sexta. Obras ainda não publicadas podem ser inscritas nas categorias Romance e Conto.

Caixa

A nova superintendente de Rede da Caixa no Amapá é a paraense Shirley Alana Guimarães. Foi selecionada e aprovada pela alta direção da Caixa, em Brasília.

Museu

Concluído o processo licitatório, começará neste ano o restauro completo do Museu do Estado (Palácio Lauro Sodré), que há 15 anos não recebe grandes reparos.

Sacra

No Museu de Arte Sacra foram concluídos os trabalhos na cobertura, com reparos no telhamento e infiltrações. Em andamento a revitalização do projeto luminotécnico.

Faciola

O restauro do Palacete Faciola é obra para 25 meses, porém neste ano, no Círio, a fachada do imóvel estará pronta.

Beneficente

O hospital da Beneficente Portuguesa conta com o novo serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, sobreaviso 24h em pronto atendimento, ambulatório clínico e procedimentos cirúrgicos com profissionais especializados.

Censura

O programa Sem Censura nacional voltará à grade da TV Brasil no dia 15 de março. Agora em horário noturno, uma vez por semana.

Queijo

O queijo de búfala, que os produtores costumam aumentar a produção pelo carnaval, não terá a saída esperada no Marajó e provavelmente uma parte se estrague nos freezers.

Bolsa

Até o dia 5 de março, estão abertas as inscrições a uma bolsa de pós-doutoramento júnior (PDJ), do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE), vinculado ao Museu Goeldi.

Saúde

O Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, recebeu a visita da Organização Pan-Americana da Saúde. O objetivo foi conhecer as ações de enfrentamento à covid-19 adotadas pelo hospital, que tem sido fundamental na estratégia do Governo do Pará de combate à pandemia, sendo referência para 1,3 milhão de pessoas no oeste paraense.

Grilagem

O prefeito de Portel, no Marajó, Paulo Ferreira, tem denunciado a invasão por grandes empresas internacionais que vêm grilando terras na região do alto Anapu. Portel está entre os 11 municípios que mais desmatam no Pará.

Combustível

À deriva, a CDP não tomou ainda qualquer providência sobre o assoreamento do Terminal Petroquímico de Miramar, o pulmão da economia do estado.

EM ALTA

Parto

O Hospital Porto Dias inaugurou o serviço de Obstetrícia 24h, o único da cidade.

Da Paz

O Teatro da Paz ganha duas novas salas para ensaio.

Sushi

Entrou no radar do concorrido Sushi Ruy Barbosa, uma operação no shopping da Doca.

EM BAIXA

Fogo

O Exército sairá da Amazônia em abril, justo período em que não há desmatamento em função das fortes chuvas.

Verão

Julho e agosto, quando o verão raiar, o fogo arde devastando a floresta sem fiscalização.

Floresta

Quem conhece o mato garante: o governo federal nada entende de Amazônia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias