plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
DESTAQUES

Auxílio emergencial aos músicos e Círio 2021 estão na coluna Mauro Bonna 

Mauro Bonna traz as informações dos negócios que movimentam o Pará e o Brasil

Imagem ilustrativa da notícia Auxílio emergencial aos músicos e Círio 2021 estão na coluna Mauro Bonna  camera O que está em alta e o que está em baixa também são assuntos de hoje | Reprodução

O Governo do Estado, numa parceria entre Secult e Funtelpa, irá garantir um apoio emergencial de 500 reais a 1.600 músicos, DJs, técnicos e holds que formam as equipes de mais de 320 bandas e grupos de todo o Pará. Será a segunda edição do “Projeto Minha Banda na Cultura” que, além de descentralizar recursos, divulga o trabalho musical desses profissionais em clips exibidos nos intervalos da programação da TV Cultura.

Círio

A Diretoria da Festa já lançou os selos de Patrocinador Oficial e Apoio Oficial do Círio 2021. Foi dada a largada no evento. Rezar pela vacinação.

Em busca de lazer

Saiu o relatório da Pará 2000 sobre o público que frequentou os seus equipamentos em 2020. Estação, disparada, com 2,1 milhões de pessoas, Parque do Utinga (421 mil), Mangal (198 mil), Hangar com o hospital de campanha (56.850), Carajás Centro de Convenções, em Marabá (7.275) e Mangueirinho, sem eventos por causa da pandemia, (3.600). Incrível o público da Estação, o principal point turístico do estado.

Fórum Mundial de Bioeconomia

Belém será sede do maior evento sobre Bioeconomia do mundo, o Fórum Mundial de Bioeconomia. É a primeira vez que o evento, originalmente ocorrido na Finlândia, é realizado no Brasil. De 18 a 20 de outubro de 2021, com palestrantes de todo o mundo. A proposta do evento é construir um futuro sustentável, inclusivo e socialmente mais justo. Helder e Mauro O’ de Almeida serão os anfitriões. Participarão também, como parceiros do evento, Marcello Brito, presidente da Abag, e Paulo Hartung, presidente da Ibá.

A decolagem da Manioca

A Manioca, pequena indústria de impacto socioambiental, de Joanna Martins e Paulo Reis, está em fase final de negociação para receber aporte de investimentos do Fundo ABF (Altheia Biodiversity Fund Brazil). Integrante do movimento “Amazônia em casa, Floresta em pé”, foi uma das empresas de melhor desempenho nas vendas online ao Mercado Livre. A empresa lançará novos produtos e projeta para este ano um crescimento de 60%.

Minério

O faturamento do setor mineral no Brasil registrou no ano passado, um crescimento de 36% em relação a 2019. Segundo o Ibram, Pará e depois Minas foram os principias responsáveis pelo desempenho.

Porto

Os portos do Pará movimentaram em 2019, 27,5 milhões de toneladas. Em 2020, foram 30,8 milhões. Sem incluir minério de ferro. Só perderam para Santos e Rio.

Saulo

Além das Onze Janelas, o chef Saulo Jennings planeja mais duas casas em Belém, uma delas à beira d’água.

Parque

Tem ocorrido aglomeração na entrada do Parque do Utinga apenas aos domingos, no intervalo de 9h às 11h. Nos demais horários, flui tranquilamente.

Bolonha

Doutora no assunto, Rosa Arraes assumirá a direção do Museu Palacete Bolonha.

Bluefit

Ainda neste mês, começará a pré-venda de matrícula na Bluefit, da Municipalidade. A mensalidade por apenas 89,90 reais.

Dedé

A pandemia obrigou o Engenho do Dedé a descontinuar suas operações em Fortaleza e Belo Horizonte. Agora, foco total em Belém e Manaus.

Segurança

Implantado e em testes avançados, o novo sistema de comunicação troncalizado da Segurança Pública do Pará. O sistema permitirá uma integração total em todo o território paraense.

Neuro

Integrando a equipe do neurocirurgião José Cláudio Rodrigues, no Porto Dias, já em Belém o jovem médico Thiago Dantas, filho da jornalista Alda Dantas e especialista no tratamento de doenças cerebrovasculares, como aneurismas cerebrais, pela técnica endovascular, a menos invasiva, atualmente.

Argumento

Eis a pauta do Argumento de amanhã: o médico Marcelo Sampaio, coordenador de Cirurgia Plástica, do Hospital Sírio Libanês – SP (prótese mamária); o engenheiro Daniel Sobrinho (energia solar) e o zootecnista Guilherme Minssen (cacau paraense). Às 22h, na RBA.

Mestre

Francisco Melo, o deputado Chicão, presidente da Alepa, faz mestrado em Direitos Fundamentais na Unama.

Controle

Lourdes Lima determinou o resgate do exitoso programa do TCE, “Conversando com o Controle Interno”, idealizado por Nelson Chaves, em 2009. Por conta da pandemia, o TCE estuda promover a interação com os jurisdicionados de forma remota.

Pesquisa

O paraense Otávio Francisco Pinheiro de Oliva, pesquisador e epidemiologista da Fiocruz, está na linha de frente das vacinas.

Estrelas

Edgar Augusto lança neste primeiro semestre, pela editora Amo, o seu segundo livro de crônicas sobre Belém. O título homenageia a tia do autor, a poetisa Adalcinda Camarão. Se chama “Leque de Estrelas”, com prefácio de Pedro Galvão, apresentação de Gerson Nogueira, fotos de Eder Augusto Proença, capa de Silvia Proença e coordenação de Andrea Pinheiro.

Preservação

Neste mês, 65 mil quelônios serão devolvidos à natureza. A iniciativa é do Projeto Pé-de-Pincha, que desde sua criação, em 1999, soltou na natureza mais de cinco milhões de quelônios nos municípios de Oriximiná e Terra Santa. A ação é do Ibama e da Universidade Federal do Amazonas.

Regional

Uma operação do Tomaz, com cozinha regional, será inaugurada na Pariquis, colada ao Ice Bode.

Recicláveis

Com fábrica de recicláveis na Alça Viária, Márcio Nobre vende para todo o Brasil. Agora parte para mais duas fábricas, uma no Icuí e outra em Parauapebas. O governo federal está dando incentivos para o setor.

Ensino

A presidência e a vice-presidência do Fórum das Instituições de Ensino Superior e Pesquisa do Pará (Fiespa) agora estão sob a responsabilidade dos reitores Marcel Botelho e Betânia Fidalgo Arroyos, respectivamente. Nesta semana, o Fiespa discutirá com a Seduc estratégias para a oferta de mestrado aos professores da rede estadual.

Cooperativismo

Ufra e OCB/PA lançaram o programa de bolsas voltadas para o fomento ao desenvolvimento tecnológico de cooperativas agropecuárias.

Emprego

A Ufra lançou um programa de extensão que aproxima o setor produtivo da academia, facilitando a inserção dos egressos no mercado de trabalho.

Virtual

A Ufra irá aderir ao programa de mobilidade virtual entre universidades federais idealizado pela Andifes.

Sorte

Tudo pronto no Golden Plaza, no 2º piso do Pátio Belém. A inauguração ficará por conta da vacinação.

Educação

A Finama firmou convênio com Banpará, Geap Saúde, Federação dos Hospitais e Entidades Filantrópicas de Saúde do Pará e Amapá e Associação dos Magistrados do Pará garantindo aos funcionários descontos em todos os seus cursos de graduação e pós.

Carnaval

Alta procura na Pousada dos Guarás, no Marajó. Lugar arejado, sem barulho, sem aglomeração e sem festas.

Shopping

O sistema drive-thru nos shoppings deu tão certo que permanecerá mesmo depois da pandemia. Modelo em que o cliente faz compra pelo comércio eletrônico e retira o produto no estacionamento sem sair do carro.

Chocolate

A grife de luxo Louis Vuitton lançará uma linha de chocolates, inicialmente no Japão, usando amêndoas do legítimo cacau amazônico.

Cozinha

O famoso chef Alex Atala começará amanhã, no YouTube, cursos online ensinando segredos da Cozinha Brasileira. No cardápio, mandioca e todos os seus derivados principalmente o tucupi, e formiga amazônica.

Ponto

Marjon, fabricante de móveis e colchões do Amazonas, procura pontos para lojas e depósito em Belém.

Eventos

Após convites nacionais para apoio ao movimento Brasil Invisível, a Pará Eventos une-se à Abrafestas e ao movimento por meio de aliança estratégica com o objetivo exclusivo de fortalecer o setor de eventos, no Brasil, e demonstrar sua importância econômica e de empregabilidade.

Serviço

O mezanino da Estação desocupado por lojistas será destinado a um ambiente de serviços, inclusive cartório.

Pet

O Formosa já é o maior vendedor no Norte de Purina, a ração animal do Grupo Nestlé.

TV

A SKY assumiu a carteira de clientes da antiga TV a Cabo de Belém.

Laranja

A Citropar encerrou com sucesso na semana passada, a colheita da safra da laranja, em Capitão Poço.

Nova cepa

A equipe do Laboratório de Genética Humana e Médica da UFPA, coordenada pela professora Ândrea Santos, atuou na identificação genética da nova cepa de coronavírus vinda de Manaus. O laboratório continua atuando no diagnóstico da Covid-19, realizando o exame de RT-PCR.

Diagnóstico

A Adepará e o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária renovaram termo de cooperação técnica. O objetivo é ampliar a quantidade de amostras analisadas de produtos de origem animal e diagnóstico de doenças de notificação obrigatória.

Colares

Helder inaugurou uma agência do Banpará em Colares. É a primeira instituição financeira no município. Agora o banco paraense está presente em 114 dos 144 municípios.

Naea

Foram empossados como novos dirigentes do Naea/UFPA, Armin Mathis, diretor-geral, e Mirleide Chaar Bahia, diretora-adjunta.

Silicone

Cerca de 45 milhões de mulheres no mundo usam prótese mamária de silicone. A demanda no Brasil é de 250 mil/ano. Nos EUA, são 350 mil/ano. O procedimento ocorre há 60 anos.

Corpo

Alexandre Zanella, CEO da Oficina do Corpo, esteve em Belém assessorado pela Dr. Imóveis. Visitou possíveis locais para instalação da academia que chega à cidade.

EM ALTA

Estação

A Pará 2000 vai começar a reformar e modernizar os banheiros da Estação.

Estacionamento

Voltarão em abril, as cancelas eletrônicas na Estação, Mangal e Hangar.

Voo

A Infraero está instalando catracas eletrônicas para acesso de passageiros em Val-de-Cans.

EM BAIXA

Praça

Só restam três pirarucus na Praça Batista Campos. Novos alevinos só depois de uma limpeza geral nos lagos.

Feminicídio

Segup-PA: em 2020, foram registrados 66 casos de feminicídio, um aumento de 40%. Em 2019, 47 casos.

Vestibular

O vestibular da UFPA, para cursos ofertados a distância, precisou ser adiado em razão da pandemia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias