plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NEGÓCIOS

Supercomputador na UFPA e empresa de fibra ótica com loja em Belém estão na coluna Mauro Bonna

A coluna destaca ainda o que está em Alta e Em Baixa na cidade

Imagem ilustrativa da notícia Supercomputador na UFPA e empresa de fibra ótica com loja em Belém estão na coluna Mauro Bonna camera Reprodução

Já está em testes, na UFPA, o supercomputador “Apolo 2000”, que permite o processamento de dados de alto desempenho. O equipamento foi custeado pela Finep, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Seu uso permitirá um salto científico e tecnológico, resultando em maior impacto internacional das pesquisas desenvolvidas na instituição. A máquina será futuramente instalada no Centro de Computação de Alto Desempenho (Ccad), em construção no campus do Guamá.

Fibra

A Click Speed comemora a ampliação de sua área de cobertura com a inauguração da sua nova loja, agora no Benguí. A empresa 100% paraense e regulamentada pela Anatel, já cobre 15 bairros em Belém e Região Metropolitana com internet em fibra óptica, oferecendo estabilidade no sinal e preços competitivos. Com tecnologia fibra óptica 100% paraense.

Fundo JBS na Amazônia

A Semas iniciou conversas com o staff do Fundo JBS, criado pela gigante da pecuária, para incentivar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável, reflorestamento, apoio a comunidades locais e inovação. O fundo pretende investir em parcerias na Amazônia Legal algo em torno de 500 milhões, nos próximos cincos anos. A Semas buscará apoio ao Plano Amazônia Agora, especificamente nos programas Territórios Sustentáveis e Regulariza Pará, de incentivo à eficiência nas cadeias produtivas, rastreabilidade e regularização ambiental e fundiária, esta última de responsabilidade do Iterpa.

Bloqueio de infrator ambiental

A Força-Tarefa em Defesa da Amazônia, da Advocacia-Geral da União (AGU), obteve o bloqueio de quase 29 milhões de reais em bens de infrator ambiental, além de outras medidas. Ele é dono de fazenda em Mato Grosso, e foi responsável pelo desmatamento de 1,2 mil hectares. Os processos são movidos contra, aproximadamente, 230 acusados pela devastação de 135 mil hectares da Amazônia Legal, inclusive do Pará.

Extração sustentável

A Reserva Extrativista Mapuá, em Breves, com o apoio do Instituto Floresta Tropical, iniciou em dezembro a primeira extração sustentável de madeira. O manejo madeireiro comunitário era um sonho antigo dos moradores daquela região do Marajó. A execução do Plano de Manejo Florestal atende as recomendações do ICMBio, e o Plano de Manejo Florestal Sustentável contempla uma área de aproximadamente 6.300 hectares, dividida em dois polos comunitários.

Hospital

Em convênio assinado, a Hydro repassou para o Hospital Adventista de Belém a missão de equipar e gerir o Hospital São José, em Barcarena.

Eleição

Será no final de março, a eleição para o comando da Unimed Belém. São quase dois mil médicos-cooperados votantes. No páreo, duas chapas: uma liderada pelo atual presidente Wilson Niwa e outra por Leila Feijó.

Saúde

Dependendo da vacina, a Unimed Belém programa um grande evento em abril, para comemorar os seus 40 anos de fundação.

Navio

O movimento de navios mercantes no ano passado no Pará, cresceu 6,2%.

Voo

Saíram os números do aeroporto de Val-de-Cans em 2020. Foram 2,07 milhões de passageiros embarcados e desembarcados, 42,1% a menos do que 2019. Registrados 29.739 pousos e decolagens, 22,8% a menos do que no ano anterior.

Bluefit

Com todos os equipamentos Life Fitness já em Belém, a primeira unidade da Bluefit na cidade será inaugurada no dia 1º de março, na Municipalidade com Doca. Por 99 reais, sem taxa de matrícula, oferecerá, além de musculação, um número imenso de modalidades, entre elas fit dance, jiu-jitsu e Pilates. Negócio de Humberto Mcphee e investidores.

Almoço

O restaurante Famiglia Sicilia está sendo reestruturado para a partir de março, abrir diariamente também para o almoço.

Carne

A Mercúrio Alimentos está ampliando a sua capacidade de confinamento bovino no Pará. Garantindo carne de alta qualidade. Nas unidades de Xinguara, Paragominas, Santa Isabel, Igarapé-Miri e Abaetetuba. Todas com infraestrutura tecnológica e investimento em alimentação e bem- estar animal. Com as ampliações, a capacidade estática atingirá 50 mil cabeças.

Enfermagem

A Faama - Faculdade Adventista da Amazônia, com campus na estrada de Mosqueiro, lançou o curso de Enfermagem, enquanto aguarda a liberação de Medicina.

Argumento

Atendendo a pedidos, o Argumento reexibe amanhã: o médico Newton Bellesi (vacina) e o engenheiro Nelson Chaves (parque da cidade). Às 22h, na RBA.

Capa

Bela foto da orla do campus da UFPA, no Guamá, de autoria de Tarso Sarraf, ganhou a capa da “Folha”, na edição de sexta, em uma matéria sobre os seis índios venezuelanos que passaram no vestibular da instituição.

Orla

Demorou, mas agora só faltam 5% de obra da orla no campus Básico da UFPA, no Guamá. No campus profissional ainda restam 30% para a conclusão.

Mercedários

Bancado pelo Iphan, ficará pronto agora em março, o projeto de restauro do complexo dos Mercedários, incluindo a Igreja.

Armazém25

Em março, o Armazém25 inaugurará um completo Café na antiga praça da Visão, no mix do Pátio Belém.

iFix

O Grupo iFix chegou à marca de 10 pontos de vendas em Belém e Ananindeua. Um salto de mais de 200% no crescimento dos seus negócios, que também geraram novos postos de trabalho. Negócio de Marcelo Souza e Severo Sampaio. Aliás, chegaram às lojas iFix a solução Quickfilm da H Prime, aparelho exclusivo com tecnologia italiana para corte e tratamento de películas de proteção para telas de produtos eletrônicos.

Leitura

Algo bom na pandemia: venda de livros pela internet cresceu 44% em 2020.

Açaí

O restaurante Ver-O-Açaí inaugura até o final do mês, seu novo espaço na Dom Pedro, próximo à Praça Brasil. Serão dois ambientes dobrando a capacidade do antigo, incluindo uma varanda aberta.

Agro

A Ufra lançou o edital destinado à seleção de Residentes ao Programa de Residência Profissional Agrícola. É promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do Ministério da Agricultura, e busca levar qualificação profissional a jovens estudantes e recém-formados.

Sushi

O Sushi Ruy Barbosa recebeu o selo Experiências Seguras 2020 pelo maior aplicativo de gestão de experiência de restaurantes do Brasil. O selo é avaliado por clientes que visitaram a casa e concedido com base nas medidas de segurança adquiridas em relação ao covid-19. Menos de 20% da base nacional de clientes alcançou esses números.

Capacitação

Cerca de 650 trainees iniciaram curso de capacitação para atuarem nas operações da Vale no Pará e Maranhão. A iniciativa é realizada em parceria com o Senai, dentro do Programa Formação Profissional, e integra estratégia para ampliar a diversidade e inclusão de pessoas com deficiência e mulheres nas operações da mineradora.

PM

Concurso para a PM do Pará: prova no dia 28 de fevereiro, para Oficiais. São 95 vagas, sendo 10 para mulheres. No dia 7 de março, para Praças Femininos com 231 vagas. E no dia 14 de março, para Praças Masculinos, com 2.079 vagas. Total de 2.405 novos PMs, ou seja, um aumento de 15,48% no atual efetivo.

Oxigênio

O grupo de empresas de logística, que busca apoiar Manaus na crise, trouxe sete contêineres para transporte de oxigênio líquido da Bélgica. Para isso fretaram um avião russo Antonov Na-124.

Sonho

Há um sonho, no meio produtivo, da construção de uma ponte de 14 quilômetros ligando Barcarena a Ponta de Pedras, ao custo de 9 bilhões. Na atual conjuntura muito pouco provável.

Finama

As aulas da Finama iniciarão no dia 1º de fevereiro para duas turmas de Odontologia, duas de Direito, duas de Enfermagem, uma de Gestão Hospitalar e uma de RH. Aulas híbridas.

Grão

A Cargill retomou com força total as articulações, com a Semas e a Prefeitura de Abaetetuba, para instalar um grande TUP - Terminal de Uso Privado na área de abrangência do porto de Vila do Conde.

Gás

Devidamente licenciada pela Semas, a Celba – Centrais Elétricas de Barcarena, braço da Golar, uma termoelétrica a gás que começará a operar no final do ano.

Catar

A Portobello em parceria com o GPD, que representa a marca de boutique no Pará, anuncia duas arquitetas paraenses entre os 40 maiores do Brasil. Nos próximos dias, as arquitetas Conceição Barbosa e Luciana Noura Gomes receberão, das mãos de Pepeu e Telma Garcia, o reconhecimento que levará as duas para uma viagem profissional do Coletivo Criativo que ocorrerá ainda neste ano, para Doha, no Catar.

Peças

A Unifort, grande empresa distribuidora de peças para carros e motos, com sede em Betim, alugou com intermediação da Dr. Imóveis, um grande CD na Mário Covas, próximo à Independência, para montar sua base em Belém.

Guamá

O empresário José Oliveira garante que abrirá neste ano o lojão do Formosa, no Guamá. Aposta forte no bairro, o maior da cidade.

Saudável

A Gabi Comércio e Indústria comandada por Bruno Pinto, expandiu seu mix de produtos saudáveis tornando-se especialista nesse segmento. Inclusive, a Gabi é a responsável pelo novo layout dessa seção em algumas redes varejistas da capital, o que ajuda consideravelmente o cliente na escolha pelo melhor produto. O “serviço” de layout é uma das ofertas da Gabi para seus clientes.

Apoio

Na sexta, o navio-patrulha oceânico “Apa”, da Marinha, zarpará de Belém com o segundo carregamento de oxigênio para Manaus.

Quadra

Acelerada a obra do Quadra Braz, o primeiro comercial na Braz. O IL Palagio, na Doca, atingiu a 22ª laje, de um total de 30. Restam poucas unidades. Já o Piazza by Quadra, em Batista Campos, vendeu 80% de suas unidades em apenas 10 meses.

Mc

O McDonald’s decidiu que agora só abrirá lojas com estacionamento e drive-thru.

Psi

A venda de medicamentos para transtornos mentais, como depressão, ansiedade e transtorno bipolar afetivo, aumentaram 45% em 2020, em relação a 2019, segundo a Heads In Health.

Mosca

A Adepará realizou no ano passado, 230 ações de Vigilância Epidemiológica, Monitoramento da Mosca da Carambola, Fiscalização em Abatedouro e Revenda Agropecuária. Em 2021, já foram 20 ações.

EM ALTA

Bugiganga

Os chineses estão abrindo a Mini 25, em frente ao shopping da Doca.

Vacina

A Climep trabalha com o final de março para ter disponível a vacina indiana contra a covid.

Boi

No Pará tem o boi mais barato do país. No Brasil, o gado mais barato sairá novamente pelo porto de Barcarena.

EM BAIXA

Moda

A rede espanhola Zara, em função da pandemia, fechou seis lojas neste janeiro, no Brasil.

Pombo

Sem previsão a liberação do projeto e recursos pelo Iphan, para o necessário restauro da Capela Pombo.

Golpe

As fraudes pelas redes sociais atingem vários restaurantes de Belém anunciando sorteios e brindes.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias