plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NEGÓCIOS

Bonna destaca os riscos do negacionismo às vacinas e que ivermectina só serve pra piolho

Leia ainda na coluna de hoje o que está em alta e o que está em baixa no mundo dos negócios, da política e da economia paraense

Imagem ilustrativa da notícia Bonna destaca os riscos do negacionismo às vacinas e que ivermectina só serve pra piolho camera Vacinação contra sarampo e pólio estão sendo prejudicadas com a disseminação de tantas informações erradas | Reprodução

O negacionismo contra a vacina para a covid-19, respingou, e muito, nas campanhas de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite. No Pará, a meta da campanha contra o sarampo era vacinar 95% de um total de 3.485.894 pessoas, da faixa etária de 20 a 49 anos - foram vacinadas 971.605, correspondendo a apenas 27,7%. Em relação a poliomielite, o resultado foi melhor, mas também abaixo do esperado. A meta era vacinar 95% de 595.688 crianças, de 1 a 4 anos, e alcançou 379.541, ou seja, 61,64%. O Pará é líder no ranking de casos de sarampo no Brasil, com 65% do total. As campanhas foram encerradas, entretanto as vacinas continuam disponíveis nas salas de vacinação de todas as unidades básicas de saúde (UBS) do Estado, no horário normal de atendimento.

Explosão

A venda de ivermectina explodiu nas farmácias na pandemia e cresceu 466%. Dados do IQVIA. Não há estudo que mostre que a ivermectina serve para além do tratamento contra piolho.

Mais energia no Pará

Com 14 meses de antecedência, duas importantes obras para o setor elétrico serão inauguradas na próxima quarta, pelo Grupo Equatorial Energia. Duas novas linhas de transmissão, sendo uma para atender toda a Região Metropolitana de Belém e outra para o nordeste paraense, que reforçam com mais confiabilidade o fornecimento de energia. Em Belém, 500 Kv, mais que o dobro do atual. E na região nordeste, 230 KV, cerca de 70% maior do que a existente.

Fortalecendo Raízes

No seu 405º aniversário, Belém é homenageada pela Vale com uma campanha que exalta o que a Cidade das Mangueiras tem de mais belo. Com o tema “Valorizar a cultura de Belém é fortalecer as nossas raízes”, um olhar terno observa importantes pontos turísticos, respeitando o distanciamento social e as medidas preventivas de combate a pandemia.

Porto

O grande porto do Pará é Vila do Conde, com 80 navios por mês em média. Miramar recebe mensalmente, sete navios com gás e 15 com combustível. No terminal de Outeiro, aporta um cargueiro de pequeno porte por semana. Em Belém, apenas dois navios pequenos por mês trazendo trigo.

Creche

Helder deve instalar no Colégio Orlando Bitar, na Governador, uma imensa creche pública em pleno centro da cidade.

PF

Quase tudo pronto para inaugurar em fevereiro, a nova sede da Polícia Federal em Belém, na Almirante com Júlio César.

Polícia

A Segup adquiriu três embarcações blindadas. Uma foi entregue em dezembro, e duas chegarão em março.

PM

A Maçonaria desistiu de alugar, para a PM, o seu antigo hospital no Chaco. Com isso, a PM vai investir na reforma de seu atual hospital, na Dom Romualdo de Seixas.

Tornozeleira

Sapace.com venceu a licitação para fornecer para o sistema prisional do Pará, cinco mil tornozeleiras com tecnologia 4D.

Sal

Tem gente grande pesquisando os nomes dos proprietários de imóveis em condomínios construídos em áreas de preservação permanente nas dunas do Atalaia, no Sal. Vai encontrar muitas autoridades.

Soja

Este ano, o Porto de Vila do Conde emplacará a posição de terceiro maior exportador de soja do Brasil. Em 2023, perderá apenas para o porto de Santos.

Fertilizante

O Estaleiro Maguari, em Icoaraci, entregará agora no final do mês, nove barcaças com capacidade de 2.500 toneladas cada, para o transporte de fertilizante de Miritituba para Santarém. O cliente é a Bertuol Fertilizantes que, inclusive, encomendou mais três para entregar em abril. A empresa decidiu operar com frota própria.

Argumento

Na véspera do aniversário de Belém, o Argumento vai conversar amanhã com dois historiadores e professores: Márcia Nunes e Michel Pinho. Às 22h, na RBA.

Moda

Alter do Chão deve sediar no segundo semestre, a Semana de Moda Sustentável na Amazônia. Chanel pode estar entre as grifes.

Líder

O Grupo Líder faturou três bilhões de reais em 2020. Cresceu 15% em relação ao ano passado. Terminou o ano com 15 mil colaboradores.

Formosa

Além de sua imensa loja, o Grupo Formosa instalará um posto de combustível na Barão de Igarapé-Miri.

Relevo

Elias e Luma Rego vão inaugurar esta semana, uma boutique de revestimentos, louças e metais. Na Conselheiro, entre Rui Barbosa e Benjamin.

União

Imóveis da União serão leiloados em todo o Brasil, este ano. Em Belém, os mais cobiçados são o do antigo INSS, na Dr. Moraes, e o do INPS, na Presidente Vargas. Se não forem vendidos em primeiro pregão, podem ter descontos de até 25% sobre a avaliação.

Tucunduba

Sem qualquer problema, a Sedop retirou 14 construções irregulares da área do Tucunduba. A obra avança na construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Doce.

Confinamento

O segredo de qualidade da marca de carne para churrasco SuperChef Grill, é que a Mercúrio Alimentos processa animais de seus próprios confinamentos.

Dente

Reinaldo Gonçalves Neto toca a Reinaodonto, no IT Center, com todos os serviços de odontologia.

Eventos

Reinauguração agora no final de janeiro, da One Hall, na Benjamin, totalmente repaginada, com capacidade de até 450 pessoas. Comando dos chefs Luciene Silva e Allan Renato. Negócio de Naly Dulcetti e Fabrizio Paisano.

Criança

O Hospital Porto Dias está com atendimento de urgência pediátrico, inclusive com ortopedia e traumatologia infantil 24h.

Universidade

A UFPA vai propor para o MEC, quatro novas universidades federais no Pará: no Xingu, com sede em Altamira; Marajó, aproveitando os atuais campi em Breves e Soure; na Amazônia Tocantina, com a atual estrutura em Cametá e Abaetetuba, e a do nordeste do Pará, sediada em Bragança.

Tio Sam

A StarTour programa uma superexcursão para Disney, em julho. Unindo os grupos de 2020 e 2021.

Covid

A segunda onda pegou em cheio supermercados e o varejo em geral totalmente relaxados com os cuidados contra a covid.

Cimento

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) assinou protocolo de intenção com o Governo do Pará, para instalar uma fábrica de cimento em São João de Pirabas. Investimento de 1 bi de reais e geração de cerca de 12.500 novos empregos diretos e indiretos.

Veterinária

O Hospital Veterinário da UFPA, em Castanhal, é referência na região. Atende animais silvestres, domésticos e de produção.

Logística

Ferragens Negrão, um dos maiores atacadistas de máquinas, peças e ferragens do Brasil, instalará um centro de distribuição no Alianza Park, em Benevides.

Arthur

Ainda à venda na Arthur Bernardes, área portuária da Brascomp, produtora de compensado. São 60 mil metros quadrados.

BRT

O cronograma indica que, em dezembro, serão concluídas as obras do BRT Metropolitano. Após a conclusão haverá 60 dias de pré-operação para calibragem do sistema.

Madeira

A Tramontina desistiu de vender, por enquanto, a sua imensa área de reflorestamento, em Aurora do Pará.

Bar

Ainda este mês, abrirá o Bar Bras, esquina da Senador com Wandenkolk, em frente ao Roxy. Cardápio assinado pelo chef Paulo Anijar. Negócio do mesmo grupo do Tacada Certa, na São Francisco.

Clínica

Abrirá em fevereiro, a Saúde Fácil – Clínica Popular, na Quintino, em frente à Fiepa. No ponto do antigo hotel Manacá. Atuará com 10 especialidades e mais exames clínico e de imagem. Negócio Carlos Steffen e Daniel Chaves.

Phebo

Em compasso de espera a venda da área da antiga fábrica da Phebo, na Quintino. O gabarito de 19 metros no Reduto, atrapalha o negócio.

Militar

O Colégio Cívico-Militar Batalha do Riachuelo, de Fortaleza, chegará a Belém, em parceria com a professora Isabel Amazonas. O modelo segue as orientações das escolas militares públicas.

Ônibus

Será publicado neste semestre, o edital das linhas de ônibus do BRT Metropolitano. Serão dois tipos: Expresso (direto de Marituba e Ananindeua para São Brás em 20 minutos) e o Parador.

AP

A AP vai lançar um Clube de Vantagens, com descontos reais em vários lugares para os seus sócios.

Mulher

A jornalista Norimar Miller é a primeira mulher a assumir a presidência da ADVB-PA. Posse nesta semana, sucedendo a Nilton Lobato.

Odonto

Amanhã, iniciará a 11ª turma de Especialização na área da Odontologia. É a turma 5 da Especialização em Ortodontia e Ortopedia Funcional do Maxilares. O curso tem Dupla Certificação de Especialização. Com o início dessa turma, a Finama se consolida como referência em Especialização na área da Odontologia no Pará.

Vacina

O reitor da Ufra, Marcel Botelho, oficializou o Instituto Butantan a intenção de comprar 12 mil doses da vacina CoronaVac, para imunizar a comunidade acadêmica da Ufra. A Ufopa tomou a mesma inciiativa.

Árabe

Hoje, além do tradicional buffet, a Estação Gourmet vai homenagear a comunidade árabe, com as suas principais delícias típicas gastronômicas.

Decoração

O GPD - Grupo Paraense de Decoração, comandado por Pepeu e Telma Garcia, através das lojas SCA, Spazio del Bagno, Portobello, Saccaro, +Design, e das marcas Jader Almeida e Natuzzi, iniciam o ano como a marca mais forte e consolidada do Pará para o segmento.

Kandir

Vinte e nove prefeituras paraenses correm o risco de perderem o ressarcimento, que já começou a ser pago, da Lei Kandir. Elas têm até o dia 13 para declararem, à Secretaria do Tesouro Nacional, que desistem de ações judiciais contra a União, relativas ao feito.

Dívida

O número de famílias brasileiras que estão no “vermelho” voltou a crescer no fim de 2020, chegando a 66,3%, segundo a Confederação Nacional do Comércio. Contudo, a inadimplência segue sob controle: 25,2% das famílias disseram ter dívidas ou contas em atraso. Em novembro era de 25,7%.

Poluição

Edmilson já demonstrou interesse em dar uma solução para o elefante branco do Bechara Mattar, poluidor visual emérito do Feliz Lusitânia.

EM ALTA

Energia

A UFPA oferta vagas para o novo curso de graduação em Engenharia de Energia, no campus de Ananindeua.

Lusitânia

Nos planos de Michel Pinho, a sede da Fumbel voltará ao prédio ao lado da Sé, hoje abandonado.

TV

O Manhattan Connection estreia no dia 20, na TV Cultura, com participação de FHC e Temer.

EM BAIXA

Perigo

As cabeceiras das pontes da Arthur Bernardes estão todas em depressão.

Escolar

A volta às aulas vem acompanhada com preços mais altos do material escolar. Cadernos puxam o aumento.

Desmatamento

Dados do Inpe: 2020 foi o segundo pior ano de desmatamento na Amazônia Legal desde 2015: 8.426 km² derrubados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias