plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DESTAQUES

Eguchi na Justiça e desenvolvimento do Brasil dependente da Amazônia estão na coluna Mauro Bonna

Coluna do jornalista Mauro Bonna mostra os bastidores da política e negócios do Pará

Imagem ilustrativa da notícia Eguchi na Justiça e desenvolvimento do Brasil dependente da
Amazônia estão na coluna Mauro Bonna camera Reprodução

No encerramento das atividades do Judiciário, foram protocoladas ações na esfera criminal e cível contra o candidato derrotado à Prefeitura de Belém, delegado Everaldo Eguchi. A autora das ações é Edilene Rodrigues, irmã do prefeito eleito, Edmilson Rodrigues, e o motivo das demandas foram as acusações que Eguchi fez nos dois debates realizados nas TVs. Ele acusou Edilene de cometer fraude em licitação do lixo em 1999. Os advogados Ricardo Dias e Lucas Salles, que assinam as ações, estão confiantes na condenação. Juntaram, além das imagens dos debates, farta documentação que comprova os danos causados por Eguchi à honra e à imagem de Edilene Rodrigues, que é procuradora municipal de carreira desde 1992, bem antes do irmão assumir a Prefeitura de Belém em 1997.

Floresta

Um real desenvolvimento do Brasil passa pela preservação da Amazônia, segundo o diretor da Open Society Foundations, Pedro Abramovay. Garante não haver conflito entre desenvolvimento e preservação ambiental. O agronegócio é produtivo e moderno e não precisa da devastação da Amazônia para continuar crescendo.

Nova espécie e novo gênero de alga

Pesquisadores da Ufopa fizeram uma dupla descoberta em estudos na Área de Proteção Ambiental de Alter do Chão e no lago da UHE de Curuá-Una, em Santarém. Trata-se de Torgania coronata, uma nova espécie de alga microscópica, que por suas peculiaridades também caracterizou um novo gênero para a ciência. Pertence ao grupo das diatomáceas, que abriga uma grande variedade de algas, de águas doce e salgada, que “em geral são ótimas indicadoras da qualidade da água”. A pesquisa, publicada no European Journal of Phycology, foi realizada, durante o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos, por Luís Gustavo Canani, com coautoria dos professores da Ufopa, Dávia Talgatti e Sérgio Melo.

Compensação

A expectativa dos estados é de que até o dia 31, a União faça o primeiro repasse dos valores referentes ao acordo de compensação das perdas da Lei Kandir. Segundo a Sefa, o Pará vai receber o total de 4, 5 bilhões de reais ao longo de 18 anos, com a primeira parcela em 2020. Ela deve girar em torno de 326 milhões, sendo que 25% do valor vão para os municípios.

Fecant

Com a música autoral “A Cura”, a cantora e compositora Nanna Reis, de Belém, foi a vencedora da etapa nacional da 6ª edição do Festival Canção da Transamazônica (Fecant), em Altamira. Também foi a Melhor Intérprete, recebendo os prêmios de 10 mil e 1,5 mil, respectivamente.

Natação

A nadadora da Tuna, Estephany Solano, 17, ganhou o título de vice-campeã feminina na Travessia Renaldo Malta, de 1.500 metros, realizada na praia da Pajuçara, em Maceió. Disputou com 116 competidores de 10 estados. Apoiada pela Seel, conquistou três medalhas de ouro e uma de prata no Norte e Nordeste em AL.

Carne

Projeção “mais conservadora” da Abiec para 2021, em relação a este ano: aumento de 6% no volume exportado de carne, alcançando 2,14 milhões de toneladas e gerando alta de 3% no faturamento, com receita total de 8,78 bilhões de “verdinhas”.

Migrantes

Com quebra de ovos e raspagem dos cabelos, além de placas de papelão (muito parecidas com as empunhadas por seus irmãos de etnia pedindo dinheiro nas ruas) com a palavra Calouro, oito migrantes da etnia Warao obtiveram aprovação no Processo Seletivo Especial 2020-6 (Migre), da UFPA.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias